EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Brunus
Registado: 02 nov 2015, 17:19

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Brunus » 02 nov 2016, 10:20

Para ter páginas web é porque há um servidor HTTP por trás, por mais básico que seja. :think:

Se há limitações do que é possível colocar no servidor HTTP, e para teres uma aplicação web toda bonitinha e com funcionalidade, eu exploraria a possibilidade de colocar no EVSE uma API REST e desenvolvia a aplicação "cá fora" a usar essa mesma API para obter a informação do EVSE. ;)
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 02 nov 2016, 10:55

Olá Brunus!!

Essa é uma vertente que pode ser explorada, sem dúvida! Neste momento aplicando o lema do "less is more", apenas há uma API em tempo real que está desenvolvida apenas para o essencial que é o MQTT. Facilmente se transforma MQTT noutro tipo de API usando o Node-RED.

Nota que desenvolver uma pagina "externa" não permite que seja sempre utilizada, provavelmente será usada apenas em casa onde há recursos de rede adicionais ou internet.

No entanto, acredito que possa ser possivel ainda integrar tudo no microprocessador, já vi exemplos de frameworks compactadas serem disponibilizadas pelo ESP e o browser faz o resto.

Eu posso partilhar o codigo das paginas web para dares uma vista de olhos se quiseres. A minha implementação inicial baseia-se em exemplos muito simples de paginas html/javascript + CSS com microajax para atualizar os dados.

Brunus

Mensagem por Brunus » 02 nov 2016, 15:18

Desconhecia o MQTT e o Node-RED. Este último parece ser interessante, tenho de ver se brinco um pouco com isso, pode dar jeito nalgum projecto no futuro.
Na realidade o Node-RED funciona sobre NodeJS, está encontrado o servidor HTTP! :D

A grande vantagem de teres apenas uma API para fora no EVSE, é que não ficas limitado apenas a páginas web para interagir com o mesmo. Podes, por exemplo, facilmente desenvolver uma app Android ou IOS que use essa API para ver no teu telemóvel em qualquer momento e local o estado do EVSE. ;)

Outra vantagem de ter uma app externa (web ou não) é o histórico. Se pretenderes guardar um histórico de carregamentos já vais necessitar do suporte de uma BD, que até pode ser das mais simples como SQLite, e penso que isso já poderá ser muito complicado colocar dentro do EVSE.

Outro ponto interessante, será a possibilidade de integrar com outras apps ou serviços. Assim de repente, eu costumo usar o Spritmonitor, seria interessante no final de cada carregamento enviar para lá os respectivos dados (quantidade em Kwh, custo, tempo, etc...).

O céu é o limite, basta que haja imaginação e claro está, tempo para fazer tudo. :ugeek:

Até lá, e apenas para melhorares o aspecto das páginas que já tens, podes explorar o bootstrap: http://getbootstrap.com/ é uma framework HTML+CSS+Javascript que já tem alguns themes e acima de tudo é responsive (o que quer dizer que adapta o layout automticamente ao ecrã onde está a página está a ser exibida), e não deve ser difícil integrar com o Node-RED .
Vectrix Vx-1 Imagem

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 02 nov 2016, 23:41

Brunus Escreveu: Até lá, e apenas para melhorares o aspecto das páginas que já tens, podes explorar o bootstrap: http://getbootstrap.com/ é uma framework HTML+CSS+Javascript que já tem alguns themes e acima de tudo é responsive (o que quer dizer que adapta o layout automticamente ao ecrã onde está a página está a ser exibida), e não deve ser difícil integrar com o Node-RED .
Epa não está assim tão má a página inicial... ou está!!?? Nao respondas... deixa la ver isso do bootstrap...

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 03 nov 2016, 16:01

Brunus, tudo isto a mim parece-me um pouco redundante, é certo que fica com uma apresentação melhor, mas em termos de funcionalidades não tem nada de novo. Para mim não é trivial, assim como não foi nas páginas atuais onde me fartei de suar no CSS para por as coisas no sitio certo. Porque não dás o pontapé de saida e mostras uma pagina que seja interessante, mais dinâmica, se calhar era mais fácil.

Brunus

Mensagem por Brunus » 03 nov 2016, 16:55

Se tiver tempo este fds poderei montar um protótipo. ;)
Vectrix Vx-1 Imagem

jarama
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Mensagem por jarama » 04 nov 2016, 15:13

Viva,

Tenho um Leaf quase comprado e como vou fazer todos os dias cerca de 130 km, já me apercebi que carregar diretamente de uma tomada convencional pode não ser solução.
Este EVSE está disponivel para compra? Onde posso obter informações concretas tipo preço, tempo que demora a estar disponível e onde o vou buscar.

Obrigado

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 04 nov 2016, 16:39

Para entrega imediata há um Mennekes 32A de parede:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =80#p82594
Por 450€. Pode vir buscar a Coimbra, Aveiro ou segue pelo correio.

Quer um com que características? Fixo/portátil, 16A/32A, Mennekes ou cabo J1772?

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 05 nov 2016, 21:41

jarama Escreveu:Viva,

Tenho um Leaf quase comprado e como vou fazer todos os dias cerca de 130 km, já me apercebi que carregar diretamente de uma tomada convencional pode não ser solução.
Este EVSE está disponivel para compra? Onde posso obter informações concretas tipo preço, tempo que demora a estar disponível e onde o vou buscar.

Obrigado
Bem vindo! Qual é o Leaf, 30kW.h?

130km a 20kW.h/100km da tomada dá 26kW.h. A 10A são 11h30m, ou seja é incomportavel. Precisas mesmo de um EVSE de 16A, pelo menos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 06 nov 2016, 02:30

Boas, vai ficar disponivel brevemente mais um elemento que compõe o sistema do EVSE, aproveitou-se o código já feito para o EVSE e o medidor para construir um medidor universal:

Imagem

Cada ESP8266 pode incorporar até 3 PZEM-004. Não há limite para o numero de sistemas destes numa casa.

As caracteristicas deste medidor são:

- O sistema monta-se de forma muito simples, liga-se os 230V e o CT e está feito.
- Medições muito precisas
- Cada medidor pode servir para trifásico ou 3 circuitos independentes
- Recolhe V, A, Potencia Ativa
- As leituras estão disponiveis numa pagina WEB simples, em conjunto com as diferentes configurações
- Envia os dados para o emoncms.org (na internet e gratuito) ou para um emoncms local
- Envia os dados para um servidor de MQTT local tal como o EVSE
- Permite controlar a cadência de recolha de dados útil para o seguinte cenário:
---- Em condições normais envia leituras a cada 10s
---- Quando um carro começa a carregar as leituras passam a ser todos os segundos para gerir melhor a energia disponivel

Chave na mão pronto a meter no quadro não deve fugir muito dos 60 paus

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”