
Apresentação Jorge
Apresentação Jorge
Boa noite a todos,
O meu nome é Jorge e vivo atualmente em Leiria.
Tenho acompanhado o fórum há um ou dois anos, só não efetuei o registo antes por ainda não ter tido a oportunidade de adquirir um VE.
Começo agora a pensar mais seriamente nisso, pois tenho um potencial comprador para um dos carros cá de casa.
Faço 135 Km diários pela N1 Leiria-Coimbra-Leiria e o outro carro circula normalmente só por Leiria. É aqui que agradeço a vossa ajuda:
- Só tenho orçamento para um Leaf Mk2 usado. Será que com um leaf destes consigo fazer a viagem de 135Km sem ter de andar a fazer contas? Ou teria de o alocar às viagens dentro da cidade e aguardar orçamento para o trocar por um de 30 Kw/h para a viagem maior?
Nesta viagem circulo quase sempre a cerca de 70 a 80 Km/h e esporadicamente a 100 a 110 Km/h.
É que já tenho o dia-a-dia demasiado ocupado para poder dispor de tempo para controlar em demasia a velocidade.
Agradeço antecipadamente a vossa opinião.
Cumprimentos a todos,
Jorge
O meu nome é Jorge e vivo atualmente em Leiria.
Tenho acompanhado o fórum há um ou dois anos, só não efetuei o registo antes por ainda não ter tido a oportunidade de adquirir um VE.
Começo agora a pensar mais seriamente nisso, pois tenho um potencial comprador para um dos carros cá de casa.
Faço 135 Km diários pela N1 Leiria-Coimbra-Leiria e o outro carro circula normalmente só por Leiria. É aqui que agradeço a vossa ajuda:
- Só tenho orçamento para um Leaf Mk2 usado. Será que com um leaf destes consigo fazer a viagem de 135Km sem ter de andar a fazer contas? Ou teria de o alocar às viagens dentro da cidade e aguardar orçamento para o trocar por um de 30 Kw/h para a viagem maior?
Nesta viagem circulo quase sempre a cerca de 70 a 80 Km/h e esporadicamente a 100 a 110 Km/h.
É que já tenho o dia-a-dia demasiado ocupado para poder dispor de tempo para controlar em demasia a velocidade.
Agradeço antecipadamente a vossa opinião.
Cumprimentos a todos,
Jorge
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Apresentação Jorge
Bem vindo Jorge.
Para 135km não recomendo um mk2 de 24kW.h, é demasiado curto. Tecnicamente seria possível, mas no inverno e após alguma degradação começaria a ser impossível fazer essa distância sem carregar a meio. Se der para carregar a meio então podes avançar para um de 24kW.h.
O de 30kW.h já daria perfeitamente, mesmo no inverno e com degradação significativa (>10 anos) e será muito mais prático para viagens maiores usando os PCRs.
Para 135km não recomendo um mk2 de 24kW.h, é demasiado curto. Tecnicamente seria possível, mas no inverno e após alguma degradação começaria a ser impossível fazer essa distância sem carregar a meio. Se der para carregar a meio então podes avançar para um de 24kW.h.
O de 30kW.h já daria perfeitamente, mesmo no inverno e com degradação significativa (>10 anos) e será muito mais prático para viagens maiores usando os PCRs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Apresentação Jorge
Eu tenho feito 150km no leaf 24kwh com 1barra de capacidade perdida a essas velocidades mas o meu trajecto é bastante plano. Não sei como será na N1.
Como diz o mjr, pode ficar curto daqui a uns anos mas nessa altura o carro pode ficar a fazer os trajectos de Leiria na boa.. é a minha opinião.
Como diz o mjr, pode ficar curto daqui a uns anos mas nessa altura o carro pode ficar a fazer os trajectos de Leiria na boa.. é a minha opinião.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação Jorge
Bem vindo vizinho,
se pudesses fazer cargas a meio caminho era a solução.
Já fiz 140kms diariamente durante 3 meses, era um exercício de paciência.
se pudesses fazer cargas a meio caminho era a solução.
Já fiz 140kms diariamente durante 3 meses, era um exercício de paciência.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Apresentação Jorge
Penso que o que o Orlando disse é a solução ideal para um veículo com 24kw é ter hipótese de carregar algures no meio para evitar descargas de 100% a 5% todos os dias o que contribui negativamente para a preservação da bateria.Orlando Escreveu:Bem vindo vizinho,
se pudesses fazer cargas a meio caminho era a solução.
Já fiz 140kms diariamente durante 3 meses, era um exercício de paciência.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apresentação Jorge
Contribui negativamente é para a preservação da sanidade mental do condutor 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Apresentação Jorge
BrunoAlves Escreveu:Contribui negativamente é para a preservação da sanidade mental do condutor

Eu considero-me um apaixonado por tecnologia, no entanto tenho a vida bastante ocupada o que me leva a não estar disposto a perder tempo com o carro (cargas intermédias e/ou baixa velocidade). Embora a minha vontade era que todos os CI do planeta desaparecessem.

Gostaria de poder ter tempo para as cargas ou orçamento para um Model S100 que ia dar ao mesmo

Com isto quero dizer adorava ter só VE em casa, no entanto ainda não os posso considerar como capazes de substituir completamente os CI (no meu caso) por causa da automonia/tempo de recarga. Aguardo com grande expectativa a introdução no mercado da evolução que a Dr.ª Helena Braga trouxe ao mundo das baterias. Aí sim, serei um homem feliz

Até lá conto comprar um VE sim, mas penso que será para as voltas na cidade, porque para os meus 135Km diários ainda não tenho orçamento.
Cumprimentos a todos e obrigado pelos comentários.
P.S.: Aproveito ainda para reconhecer o óptimo trabalho que este forum e principalmente os membros mais antigos/ativos têm feito para impulsionar a transição para um mundo mais limpo e menos ruidoso.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apresentação Jorge
Adorei o P.S., há realmente muita gente por aqui que faz discretamente o melhor do mundo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Apresentação Jorge
Boa tarde a todos,
Estou inclinado para comprar um Visia de 2013 (MK2) para as voltas da cidade.
Na vossa opinião, em relação ao Acenta e para além da bomba de calor, que características consideram importantes e estarei a perder?
Obrigado pela ajuda.
Estou inclinado para comprar um Visia de 2013 (MK2) para as voltas da cidade.
Na vossa opinião, em relação ao Acenta e para além da bomba de calor, que características consideram importantes e estarei a perder?
Obrigado pela ajuda.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apresentação Jorge
Modo B, navegação, painel fotovoltaico e jll são as grandes diferenças . A consola central é diferente pelo que não deverá ter as mesmas funções destinadas ao connect EV
O importante, motor e baterias está lá
O importante, motor e baterias está lá

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf