Evolução da capacidade util da bateria:
29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
05.06.2017 - 19,3 kWh - 29.102km

Experiências com o meu i3 - RD
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Tens andado bem! Alguma queixa?
Tens interesse em trocar pelo novo i3?
Tens interesse em trocar pelo novo i3?
- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Nada a apontar adoro conduzir o carro, tem aquele disparo dos electricos, o silêncio e suavidade na condução... praticamente não uso o travão, gosto de abrabdar e "travar" o carro com a regenação, é uma das sensações que mais me agrada....
De uma forma natural vamos adaptando a nossa forma de conduzir ao tipo de carro, a média nos primeiros tempos (talvez 8/10 meses) estava em 14,5 kWh/100km, agora está nos 12,4 kWh... de forma natural.
Desde o inicio sempre pensei que mais tarde ou mais cedo iria trocar a bateria na marca ou fora (acredito que com o tempo, isso será natural e fácil de acontecer), se não fui o primeiro, fui dos primeiros a ter em mãos um orçamento da BMW para upgrade da bateria, mas 10.000€, quando o meu carro tinha 11.000km estava fora de questão. A tendência será o valor ir baixando, tive conhecimento que na Europa uns 2 ou 3 meses depois alguém trocou por 8000€.
O "stress" do range (e da espera para carregamento) é mais para quem eu levo do que propriamente comigo... Apesar da nova bateria ser exelente, com o tempo fui ficando com duvidas se não seria melhor esperar por as de 120 Ah, tudo depende do negócio em sim, sem valores concretos não vale a pena fazer cenários...
Depois há outra variante que antes de ter o carro não sabia, mas que agora acho muito importante, que é capacidade do carro suportar carregamentos mais rápidos, por exemplo, se eu colocar uma bateria de 33 Kwh no meu carro, vou continuar a carregar a 32A monofásico, enquanto o novo modelo carregar a 11 Kw trifásico.
De uma forma natural vamos adaptando a nossa forma de conduzir ao tipo de carro, a média nos primeiros tempos (talvez 8/10 meses) estava em 14,5 kWh/100km, agora está nos 12,4 kWh... de forma natural.
Desde o inicio sempre pensei que mais tarde ou mais cedo iria trocar a bateria na marca ou fora (acredito que com o tempo, isso será natural e fácil de acontecer), se não fui o primeiro, fui dos primeiros a ter em mãos um orçamento da BMW para upgrade da bateria, mas 10.000€, quando o meu carro tinha 11.000km estava fora de questão. A tendência será o valor ir baixando, tive conhecimento que na Europa uns 2 ou 3 meses depois alguém trocou por 8000€.
O "stress" do range (e da espera para carregamento) é mais para quem eu levo do que propriamente comigo... Apesar da nova bateria ser exelente, com o tempo fui ficando com duvidas se não seria melhor esperar por as de 120 Ah, tudo depende do negócio em sim, sem valores concretos não vale a pena fazer cenários...
Depois há outra variante que antes de ter o carro não sabia, mas que agora acho muito importante, que é capacidade do carro suportar carregamentos mais rápidos, por exemplo, se eu colocar uma bateria de 33 Kwh no meu carro, vou continuar a carregar a 32A monofásico, enquanto o novo modelo carregar a 11 Kw trifásico.
- BrunoAlves
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Em relação à velocidade de carregamento, eu até sou da opinião que é melhor os 32A monofasico do que os 11kW trifásicos. É que 11kW trifásicos são só 16A monofasico. Se não tiveres trifásico à mão, e pela minha experiência é mais normal não ter, carregas muito mais devagar.
22kW é que é mesmo melhor, o melhor dos dois mundos
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- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
O meu objectivo seria carregar de forma mais rápida fora de casa, com baterias maiores carregar apenas a 7,4 kW seria demorado. Penso que o objectivo do novo i3 em carregar a 11 kW trifásico foi o de carregar 100% da bateria em 3h o mesmo que faz o i3 de 60 Ah.BrunoAlves Escreveu:Em relação à velocidade de carregamento, eu até sou da opinião que é melhor os 32A monofasico do que os 11kW trifásicos. É que 11kW trifásicos são só 16A monofasico. Se não tiveres trifásico à mão, e pela minha experiência é mais normal não ter, carregas muito mais devagar.
22kW é que é mesmo melhor, o melhor dos dois mundos
Não tenho grandes conhecimentos nessa area, mas o novo i3 de 94 Ah não carregar em 32A monofásico também? Num postos de 7.4 kW monofásico vai carregar a metade da potência? Não me parece...
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Segundo li, tem dois carregadores, um de 7.4 kW e outro de 11kW, logo carrega no máximo em ambas.
- mjr
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Tem um carregador que carrega 3x16A ou 1x32A. É uma excelente solução.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Isso é uma afirmação? Fico com dúvidas se a primeira palavra foi escrita com intenção ou ser "ter".mjr Escreveu:Tem um carregador que carrega 3x16A ou 1x32A. É uma excelente solução.
Acredito que seja assim, mas consigo confirmar com a BMW sem problemas.
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Estas leituras são feitas quando a bateria está a 100% ?rimsilva Escreveu:Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Não posso garantir que foram todas a 100%, no entanto as ultimas 3 ou 4 foram a 100%.nbairro Escreveu:Estas leituras são feitas quando a bateria está a 100% ?rimsilva Escreveu:Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
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