Mensagem
por migle » 31 out 2017, 14:59
Bem, eu tive um Power Mac G3 beige, de segunda mão, para trabalhar num projecto. Os Power Mac G3 beige foram vendidos em 1998 e parte de 99, no ano 2000 vendia-se o G3 azul e branco. O Mac OS X saiu em 2001 e já não suportava estes Power Macs. (3 anos)
Por que razão? Não havia, na realidade. Não era só o ISA que era o mesmo, o CPU era exactamente o mesmo PowerPC 750, o bus PCI era o mesmo. A grande diferença entre estes Macs estava na caixa, que no azul e branco, pós-iMac, passou a ser toda em plástico. Toda a gente sabia que se o Mac OS X funcionava no azul e branco, tinha de funcionar no beige também.
O Mac OS X foi feito com muitas "peças" do FreeBSD, muito usado lá em casa, incluindo device drivers. Uma coisa que não incluiram foi o driver da drive de diskettes. Então o OS X corria no beige mas sem drive de diskettes. A placa de rede onboard também não era suportada, apesar de ter driver no FreeBSD, mas isso era fácil, bastava pôr outra placa de rede e ir buscar o driver à Internet.
Quem teve os G3 azuis e brancos, iMacs, e outros descendentes que se venderam até 2001, mas o Mac OS X 10.3 que saiu em 2003 já não instalava nos G3, só em G4 e uns poucos G3 com New World ROM. (2 anos) Quem frequentava fóruns, recorrendo a grandes truques conseguia instalar o 10.3 nos antigos G3 com 2 a 4 anos.
Anos mais tarde, um colega de trabalho tinha um PowerBook Titanium (G4), óptimo portátil, o dele devia ser de 2004 ou 5, e que se vendeu até 2006. Mas com a transição para Intel em 2006, a coisa tornou-se difícil. O Mac OS X Leopard que saiu em 2007 já não instalava em nenhum PowerMac, incluindo os que se venderam em 2006.
Ajudei a escolher o MacBook Air da minha mulher no ano em 2008, com intenção de desabituá-la do Windows e transitá-la para Linux, com uma escala intermédia. Foi o primeiro unibody, corpo de alumínio. Demorei algum tempo a acreditar que o tremor que sentia na palma das mãos fossem descargas para a terra feitas através de mim. Procurando na Internet descobri que eram descargas, e não era defeito: era feitio.
O Mac OS X Mountain Lion, lançado em 2012, já não instalava no MacBook Air da minha mulher, só nos que tinham à data menos de 4 anos. A bateria deste portátil inchou até eu achar que não era mais seguro tê-la em casa.
Havia uma sala de trabalho partilhada que costumava usar. No meu portátil, corria o Gentoo Linux. De vez em quando, lá estava eu um dia inteiro a recompilar todo o sistema e aplicações, enquanto trabalhava sem interrupções. O meu portátil, enquanto fazia isso estava em silêncio. Um dia, estava a recompilar o Gentoo, e ouvi uma ventoinha a alta velocidade, um portátil a fritar. Olhei bem para o meu, pus as mãos em todas as saídas de ar, quente, mas normal e silencioso. Fui ver, era um MacBook na outra ponta da sala que estava a compilar um único projecto!
Quando actualizámos o Mac dela para o MacBook Pro 13" deste ano, nunca me passou pela cabeça que os problemas com descargas através do utilizador ainda não tivesse sido resolvidos. Qual não é o meu espanto, todos os portáteis desde o primeiro MacBook Air continuam a descarregar através do utilizador.
É natural que programas mais antigos, como o SPSS, continuem a funcionar. Também seria natural que o Mac OS X continuasse a funcionar, mas não.
Se estás a correr a última versão do macOS no teu iMac de 2010, esse suporte de 7 anos não tem qualquer precedente na história da Apple. Parabéns!
Ioniq EV

— Prius+