
DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 49
- Registado: 02 mar 2016, 22:32
- Data de fabrico: 03 jun 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Para deixar no DB aqui vai um gráfico da ultima viajem à terrinha...
Foi na ultima Sexta à noite com 2 casais, uma cadelita e carga.
Atenção que a curva da velocidade no gráfico está na escala da direita enquanto todas as outras estão na escala da esquerda (para se ver melhor a velocidade).
Notei também que existe algum erro entre a velocidade indicada no mostrador e a indicada pelo GPS. Nunca tinha reparado mas o mostrador indica sempre mais que o GPS.
Penso que temos de acreditar mais no GPS (do telemóvel/LSpy).
Felizmente na parte mais extensa (Aveiras - Pedrógão) a chuva abrandou e o pára-brisas pôde descansar. Caminho usado: Lisboa - IC19(transito parado!) - CRIL - CREL - A10 - A1 - Aveiras - Carga - A1 - A23 - A13 - IC8.
Foi na ultima Sexta à noite com 2 casais, uma cadelita e carga.
Atenção que a curva da velocidade no gráfico está na escala da direita enquanto todas as outras estão na escala da esquerda (para se ver melhor a velocidade).
Notei também que existe algum erro entre a velocidade indicada no mostrador e a indicada pelo GPS. Nunca tinha reparado mas o mostrador indica sempre mais que o GPS.
Penso que temos de acreditar mais no GPS (do telemóvel/LSpy).
Felizmente na parte mais extensa (Aveiras - Pedrógão) a chuva abrandou e o pára-brisas pôde descansar. Caminho usado: Lisboa - IC19(transito parado!) - CRIL - CREL - A10 - A1 - Aveiras - Carga - A1 - A23 - A13 - IC8.
Última edição por FNunes em 28 out 2016, 15:23, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
*like* É um bom esticão, esse entre Aveiras e Pedrógão. Qual foi o caminho?
E sim, o velocímetro do Leaf é muito "optimista"
E sim, o velocímetro do Leaf é muito "optimista"

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
FNunes Escreveu:...Se estou a ver bem e pelo gráfico 3,40V (célula mais baixa) implicaria que ainda existissem aprox 2kWh (ou seja aprox 15Km com juízo e sem pressas).
O meu reporta aprox 1kWh....
Deve ser mais ou menos isso.
Olha aqui este também com 12GID's (1kWh), mas com a tensão bem mais baixa, sinal que o teu está claramente a subestimar:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 49
- Registado: 02 mar 2016, 22:32
- Data de fabrico: 03 jun 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Já editei. Esqueci-me de referir. Basicamente vou sempre pela A23-A13-IC8.margarett Escreveu:*like* É um bom esticão, esse entre Aveiras e Pedrógão. Qual foi o caminho?
Acho que por A23-viaAbrantes-viaViladeRei não é possivel (sem CR), mas nunca tentei.
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Não me parece nada de especial, são apenas 140 klms e o declive não é nada de outro mundo. Pelos relatos que tenho visto, acho que com um 30kWh faz-se na maior.
Para Serpa, eu carregaria em Aljustrel, e no regresso em Alcácer, fazendo o percurso mais rápido.
Para Serpa, eu carregaria em Aljustrel, e no regresso em Alcácer, fazendo o percurso mais rápido.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 49
- Registado: 02 mar 2016, 22:32
- Data de fabrico: 03 jun 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Fil, também concordo que não é nada de especial. Mas no meu caso eu preciso mesmo de fazer estas viajens Aveiras-PP de 145 Km(até aparecer o CR em Santarém).Fil Escreveu:Não me parece nada de especial, são apenas 140 klms e o declive não é nada de outro mundo. Pelos relatos que tenho visto, acho que com um 30kWh faz-se na maior.
Quanto ao declive são mais de 450 m do ponto mais baixo ao mais alto. Se somar as subidas são bem mais de 600m.
E neste caso há pormenores que aumentam os W/Km bem acima dos 12 ou 13 que faço na cidade. Um deles é a autoestrada com velocidades permanentes. O outro é o tempo frio e carro cheio que implica levar o aquecimento e o ar condicionado sempre ligados. Ainda não fiz as contas mas ainda vou fazer (com os dados do LSpy) do consumo de acessorios.
Nesta viajem tentei ir a 100Km(CC) 90 e picos no GPS. A realidade é que algures a 80% do caminho a autonomia começou a ser menor que a distância reportada no GPS. Isso é claro na ultima parte da viajem a velocidade foi sacrificada, pois mesmo nas descidas para se regenerar a sério a velocidade cai mais.
Juntando a isto que o meu Leaf tem menos capacidade que qualquer um dos de 30kWh que o Orlando mostrou aqui no forum (aprox 27kWh) tenho que me ir preparando para as viajens de Inverno (Cautela e caldos de galinha!)...
Nesta altura ainda não estou preparado para experimentar a assistência em Viajem (por exemplo do ACP) embora já tenha confirmado com eles e disseram que se acontecer (esgotar a bateria) me levam o carro ao destino ou a uma bomba até um X KM.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Por acaso um truque para esticar a autonomia ao máximo é evitar usar a regeneração, excepto se se começar a atingir velocidades elevadas.FNunes Escreveu: Nesta viajem tentei ir a 100Km(CC) 90 e picos no GPS. A realidade é que algures a 80% do caminho a autonomia começou a ser menor que a distância reportada no GPS. Isso é claro na ultima parte da viajem a velocidade foi sacrificada, pois mesmo nas descidas para se regenerar a sério a velocidade cai mais.
Juntando a isto que o meu Leaf tem menos capacidade que qualquer um dos de 30kWh que o Orlando mostrou aqui no forum (aprox 27kWh) tenho que me ir preparando para as viajens de Inverno (Cautela e caldos de galinha!)...
Nesta altura ainda não estou preparado para experimentar a assistência em Viajem (por exemplo do ACP) embora já tenha confirmado com eles e disseram que se acontecer (esgotar a bateria) me levam o carro ao destino ou a uma bomba até um X KM.
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
O objectivo é que nunca use a assistência em viagem, especialmente por ficar sem carga, acho que não há necessidade disso. Com alguma experiência vai perceber que isso se faz a x velocidade, mesmo a chover e com aquecimento ligado. Eu tenho um mk1 por isso a minha ajuda não será a ideal. Aconselho a pre-aquecer o habitáculo, assim só gasta energia a manter o calor no interior. Use também o site http://www.jurassictest.ch/GR/ para ter uma noção do que vai gastar (é bastante preciso). Além disso, também uso uma aplicação que se chama elevation profile, para ter ideia do perfil da viagem.
Parece-me que com cc a 100 klms/h não terá grande problema, mas quem tem experiência com 30kWh que se pronuncie
Parece-me que com cc a 100 klms/h não terá grande problema, mas quem tem experiência com 30kWh que se pronuncie

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 49
- Registado: 02 mar 2016, 22:32
- Data de fabrico: 03 jun 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Nesta data em que o VoltMobil faz 6 meses com para cima de 10500 Km impõe-se actualizar este DB.
Os tempos recentes tem sido queimar Km sem problemas.
As viajens à terrinha não foram tantas como desejaria (tempo não abunda) mas na ultima estiquei-me e cheguei ao destino com 1 Kwh de sobra.
No caminho chegou a estar tempo de mais com menos autonomia que caminho restante.
Algo que eu não esperava - tive de carregar uma máquina de lavar a pressão - no Volvo V50 a máquina tem de ir deitada. Não cabe em altura e fica um pouco "incomodo" porque rouba muito espaço.
No LEAF consegui trazê-la de pé
Para recordar aqui fica uma imgem com os dados principais:
Os tempos recentes tem sido queimar Km sem problemas.
As viajens à terrinha não foram tantas como desejaria (tempo não abunda) mas na ultima estiquei-me e cheguei ao destino com 1 Kwh de sobra.
No caminho chegou a estar tempo de mais com menos autonomia que caminho restante.
Algo que eu não esperava - tive de carregar uma máquina de lavar a pressão - no Volvo V50 a máquina tem de ir deitada. Não cabe em altura e fica um pouco "incomodo" porque rouba muito espaço.
No LEAF consegui trazê-la de pé

Para recordar aqui fica uma imgem com os dados principais:
- Anexos
-
- 6 Meses
- Status-Carregado-6Meses.jpg (156.4 KiB) Visto 5762 vezes
Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016
Maravilha! Desejo-lhe muitos zeros à direita dos 10k. Pela temperatura da bateria, com calor não estava certamente 
