
Diário de Bordo - mafgod
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Re: Diário de Bordo - mafgod
De há alguns tempos para cá que tenho observado estes dois comportamentos "estranhos":
1. O meu percursos diário é de cerca 36km de manhã + 36Km ao fim da tarde, após umas 9h parado.
Carregando a 100% ou a 80% o que tenho observado é que, quando pego no carro ao fim do dia, e como o percurso durante uns 3Km é ligeiramente a descer (em média) e em para-arranca, os GIDs vão aumentado. Ou seja, ao fim de uns 3Kms tenho os mesmos GIDs que tinha antes de pegar no carro.
E não, não é devido à pequena inclinação média, mesmo parado, vejo os GIDs a subir!
2. Se colocar o carro a carregar até aos 100% a partir de 50, 60, 70... 80 GIDs, atinge, atualmente, 194GIDs.
Se der umas voltas com ele e o colocar a carregar até aos 100% apartir de 150,.. 170GIDs, ele atinge apenas uns 178GIDs.
Mas, e pegando no segundo caso, se fizer o meu percurso diário, chego a casa com os mesmo GIDs ou mesmo acima da do primeiro caso! Ou seja, faço uma média bem inferior!
Também reparo é que, nos meus primeiros ~8Kms a sair de casa, onde o declive é em média a subir, no primeiro caso gasto >20GIDs e no segundo gasto uns <10GIDs.
Estas duas situações também vos acontece?
1. O meu percursos diário é de cerca 36km de manhã + 36Km ao fim da tarde, após umas 9h parado.
Carregando a 100% ou a 80% o que tenho observado é que, quando pego no carro ao fim do dia, e como o percurso durante uns 3Km é ligeiramente a descer (em média) e em para-arranca, os GIDs vão aumentado. Ou seja, ao fim de uns 3Kms tenho os mesmos GIDs que tinha antes de pegar no carro.
E não, não é devido à pequena inclinação média, mesmo parado, vejo os GIDs a subir!
2. Se colocar o carro a carregar até aos 100% a partir de 50, 60, 70... 80 GIDs, atinge, atualmente, 194GIDs.
Se der umas voltas com ele e o colocar a carregar até aos 100% apartir de 150,.. 170GIDs, ele atinge apenas uns 178GIDs.
Mas, e pegando no segundo caso, se fizer o meu percurso diário, chego a casa com os mesmo GIDs ou mesmo acima da do primeiro caso! Ou seja, faço uma média bem inferior!
Também reparo é que, nos meus primeiros ~8Kms a sair de casa, onde o declive é em média a subir, no primeiro caso gasto >20GIDs e no segundo gasto uns <10GIDs.
Estas duas situações também vos acontece?
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Isso não será porque quando descarregas mais, ele calcula melhor a sua capacidade?
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Como é o percurso de 36km até ao trabalho? Se a taxa de descarga for elevada ele pode ser levado a pensar que a bateria descarregou mais que a realidade e depois começa a compensar quando a tensão nas células está acima do que estava à espera. Algo parecido com o que acontece com as baterias de chumbo mas em muito menor escala (efeito Peukert). É algo (efeito Peukert) que com a bateria nova nunca notei no meu, mas que agora com a degradação começo a reparar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Se calcula melhor a capacidade ou não, não sei 
Mas se recalcula nestas situações... está sempre a recalcular
O meu percurso casa-emprego é o que está em anexo.
Faço os ~36Km em cerca de 1hora.... em velocidades que raramente passam dos 70/80Km/h.
Ou seja, em modo descontraído e raramente a passar da 2ª bola (só nas subidas é que uso mais que 2 bolas).
Mas esta observação também acontece em outros circuitos que faça...

Mas se recalcula nestas situações... está sempre a recalcular

O meu percurso casa-emprego é o que está em anexo.
Faço os ~36Km em cerca de 1hora.... em velocidades que raramente passam dos 70/80Km/h.
Ou seja, em modo descontraído e raramente a passar da 2ª bola (só nas subidas é que uso mais que 2 bolas).
Mas esta observação também acontece em outros circuitos que faça...
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Re: Diário de Bordo - mafgod
o mal dos nossos carros é que agente puxa pouco por eles...
eles gostam é de ser espremidos! agora que o meu está entregue à "maria" tem que andar!
nas minhas mãos os AHr, SOH e HX estavam só a descer e, desde que ela anda mais com ele, recuperou um bocado. chegou a baixar aos 53,88AHR 82%SOH e 77,67%HX e agora ronda aproximadamente os 55.50AHr, 84%SOH e 80,60HX
eles gostam é de ser espremidos! agora que o meu está entregue à "maria" tem que andar!
nas minhas mãos os AHr, SOH e HX estavam só a descer e, desde que ela anda mais com ele, recuperou um bocado. chegou a baixar aos 53,88AHR 82%SOH e 77,67%HX e agora ronda aproximadamente os 55.50AHr, 84%SOH e 80,60HX
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Quase, quase a atingir a bela idade de 5 anos e, infelizmente, o periodo de garantia das baterias a terminar, resolvi voltar a realizar neste domingo o trajeto casa/Peniche, ida e volta.
O tempo estava agradável com temperaturas na casa dos 25º.
Comparando os dados obtidos com a viagem em agosto de 2016, março de 2017, e agora:
_______________________________________________________________________________________________________________________
Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100% |Obs.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Agosto-2016 | 80.359Km | 47,42 | 72% | 51,68% | 200 | Percorridos 115Km e chegada a casa com 35GIDs - temperatura na casa dos 25º
04.MAR.2017 | 93.283Km | 45,83 | 69% | 49,07% | 194 | Percorridos 106Km e chegada a casa com 37GIDs - temperatura na casa dos 15º
09.ABR.2017 | 95.852Km | 44,95 | 68% | 47,62% | 192 | Percorridos 110Km e chegada a casa com 34GIDs - temperatura na casa dos 25º
_______________________________________________________________________________________________________________________
Resumindo, a degradação é bem visível através dos dados do LS mas, e até ver, não me tem alterado em muito na autonomia.
O tempo estava agradável com temperaturas na casa dos 25º.
Comparando os dados obtidos com a viagem em agosto de 2016, março de 2017, e agora:
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Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100% |Obs.
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Agosto-2016 | 80.359Km | 47,42 | 72% | 51,68% | 200 | Percorridos 115Km e chegada a casa com 35GIDs - temperatura na casa dos 25º
04.MAR.2017 | 93.283Km | 45,83 | 69% | 49,07% | 194 | Percorridos 106Km e chegada a casa com 37GIDs - temperatura na casa dos 15º
09.ABR.2017 | 95.852Km | 44,95 | 68% | 47,62% | 192 | Percorridos 110Km e chegada a casa com 34GIDs - temperatura na casa dos 25º
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Resumindo, a degradação é bem visível através dos dados do LS mas, e até ver, não me tem alterado em muito na autonomia.
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Os 5 anos de idade já passaram, e os 100.000km também 
A foto da praxe: E os dados atuais:
_______________________________________________
Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100%
_______________________________________________
junho 2017 | 100.031Km | 43,99 | 67% | 46,07% | 186
Rsumindo, está quase a chegar ás 8 barras

A foto da praxe: E os dados atuais:
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Data | Kms | AHr | SOH | Hx | GIDs 100%
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Re: Diário de Bordo - mafgod
tem andado bem!
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Re: Diário de Bordo - mafgod
Sempre que é preciso 
Já agora, umas contas interessantes:
- fiz nestes 3 anos e pouco (1115 dias), 74,313km, dando uma média de 66,6km todos os dias
- deixei de gastar 4.087L de gasóleo (tinha uma média de 5,5L/100km)
- deixei de gastar uns ~820€ em manutenção preventiva

Já agora, umas contas interessantes:
- fiz nestes 3 anos e pouco (1115 dias), 74,313km, dando uma média de 66,6km todos os dias
- deixei de gastar 4.087L de gasóleo (tinha uma média de 5,5L/100km)
- deixei de gastar uns ~820€ em manutenção preventiva
Re: Diário de Bordo - mafgod
Adoro estas contas! Bela marca!