Diário de bordo Ion 2012/08
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo Ion 2012/08
A minha experiência faz-me acreditar que circular em N é mais eficiente do que em regeneração. A diferença parece ser pouco significativa. Prefiro circular aproveitando a regeneração, porque apenas tenho de utilizar o acelerador para controlar a velocidade, tornando a condução mais cómoda.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Daí eu ter dito que só uso a regeneração nas descidas grandes, pois o carro é bem capaz de passar os 100km/h nos Candeeiros. Mas dentro de descidas mais moderadas, até um certo limite de velocidade, a minha experiência tem-me mostrado que N é mais favorável. Não em termos de valores absolutos de Wh/km, mas sim em termos de Wh/km/tempo de viagem. Por outras palavras, consegue-se um aumento da velocidade média do percruso com uma muito pequena variação do consumo médio.mjr Escreveu:Eu duvido que seja mais eficiente colocar em N, provavelmente até será ao contrário em descidas mais acentuadas e longas.
Primeiro porque a eficiência da regeneração é elevada, praticamente tão elevada quanto a da descarga. E depois porque o aumento da velocidade ao colocar em N aumenta o atrito com o ar substancialmente, levando a muito maiores perdas. Além disso, mesmo em N há um consumo não desprezável de energia (pelo menos no Leaf, não sei como será no iMiEV).
A energia cinética extra armazenada só é significativa em descidas pequenas, nas grandes descidas fica completamente abafada pelas perdas a circular a uma velocidade maior durante muito tempo. Talvez uma alternativa nas descidas grandes seja manter a velocidade constante com regeneração quase até ao fim da descida e no último troço colocar em N para deixar o carro ganhar energia cinética.
A minha experiência de elétrico (Leaf) e híbrido (Prius) é que a regeneração é melhor quando se prevê que vamos mesmo parar (maioritariamente cidade, semáforos, rotundas, cruzamentos, etc...) e o N é melhor fora de cidade quando só queremos abrandar/manter porque a retoma de velocidade exige mais energia que o que se recuperou na regeneração, é preferível não perder tanta velocidade.
No Leaf por ex. em cidade com o modo B + ECO faço média de 12,8/13, modo D + ECO faço 13,8/14 e se fizer modo D + ECO + B só nas "paragens" que referi em cima faço 12,4/12,5...
No Leaf por ex. em cidade com o modo B + ECO faço média de 12,8/13, modo D + ECO faço 13,8/14 e se fizer modo D + ECO + B só nas "paragens" que referi em cima faço 12,4/12,5...
-
- Registado: 17 mar 2016, 20:11
- Data de fabrico: 15 abr 2016
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Alguém me pode ajudar na interpretação destes dados no painel do Íon aparece 1 barra e 8km autonomia
No evbatmon dá 15,5% será que a tartaruga aparece com zero barras ficando 10% para a tartaruga cerca de 10km
Por outro lado acho a tensão das células ainda muito altas 3,72v e também não sei com quantos volts o motor para talvez 320 volts
Peço que me expliquem SFF
Obrigado
No evbatmon dá 15,5% será que a tartaruga aparece com zero barras ficando 10% para a tartaruga cerca de 10km

Por outro lado acho a tensão das células ainda muito altas 3,72v e também não sei com quantos volts o motor para talvez 320 volts
Peço que me expliquem SFF
Obrigado
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
A 15% de SOC essa tensão é normal. A tartaruga geralmente aparece nos 9.5% SOC, dando para aí mais 10km numa bateria com pouca degradação. Já fiz 6km em tartaruga e ainda cheguei com 6% ao ponto de carga (mas vim mesmo em ritmo de tartaruga, com a cagufa)
O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.
O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.
-
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
A primeira seria espectável mas a segunda não sabia... devia-se reunir esta informação num tópico "bloqueado" para futuras (e rápidas) consultas. Tipo wiki-tópicornlcarlov Escreveu:O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.

-
Ora quer isto dizer que para as células chegarem a 2.7v penso que estou com grande margem( visto pelo evbatmon, ainda estou a espera do obd para ver melhor com o canion) de salientar que tenho quase a certeza que esta bateria é de 14,5kw não sei se será bom ou maurnlcarlov Escreveu:A 15% de SOC essa tensão é normal. A tartaruga geralmente aparece nos 9.5% SOC, dando para aí mais 10km numa bateria com pouca degradação. Já fiz 6km em tartaruga e ainda cheguei com 6% ao ponto de carga (mas vim mesmo em ritmo de tartaruga, com a cagufa)

-
Também reparei que este carro para se estender mais um pouco a autonomia há uns certos truques ainda hoje sai de um local autonomia prevista 83 km
.. precorri 14km e cheguei a casa com 86km
Tendo em conta que para casa tenho uma grande subida não em extensão mas sim inclinação pq cheguei ao começo da subida com 90km previstos
.. precorri 14km e cheguei a casa com 86km
Tendo em conta que para casa tenho uma grande subida não em extensão mas sim inclinação pq cheguei ao começo da subida com 90km previstos

-
Boas, hoje foi dia de montar o apoio de braço...De facto encaixa bem, mas achei que ficava um pouco alto
Ainda havia cerca de 5cm até atingir o fundo do pousa copos.... Solução fazer um corte no suporte para ficar o cano de encaixe mais estreito e ganhar esses 5cm

Ainda havia cerca de 5cm até atingir o fundo do pousa copos.... Solução fazer um corte no suporte para ficar o cano de encaixe mais estreito e ganhar esses 5cm

- Anexos
-
- IMG_20170310_143603.jpg (32.67 KiB) Visto 5358 vezes
-
Agora aqui já no limite até mais baixo possível....
- Anexos
-
- IMG_20170310_143709.jpg (42.88 KiB) Visto 4904 vezes