
Apesentação Caçoila
-
- Mensagens: 264
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Apesentação Caçoila
Bom dia a todos,
Chamo-me Helder Caçoila, sou de Portimão e estou a pensar comprar um VE, sem grande pressa, ainda com muita coisa por definir etc. mas se aparecer "o negocio" avança-se na mesma.
Como disse ainda está muita coisa por definir, como por exemplo, se vai ser o único carro próprio em casa, ou segundo carro "só" para as voltinhas do dia a dia. Coisas como KW, KWh, A, Kva etc ainda são tudo novidades para mim e bastante confusas diga-se... Escolha de wallbox ou carregador portátil (com uma qualquer sigla que já reconheço mas agora me falha) também é outra coisa a definir, sendo que nesse aspecto o facto de ser usado quadro eléctrico do condomínio terá de ser tido em conta, e se calhar facilita a escolha (a quem perceba da coisa).
Enfim, muita coisa a definir que espero ver respondido por aqui nos próximos tempos.
Na própria compra do carro também espero ser ajudado por aqui pelos "vendedores de serviço" por aqui, pelo que me apercebi há pelo menos dois users que tratam da importação (solução que me parece a mais viável para mim) pelo que vou muito provavelmente "chateá-los" nos próximos dias.
Chamo-me Helder Caçoila, sou de Portimão e estou a pensar comprar um VE, sem grande pressa, ainda com muita coisa por definir etc. mas se aparecer "o negocio" avança-se na mesma.
Como disse ainda está muita coisa por definir, como por exemplo, se vai ser o único carro próprio em casa, ou segundo carro "só" para as voltinhas do dia a dia. Coisas como KW, KWh, A, Kva etc ainda são tudo novidades para mim e bastante confusas diga-se... Escolha de wallbox ou carregador portátil (com uma qualquer sigla que já reconheço mas agora me falha) também é outra coisa a definir, sendo que nesse aspecto o facto de ser usado quadro eléctrico do condomínio terá de ser tido em conta, e se calhar facilita a escolha (a quem perceba da coisa).
Enfim, muita coisa a definir que espero ver respondido por aqui nos próximos tempos.
Na própria compra do carro também espero ser ajudado por aqui pelos "vendedores de serviço" por aqui, pelo que me apercebi há pelo menos dois users que tratam da importação (solução que me parece a mais viável para mim) pelo que vou muito provavelmente "chateá-los" nos próximos dias.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Apesentação Caçoila
Muito bem vindo.
Só pelo facto de teres vindo parar aqui, não sais sem adquirires um VE.
Só pelo facto de teres vindo parar aqui, não sais sem adquirires um VE.

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Apesentação Caçoila
Bem vindo
Venham de lá essas questões!

Venham de lá essas questões!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Apesentação Caçoila
Bem vindo e parabéns pela decisão
Quantos km's estima fazer por dia?

Quantos km's estima fazer por dia?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Apesentação Caçoila
Bem vindo e boa sorte na escolha.
Posso acrescentar que as duvidas são naturais, que também a tive (tenho
) e que as coisas acabam por ser mais simples que o que parecem.
Pessoalmente uma das minhas preocupações era a de que o uso do VE teria de ser o mais simples possível, ligar à tomada em casa e nos postos públicos, sem grandes preocupações... até hoje tem sido assim, pouco mais de 1 ano depois e quase 30.000km.
Nem precisei de aumentar a potência que tinha em casa (6,9kVA), no seu caso sendo apartamento já requer mais alguma analise...
Ah, a "conversa" do 2 carro também aconteceu com 99% das pessoas por aqui, no final o VE até pode ser mais pequeno (etc...), mas é o carro que vai fazer mais km em casa (salvo se se enquadrar no 1% que referi
)
Posso acrescentar que as duvidas são naturais, que também a tive (tenho

Pessoalmente uma das minhas preocupações era a de que o uso do VE teria de ser o mais simples possível, ligar à tomada em casa e nos postos públicos, sem grandes preocupações... até hoje tem sido assim, pouco mais de 1 ano depois e quase 30.000km.
Nem precisei de aumentar a potência que tinha em casa (6,9kVA), no seu caso sendo apartamento já requer mais alguma analise...
Ah, a "conversa" do 2 carro também aconteceu com 99% das pessoas por aqui, no final o VE até pode ser mais pequeno (etc...), mas é o carro que vai fazer mais km em casa (salvo se se enquadrar no 1% que referi

-
- Mensagens: 264
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Apesentação Caçoila
Questões... As questões são imensas de tal forma que não as consigo condensar em simples perguntas, acho que me falta é um "VEs para Tótós" mas ainda não vi um tópico desses por aqui pelo que vou lendo um pouco de tudo o que me aparece à frente e tentando esclarecer-me, quando tiver dúvidas concretas que não veja por cá respondidas então colocarei questões.
Quanto a Km's diários, para já serão entre 40 e 60km's sendo que aos fins de semana provavelmente quereria fazer à volta de 120Km / 150Km em voltas maiores, e algumas dessas voltas não terei possibilidade de carregar no destino pelo que convinha ter pelo menos essa autonomia, o que quase exclui os clones, certo?
Quanto ao carregamento em casa, no apartamento tenho 3,75kVA, o que penso não ser suficiente para quase nada, certo? De qualquer forma, e visto que vivo num 5º andar e puxar cabo até à cave ainda fica caro, a solução deve passar pela puxada do quadro eléctrico do condomínio com medidor de consumo para devolver o que gastar, já agora se a solução passar por uma tomada normal (das que temos em casa) há soluções para evitar que outros vizinhos a aproveitem para aspirar o carro e eu a pagar? De qualquer forma pelo pouco que julgo saber a solução não deve passar por uma tomada normal, certo?
A minha questão com o 2º carro é mesmo só para a eventualidade de ter de me deslocar, sem demoras, para Lisboa ou Beja, onde tenho família próxima, e para eventuais férias mais longe de casa (estando no Algarve isso é pouco comum, mas...
) tirando isso não tenho dúvidas nenhumas que será o carro que faz mais Kms.
Quanto a Km's diários, para já serão entre 40 e 60km's sendo que aos fins de semana provavelmente quereria fazer à volta de 120Km / 150Km em voltas maiores, e algumas dessas voltas não terei possibilidade de carregar no destino pelo que convinha ter pelo menos essa autonomia, o que quase exclui os clones, certo?
Quanto ao carregamento em casa, no apartamento tenho 3,75kVA, o que penso não ser suficiente para quase nada, certo? De qualquer forma, e visto que vivo num 5º andar e puxar cabo até à cave ainda fica caro, a solução deve passar pela puxada do quadro eléctrico do condomínio com medidor de consumo para devolver o que gastar, já agora se a solução passar por uma tomada normal (das que temos em casa) há soluções para evitar que outros vizinhos a aproveitem para aspirar o carro e eu a pagar? De qualquer forma pelo pouco que julgo saber a solução não deve passar por uma tomada normal, certo?
A minha questão com o 2º carro é mesmo só para a eventualidade de ter de me deslocar, sem demoras, para Lisboa ou Beja, onde tenho família próxima, e para eventuais férias mais longe de casa (estando no Algarve isso é pouco comum, mas...

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Apesentação Caçoila
Num clone os 120-130 são alcançáveis, dependendo do pé direito e do relevo.cacoila Escreveu:
Quanto a Km's diários, para já serão entre 40 e 60km's sendo que aos fins de semana provavelmente quereria fazer à volta de 120Km / 150Km em voltas maiores, e algumas dessas voltas não terei possibilidade de carregar no destino pelo que convinha ter pelo menos essa autonomia, o que quase exclui os clones, certo?
Tens esta solução:cacoila Escreveu:
já agora se a solução passar por uma tomada normal (das que temos em casa) há soluções para evitar que outros vizinhos a aproveitem para aspirar o carro e eu a pagar?
https://www.google.pt/search?q=tomada+f ... Nl0EXn0PDM:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: Apesentação Caçoila
Bem vindo Caçoila!
As questões/dúvidas que coloca relativamente às férias, ou idas a Lisboa/Beja, já não são problemáticas, porque já contamos com a ajuda dos novos postos de carga rápidos instalados e a funcionar, o que o fará chegar rapidamente a qualquer um dos referidos destinos. Se tiver de férias, ainda mais tempo tem, e com a poupança associada, vale certamente os minutos extra.
Relativamente os kW, vou dar uma ajuda, kW é potência, kWh capacidade, ou seja, o motor do leaf tem 80 kW de potência e 24 ou 30kWh de capacidade da bateria. Em sua casa, tem potência do contador, que é medida em kW, se colocar uma bateria em sua casa, para ajudar a diminuir os gastos mensais de electricidade, esta terá uma capacidade de x kWh.
Relativamente ao modelo em escolha, tem várias opções, convinha pensar primeiro quanto pretende gastar, a partir daí será mais fácil ajudar, no entanto, para as referidas distâncias, seria bom pensar num leaf, num ioniq, num i3. Com os novos modelos com mais autonomia, poderá livrar-se do carro a combustão e poupar bastante. O tipo de distâncias que refere, são possíveis de fazer com quase todos os modelos, mas depende obviamente da velocidade. Com os novos modelos, a velocidade passa a ser menos problemática. Exponha as suas dúvidas e medos, estamos cá para o ajudar no que pudermos. Vá lendo diários de bordo, e verá rapidamente que os medos desaparecem assim que se adquirem os VE
Boa sorte na escolha.
As questões/dúvidas que coloca relativamente às férias, ou idas a Lisboa/Beja, já não são problemáticas, porque já contamos com a ajuda dos novos postos de carga rápidos instalados e a funcionar, o que o fará chegar rapidamente a qualquer um dos referidos destinos. Se tiver de férias, ainda mais tempo tem, e com a poupança associada, vale certamente os minutos extra.
Relativamente os kW, vou dar uma ajuda, kW é potência, kWh capacidade, ou seja, o motor do leaf tem 80 kW de potência e 24 ou 30kWh de capacidade da bateria. Em sua casa, tem potência do contador, que é medida em kW, se colocar uma bateria em sua casa, para ajudar a diminuir os gastos mensais de electricidade, esta terá uma capacidade de x kWh.
Relativamente ao modelo em escolha, tem várias opções, convinha pensar primeiro quanto pretende gastar, a partir daí será mais fácil ajudar, no entanto, para as referidas distâncias, seria bom pensar num leaf, num ioniq, num i3. Com os novos modelos com mais autonomia, poderá livrar-se do carro a combustão e poupar bastante. O tipo de distâncias que refere, são possíveis de fazer com quase todos os modelos, mas depende obviamente da velocidade. Com os novos modelos, a velocidade passa a ser menos problemática. Exponha as suas dúvidas e medos, estamos cá para o ajudar no que pudermos. Vá lendo diários de bordo, e verá rapidamente que os medos desaparecem assim que se adquirem os VE

Boa sorte na escolha.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Apesentação Caçoila
Bem vindo por aqui.
Ainda este fim de semana estive por aí e não vi um único VE, que tristeza.
Espero que o Caçoila inverta a situação.
Vá fazendo perguntas que há muito gente para ajudar.
Ainda este fim de semana estive por aí e não vi um único VE, que tristeza.
Espero que o Caçoila inverta a situação.
Vá fazendo perguntas que há muito gente para ajudar.

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Apesentação Caçoila
Tendo em conta o cenário de postos de carregamento no Algarve não é de admirar!Orlando Escreveu:Ainda este fim de semana estive por aí e não vi um único VE, que tristeza.
Espero que o Caçoila inverta a situação.
Bem vindo cacoila.