Mais um interessado na ME

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por santanamos » 13 set 2016, 14:57

Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.

ricaja
Mensagens: 8
Registado: 14 dez 2015, 13:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja » 13 set 2016, 18:10

pafi Escreveu:Bem vindo ricaja e esperemos que consiga arranjar uma solução!

Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Muito obrigado pelo link, não conhecia este simulador. "Brincando" um bocadinho com o simulador vejo que as médias de kwh/100km são bem acima do que estava à espera com tendência para superar os 20kwh/100km quando eu esperava algo mais próximo dos 18... Bom saber que em qualquer dos casos o Leaf 30 é capaz de superar a distância. :)
santanamos Escreveu:Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.
Muito obrigado pela sua opinião espero então que o Joãogonçalves2 tenha oportunidade de cá vir dar uma palavrinha ;)

Pelos meus cálculos (que posso divulgar se quiserem - embora sempre um pouco especulativos no valor €/kwh para o abastecimento em VR) conseguiria poupar cerca de 1400€/ano abastecendo em casa durante a noite e em VR numa tomada qualquer que cobrasse 0,15€/kwh (mas a poupança poderia chegar até 2500€/ano se ambos os carregamentos fossem gratuitos).

Muito obrigado pela colaboração de todos. Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Orlando » 13 set 2016, 18:58

Eu só espero que funcionem e bem.
Este fim de semana devo ir a VR e preciso de carga, pois venho de Leiria.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por tuela » 13 set 2016, 19:17

ricaja Escreveu:
pafi Escreveu:Bem vindo ricaja e esperemos que consiga arranjar uma solução!

Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Muito obrigado pelo link, não conhecia este simulador. "Brincando" um bocadinho com o simulador vejo que as médias de kwh/100km são bem acima do que estava à espera com tendência para superar os 20kwh/100km quando eu esperava algo mais próximo dos 18... Bom saber que em qualquer dos casos o Leaf 30 é capaz de superar a distância. :)
santanamos Escreveu:Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.
Arr
Muito obrigado pela sua opinião espero então que o Joãogonçalves2 tenha oportunidade de cá vir dar uma palavrinha ;)

Pelos meus cálculos (que posso divulgar se quiserem - embora sempre um pouco especulativos no valor €/kwh para o abastecimento em VR) conseguiria poupar cerca de 1400€/ano abastecendo em casa durante a noite e em VR numa tomada qualquer que cobrasse 0,15€/kwh (mas a poupança poderia chegar até 2500€/ano se ambos os carregamentos fossem gratuitos).

Muito obrigado pela colaboração de todos. Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e
Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.

ricaja
Mensagens: 8
Registado: 14 dez 2015, 13:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja » 13 set 2016, 19:21

tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Fil » 13 set 2016, 19:38

ricaja Escreveu:
tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...
Com Bi-horário, é que anda nos 12 cêntimos já com iva. Isto em determinados períodos.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por pemifer » 14 set 2016, 12:22

ricaja Escreveu:Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e
Estive a ver no Electromaps e VR tem 7 pontos de carga, se calhar mais, 6 da Mobi.E e um da Dolce Vita Douro.
No Electromaps indica que 3 dos 6 estão avariados, será que a probabilidade de estarem os 6 avariados é grande? (pergunto isto sem malicia, é curiosidade mesmo)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por mjr » 14 set 2016, 12:30

ricaja Escreveu:
tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...
Um VE com mais autonomia, como o Leaf de 30kW.h, permite que a maior parte da carga seja em casa, logo mais barato se for no período noturno. No seu caso, saindo de casa com 100% chegaria com pouco menos de 50% de carga a VR, pelo que uma carga de 1h30m seria suficiente para chegar aos 65% de SOC de modo a regressar descansado a casa. Deste modo só uma pequena parte dos custos com energia seria a uma tarifa mais elevada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ricaja
Mensagens: 8
Registado: 14 dez 2015, 13:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja » 14 set 2016, 13:22

pemifer Escreveu: Estive a ver no Electromaps e VR tem 7 pontos de carga, se calhar mais, 6 da Mobi.E e um da Dolce Vita Douro.
No Electromaps indica que 3 dos 6 estão avariados, será que a probabilidade de estarem os 6 avariados é grande? (pergunto isto sem malicia, é curiosidade mesmo)
Provavelmente não... é mesmo um tentar encontrar uma solução mais prática uma vez que vou trabalhar no hospital de VR e a distância para os postos da Mobi.e ainda é significativa.
mjr Escreveu: Um VE com mais autonomia, como o Leaf de 30kW.h, permite que a maior parte da carga seja em casa, logo mais barato se for no período noturno. No seu caso, saindo de casa com 100% chegaria com pouco menos de 50% de carga a VR, pelo que uma carga de 1h30m seria suficiente para chegar aos 65% de SOC de modo a regressar descansado a casa. Deste modo só uma pequena parte dos custos com energia seria a uma tarifa mais elevada.
Pelos gastos simulados a velocidades mais elevadas a média de consumo seria aproximadamente 20kwh ou mais pelo que chegaria com um SOC de 30% em dias de pé leve... E como para chegar a casa a pressa é maior e o percurso é ainda mais desfavorável com uma subida extensa provavelmente gostaria de deixar o veiculo com +80% de SOC. Que acham?

Peço desculpa mas a minha experiência é nula... Não levem a mal algumas previsões mais pessimistas da minha parte ou alguma relutância em algumas situações. De facto um VE pode permitir uma boa poupança mas há que fazer alguns compromissos e ainda os tenho de ponderar. Ponderação que carece da vossa ajuda que a todos agradeço :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por mjr » 14 set 2016, 13:52

Parece-me demasiado gastar 20kW.h por 100km em estradas nacionais, mas é possível. Lá está, a poupança depende sempre da condução. O Diesel atual gasta 4,8l/100km nas condições que o elétrico irá ter de fazer?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”