
Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar
- almeidajac
- Proprietário i3
- Mensagens: 33
- Registado: 14 jul 2016, 14:20
- Data de fabrico: 31 out 2015
- Capacidade bateria: 60Ah
Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar
Bom dia amigos e amigas da ME!
Em especial, proprietários do BMW i3 - tenho uma questão: qual a potência mínima da rede elétrica que uma casa deverá possuir para permitir carregar a viatura, mesmo na opção de configuração "Baixo", o mais baixo de todas as opções? Relembro que existem 3 opções: Máximo, Reduzido, Baixo.
Pergunto isto porque estou de férias numa casa de aldeia, muito antiga, e desconfio que a casa nem sequer instalação de fio de terra tem (não sei se se diz desta forma). A potência contratada acho que é a mínima, tipo 4.5kVA, mas a questão é que usando o carregador portátil do carro, com algumas tomadas, a luz LED de 'ground effect' não se acende. Notas tomadas acende. O resultado final é sempre o mesmo. Quando ligo a ficha a viatura, liga a luz branca, depois amarela, pisca amarela, e logo a seguir ouve-se lá de dentro gongo, e a luz pisca intermitente vermelha. Quando verifico no tablier do carro, diz algo como 'potência insuficiente rede eléctrica'.
Mais alguém experienciou algo parecido?
Abraço!
PS: como a minha viatura tem REX, e tenho 20% de SOC, vou aproveitar uma descida de 15km sempre a descer com declive de 600m de altitude para carregar mais um pouco, depois faço manter nível de carga e vou até casa assim! Mais uma prova que nos tempos de hoje, um BEV não permite de facto ser uma viatura para uma utilização para 100% de todos os utilizadores, não há rede suficientemente alargada de carregadores rápidos/lentos, por todo o país - sim, Trás-Os-Montes também são do nosso país! Devia ser obrigatório haver pelo menos um carregador de carga rápida por concelho.
Em especial, proprietários do BMW i3 - tenho uma questão: qual a potência mínima da rede elétrica que uma casa deverá possuir para permitir carregar a viatura, mesmo na opção de configuração "Baixo", o mais baixo de todas as opções? Relembro que existem 3 opções: Máximo, Reduzido, Baixo.
Pergunto isto porque estou de férias numa casa de aldeia, muito antiga, e desconfio que a casa nem sequer instalação de fio de terra tem (não sei se se diz desta forma). A potência contratada acho que é a mínima, tipo 4.5kVA, mas a questão é que usando o carregador portátil do carro, com algumas tomadas, a luz LED de 'ground effect' não se acende. Notas tomadas acende. O resultado final é sempre o mesmo. Quando ligo a ficha a viatura, liga a luz branca, depois amarela, pisca amarela, e logo a seguir ouve-se lá de dentro gongo, e a luz pisca intermitente vermelha. Quando verifico no tablier do carro, diz algo como 'potência insuficiente rede eléctrica'.
Mais alguém experienciou algo parecido?
Abraço!
PS: como a minha viatura tem REX, e tenho 20% de SOC, vou aproveitar uma descida de 15km sempre a descer com declive de 600m de altitude para carregar mais um pouco, depois faço manter nível de carga e vou até casa assim! Mais uma prova que nos tempos de hoje, um BEV não permite de facto ser uma viatura para uma utilização para 100% de todos os utilizadores, não há rede suficientemente alargada de carregadores rápidos/lentos, por todo o país - sim, Trás-Os-Montes também são do nosso país! Devia ser obrigatório haver pelo menos um carregador de carga rápida por concelho.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Não sei que contas são essas mas estão mal feitas. 4,6kVA são 20A monofásicos.rdias Escreveu:4.5 kva... são 10 A monofasico. Que coisas a casa tem ligada ? tente desligar alguns electrodomesticos...
Aqui o problema pode estar na tensão da rede, que pode ser demasiado baixa. O i3 não permite carregar a 5A? Talvez aí a tensão não baixe demasiado. De madrugada também é normal a tensão estar mais elevada, devido a menores consumos. Eu experimentava ver se de madrugada carrega.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
A potência mínima que se pode colocar numa residência (sem ser social) é de 3.45Kva ou 15A, o que dá para carregar todos os ve's. Nesse caso, também penso ser da tensão, mas com outro evse se calhar carregava.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Desculpa a minha ignorância. Há 3,45 Kva trifásico? Se sim cada fase teria 5A e aí o evse de 10A não dá.Fil Escreveu:A potência mínima que se pode colocar numa residência (sem ser social) é de 3.45Kva ou 15A, o que dá para carregar todos os ve's. Nesse caso, também penso ser da tensão, mas com outro evse se calhar carregava.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Segundo sei, o trifásico só começa em 10.35Kva, que são 10kW ou 15A por fase.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Ok! Não fazia sentido de outra forma.Fil Escreveu:Segundo sei, o trifásico só começa em 10.35Kva, que são 10kW ou 15A por fase.

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Há contratos antigos onde pode acontecer ter 3x5A. Em casa dos meus pais já foi assim. Neste momento está em 3x10A. É preciso esclarecer melhor esta questão. No entanto quem não carrega é o carro, não é o disjuntor de limitação de potência que dispara, por isso o problema não será por aí...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Isso é falta de terra (ou com passagem ao neutro), o meu carregador mennekes (que vinha com a BMW) tem o mesmo comportamento em algumas instalações mais antigas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Exacto. Deve ser terra. E, já agora, vamos ter um carregador normal (PCN) em todos os concelhos do país.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega
Verdade? Boa notícia!Volt Escreveu:Exacto. Deve ser terra. E, já agora, vamos ter um carregador normal (PCN) em todos os concelhos do país.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar