Gráfico das CRs na ida:
Por azelhice não tenho o SC em Aveiras, onde se via a limitação de potência. Começou nos 125A, mas quando atingiu os 55C no sensor mais quente baixou para menos de 60A e depois para menos de 40A, por degraus.
Os fatores que contribuíram para que chegasse a esse valor de temperatura foram:
- Maior carga aerodinâmica devido a vento contrário provocou maiores consumos durante a descarga o que aquece mais o pack.
- Velocidade média mais elevada em todos os trajetos menos no Estarreja - Pombal. Em todos os restantes a velocidade média foi de 120-130km/h. Entre Pombal e Leiria dá para ver claramente que a temperatura com que se iniciou a carga em Leiria é superior à temperatura com que terminou a carga em Pombal.
- O pack iniciou a carga sempre praticamente descarregado o que fez com que estivesse mais tempo a 125A. A diferença de aquecimento entre carregar a 125A ou a metade é brutal.
Na vinda a história foi completamente diferente:
Inicialmente a temperatura foi subindo progressivamente (mas muito mais lentamente que na ida), mas entre Leiria e Pombal já dá para ver que a temperatura baixou durante a viagem. Entre Pombal e Estarreja a queda de temperatura foi brutal, mais de 7C devido a ir a uma velocidade mais reduzida (90km/h) e ao tempo de viagem (60m). A última carga já foi no Porto, com uma potência mais baixa por limitação do posto.
Neste segundo trajeto os fatores para uma menor subida de temperatura, apesar de começar com 39C no sensor mais quente foram:
- vento favorável o que provocou um menor consumo. De notar que o consumo fixo foi superior na vinda por ser de noite e por ter apanhado chuva durante uma grande parte do trajeto e ter de usar os limpa para brisas na velocidade máxima.
- Velocidade média mais baixa. 100-110km/h em todos os trajetos menos no mais longo (90km/h).
- iniciar a carga sempre com um SOC mais alto. 30-40% vs ~10% de SOC na vinda. Muito menos tempo a 125A em cada carga. Mas mais tempo de carga necessário para a mesma energia no pack.
Quando os PCRs estiverem todos instalados, ir a Lisboa num mk1 degradado é mais eficaz na segundo opção. Cargas rápidas em todos os postos de 15m e velocidades de 100-110km/h. 3h de viagem e 1h30m de carga = 4,5 horas de viagem. Sem a Mealhada o tempo de viagem é superior a 5 horas devido a ter de carregar mais de meia hora para fazer os 90km de Pombal-Estarreja e ter de fazer esse trajeto a uma velocidade menor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt