Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por pemifer » 18 jan 2017, 17:26

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 00:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 18 jan 2017, 23:56

não estou muito animado :cry:
Regresso do trabalho ate casa, gastei cerca de 43% de bateria. Na A1 meti cc a 100km/h, bomba calor ligada (estavam 5°c) e o rádio veio ligado. Gastei 5 barras de energia.
Como de manhã habitualmente aperto mais com o andamento, quer parecer que fica curto.
Para fazer os 140km diários só mesmo alterando os hábitos atuais com a redução da velocidade cruzeiro. :|
Última edição por LuisG em 18 jan 2017, 23:59, editado 1 vez no total.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 18 jan 2017, 23:57

A média no cb está em 15,7.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação

Mensagem por Fil » 19 jan 2017, 00:18

Se a média está nesse valor, não vejo porque não consiga fazer 140 klms. Até pode ir mais depressa.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por FullElectric » 19 jan 2017, 00:43

LuisG Escreveu:A média no cb está em 15,7.
A essa média faz 180km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 19 jan 2017, 08:19

Aconselho a fazer a rotina completa ou seja iniciar o dia a 100% e ver ao fim do dia a carga restante. A indicação de SOC não é muito fiável e pode até estar a sobrestimar a variação de SOC na vinda. Para minimizar os gastos com aquecimento deves pre aquecer o habitáculo com o carro ligado à tomada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 19 jan 2017, 10:16

Ou usar o aquecimento do volante e bancos. É tããããããão bom :drool:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 19 jan 2017, 10:19

Coloquei ontem à carga com 22% às 21:30m até às 6:30m, carregou dos 22% aos 96%. Acedi ao menu para programar o AC a partir das 5:00 a 22ºc mas sinceramente não pareceu ter tido efeito. Será que pela falta do tal cartão de memória, ele perdeu essa configuração? As estações de rádio e o telefone perderam a configuração portanto acredito que sim.
Saí de casa com 96% de carga e 182km de autonomia estimada.
Pé pesado na A1 (130/140), 2ª circular e IC19 mais moderado, depois cerca de 10km em cidade e chego ao trabalho com 70km realizados, e 45% carga restante, consumo 16.8, e estimativa 79km autonomia. Por alguns periodos, devido ao frio e embaciamento tive de ligar o aquecimento, e nota-se o decrescimo na autonomia.
O regresso já será mais calmo, portanto penso que não é problema.
Acho fantástico em modo B, em declives mais acentuados conseguir manter uma velocidade estável e regenerar ao mesmo tempo. Muito bom :)
Concluindo, para o meu dia-a-dia é possivel, mas não o ideal. Embora reconheça que o problema...seja o pé :doh:

Teria que ajustar algumas coisas, a começar pela potência do quadro.
Com o Leaf a carregar, AC nos quartos ligados, assim que ligamos a placa de fogão pufff. Tenho 5.75kva, teria de subir para 6.9kva mas não é nenhum drama.
Instalação para o Leaf carregar a 16A de modo a reduzir o tempo de carregamento e sair sempre com os 100%.
Reaprender a conduzir e conhecer melhor o Leaf para tirar partido do que tem de melhor, nomeadamente a velocidades mais moderadas.
Não apreciei muito o cruise control, pode ser falta de habito mas não achei tão prático e simples, a situação de desmarcar por momentos a velocidade fixada e depois retornar à mesma.
Fiquei sem perceber se o modo B, pesa no retorna da marcha. Ou seja, pode ser minha impressão mas aquele consumo instantâneo na acelaração será superior com o modo B ativado?
Conhecendo melhor o Leaf, penso que é possivel, com a pratica baixar consideravelmente o consumo, no entanto não fiquei seguro de se tratar da melhor escolha.
Tenho muito em que pensar :roll:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1031
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Apresentação

Mensagem por LuisG » 19 jan 2017, 10:21

margarett Escreveu:Ou usar o aquecimento do volante e bancos. É tããããããão bom :drool:
a minha mulher ligou um pouco :lol:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação

Mensagem por mjr » 19 jan 2017, 10:29

A 130-140 km/h não há milagres, o Leaf (e qualquer VE) gasta muito. Baixar para 120-130km/h já faz muita diferença no consumo.

Ainda voltas ao fim do dia até casa, para ver o consumo total da viagem?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”