
apresentação lifo e algumas questoes
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apresentação lifo e algumas questoes
ola,
sou novo membro do forum. nao tenho VE mas penso comprar um, para ja ando a ponderar um miev ou leaf.
vendi o CI que tinha porque quase nao o usava. durante a semana ficava na garagem (em lisboa nao compensava usar pelo desperdicio de combustivel no transito e estacionamento dispendioso, por isso uso transportes publicos apesar das ligacoes nao serem as melhores) e ao fim-de-semana era para umas voltas ocasionais, quase todas até 50km. (ainda existe outro ci la em casa que nao é meu, mas posso usar para viagens mais longas)
Estou a pensar num VE para poder começar a usar diáriamente devido ao estacionamento gratis em lisboa e combustivel gratis ou quase.
a distancia para o trabalho é curta portanto um miev chega, mas a autonomia extra do leaf atrai para as voltas de fim-de-semana e para reduzir a ansiedade de autonomia. (por outro lado, desagrada-me pagar por um carro com interiores ao nivel do clio quase tanto como por um classe C)
algumas questoes que me fazem hesitar..
-se comprar um VE com mais autonomia mas depois usar pouco, existe perda de carga expressiva enquanto está parado? exemplo, um leaf vs miev se só fosse usado um bocado ao fim-de-semana.
-alguns destinos tem bons bocados de AE, desconfio que ir de VE pode tornar a viagem mais lenta e aborrecida, tornando-se tentador usar o CI para isso. exemplo lisboa->setubal ou sesimbra.
-moro num predio com parqueamento. nao existe ponto de carga mas tenho uma tomado do condominio perto do meu lugar. o condominio é pacifico mas costuma demorar uma eternidade para decidir qualquer coisa e normalmente preferem manter tudo como está. se quiser carregar o ev no parqueamento preciso avaliar opcoes.. trazer um cabo do meu andar nao parece viavel. usar um contador interno e acertar contas com o condominio tambem deve ser complicado. pedir a edp para instalar um contador so para mim pode ser mais facil (dado que se nao se pronunciarem posso avançar) mas deve ter encargos maiores, mesmo que nao use muito (tenho postos mobi.e por perto).
sou novo membro do forum. nao tenho VE mas penso comprar um, para ja ando a ponderar um miev ou leaf.
vendi o CI que tinha porque quase nao o usava. durante a semana ficava na garagem (em lisboa nao compensava usar pelo desperdicio de combustivel no transito e estacionamento dispendioso, por isso uso transportes publicos apesar das ligacoes nao serem as melhores) e ao fim-de-semana era para umas voltas ocasionais, quase todas até 50km. (ainda existe outro ci la em casa que nao é meu, mas posso usar para viagens mais longas)
Estou a pensar num VE para poder começar a usar diáriamente devido ao estacionamento gratis em lisboa e combustivel gratis ou quase.
a distancia para o trabalho é curta portanto um miev chega, mas a autonomia extra do leaf atrai para as voltas de fim-de-semana e para reduzir a ansiedade de autonomia. (por outro lado, desagrada-me pagar por um carro com interiores ao nivel do clio quase tanto como por um classe C)
algumas questoes que me fazem hesitar..
-se comprar um VE com mais autonomia mas depois usar pouco, existe perda de carga expressiva enquanto está parado? exemplo, um leaf vs miev se só fosse usado um bocado ao fim-de-semana.
-alguns destinos tem bons bocados de AE, desconfio que ir de VE pode tornar a viagem mais lenta e aborrecida, tornando-se tentador usar o CI para isso. exemplo lisboa->setubal ou sesimbra.
-moro num predio com parqueamento. nao existe ponto de carga mas tenho uma tomado do condominio perto do meu lugar. o condominio é pacifico mas costuma demorar uma eternidade para decidir qualquer coisa e normalmente preferem manter tudo como está. se quiser carregar o ev no parqueamento preciso avaliar opcoes.. trazer um cabo do meu andar nao parece viavel. usar um contador interno e acertar contas com o condominio tambem deve ser complicado. pedir a edp para instalar um contador so para mim pode ser mais facil (dado que se nao se pronunciarem posso avançar) mas deve ter encargos maiores, mesmo que nao use muito (tenho postos mobi.e por perto).
- BrunoAlves
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
Bem vindo 
Desde que não deixes o carro completamente carregado durante a semana enquanto não o usas, não deve haver degradação. Mas é um desperdício
Andar de VE com as autonomias actuais é sinônimo de andar devagar
Depois depende do alcance das voltinhas, que determina "quão" devagar 
A diferença de preço entre um Leaf é um clone usado é muito grande. Encontras aqui clones vendidos por 11-12k€, os Leaf da mesma idade são bastante mais caros. Claro que é outro carro. Mas depende do que quiseres fazer com ele.

Desde que não deixes o carro completamente carregado durante a semana enquanto não o usas, não deve haver degradação. Mas é um desperdício

Andar de VE com as autonomias actuais é sinônimo de andar devagar


A diferença de preço entre um Leaf é um clone usado é muito grande. Encontras aqui clones vendidos por 11-12k€, os Leaf da mesma idade são bastante mais caros. Claro que é outro carro. Mas depende do que quiseres fazer com ele.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: apresentação lifo e algumas questoes
clones
definição: modelo de viatura elétrica dentro do conjunto Mitsubishi i-MiEV, Citroën C-Zero, Peugeot iOn
justificação: são muito idênticos, construídos sobre a mesma plataforma, peças e motor.
definição: modelo de viatura elétrica dentro do conjunto Mitsubishi i-MiEV, Citroën C-Zero, Peugeot iOn
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
obrigado pelo esclarecimento.
outra duvida que tenho é em relacao a temperatura..
exemplo: se decidir ir de lisboa à praia a sesimbra e voltar (sem carregar), num dia de calor abrasador, mesmo com um leaf pode ser complicado?
outra duvida que tenho é em relacao a temperatura..
exemplo: se decidir ir de lisboa à praia a sesimbra e voltar (sem carregar), num dia de calor abrasador, mesmo com um leaf pode ser complicado?
- mjr
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
Bem vindo lifo!
Para o que descreves, os clones são suficientes, embora o espaço interior, bagageira e equipamento esteja uns furos abaixo do Leaf. Se quiseres ter um VE com poucos compromissos, tendo em conta a rede de PCRs que está neste momento a ser instalada, o Leaf de 30kW.h ou o Kia Soul EV penso serem os veículo indicados (o Kia não deve ser fácil de comprar...). Provavelmente já haverá Leafs de 30kW.h usados / de serviço a preços mais interessantes. E dado o provável lançamento da versão de 40kW.h, devem aparecer negócios interessantes para os de 30kW.h novos.
Sobre o calor, isso nunca será problema a nível da autonomia de uma dada viagem. As baterias até funcionam melhor a temperaturas elevadas, e o consumo do AC é baixo. As temperaturas elevadas são relevantes é a nível da degradação (perda de capacidade de armazenamento de energia) gradual do pack ao longo dos anos. Mas não são uns dias por ano de exposição a temperaturas elevadas que vão ter grande influência nisso.
Para o que descreves, os clones são suficientes, embora o espaço interior, bagageira e equipamento esteja uns furos abaixo do Leaf. Se quiseres ter um VE com poucos compromissos, tendo em conta a rede de PCRs que está neste momento a ser instalada, o Leaf de 30kW.h ou o Kia Soul EV penso serem os veículo indicados (o Kia não deve ser fácil de comprar...). Provavelmente já haverá Leafs de 30kW.h usados / de serviço a preços mais interessantes. E dado o provável lançamento da versão de 40kW.h, devem aparecer negócios interessantes para os de 30kW.h novos.
Sobre o calor, isso nunca será problema a nível da autonomia de uma dada viagem. As baterias até funcionam melhor a temperaturas elevadas, e o consumo do AC é baixo. As temperaturas elevadas são relevantes é a nível da degradação (perda de capacidade de armazenamento de energia) gradual do pack ao longo dos anos. Mas não são uns dias por ano de exposição a temperaturas elevadas que vão ter grande influência nisso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
LIsboa-Sesimbra/setubal são uns 50km, faz-se na boa. Qualquer carro dá! Para andar tão pouco os clones devem ser boas opções e ocupam menos espaço no estacionamento.
Bem vindo
Bem vindo
- rnlcarlov
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
É tudo uma questão do preço que está disposto a pagar. Por cerca de 10k€, consegue-se um clone em 2ª mão com poucos km. Com uma rede PCRs no País passa a ser possível ir quase todo o lado mesmo com os clones.
Um Leaf tem mais conforto e autonomia, permitindo fazer trajectos mais longos e/ou a maiores velocidades. Mas o preço é consideravelmente mais elevado. Se a utilização que dá ao carro não é muito intensiva em termos de percursos normais, um clone parece-me a hipótese em que se rentabiliza melhor o investimento. Para além disso, para a cidade são carros muito bons em termos de manobrabilidade e dimensões. Quantas vezes consegui estacionar em lugares estreitinhos onde poucos mais carros cabiam....
Um Leaf tem mais conforto e autonomia, permitindo fazer trajectos mais longos e/ou a maiores velocidades. Mas o preço é consideravelmente mais elevado. Se a utilização que dá ao carro não é muito intensiva em termos de percursos normais, um clone parece-me a hipótese em que se rentabiliza melhor o investimento. Para além disso, para a cidade são carros muito bons em termos de manobrabilidade e dimensões. Quantas vezes consegui estacionar em lugares estreitinhos onde poucos mais carros cabiam....

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Re: apresentação lifo e algumas questoes
para um clone nao sei se será bem assim. um amigo meu tem um e aquilo faz 100km com boa vontade.
assumindo que nao é para perder tempo com recarga, ida e volta sao os 100km. mesmo com carga 100%, tendo em conta que na AE nao se anda a 80km/h acho que pode ser arriscado..
mas tirando este caso, para cidade o clone é capaz de chegar, ate porque so preciso 1 ou 2 lugares e nao ha grande bagagem.
acho que estou a sofrer um bocado da ansiedade de autonomia mesmo ainda antes de experimentar a coisa.
o que nao percebo é o PVP anunciado de 30.000€ para um clone novo.. agora está mais caro que um leaf 30kwh!
assumindo que nao é para perder tempo com recarga, ida e volta sao os 100km. mesmo com carga 100%, tendo em conta que na AE nao se anda a 80km/h acho que pode ser arriscado..
mas tirando este caso, para cidade o clone é capaz de chegar, ate porque so preciso 1 ou 2 lugares e nao ha grande bagagem.
acho que estou a sofrer um bocado da ansiedade de autonomia mesmo ainda antes de experimentar a coisa.

o que nao percebo é o PVP anunciado de 30.000€ para um clone novo.. agora está mais caro que um leaf 30kwh!
- rnlcarlov
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
Eu faço 100km sem preocupações, excepto se for a 120km/h. Aí sim, só faço uns 70-80km. Uma bateria com degradação significativa poderá ter dificuldades, mas os carros tem uma boa dose de % não utilizada que permite não perder autonomia durante os primeiros 10-15% de degradação das baterias. É como eu disse, Num leaf (sobretudo os de 30kWh) podem fazer os 100km a 120km/h sem preocupações. Num clone é necessário moderar um pouco a velocidade para distâncias longas, mas também não é preciso pastar. De qualquer forma não há lei nenhuma que impeça de andar a 80 na AE. Aliás, até encontrei um número razoável de carros a essas velocidades em auto-estradas (não-elétricos).lifo Escreveu:para um clone nao sei se será bem assim. um amigo meu tem um e aquilo faz 100km com boa vontade.
assumindo que nao é para perder tempo com recarga, ida e volta sao os 100km. mesmo com carga 100%, tendo em conta que na AE nao se anda a 80km/h acho que pode ser arriscado..
mas tirando este caso, para cidade o clone é capaz de chegar, ate porque so preciso 1 ou 2 lugares e nao ha grande bagagem.
acho que estou a sofrer um bocado da ansiedade de autonomia mesmo ainda antes de experimentar a coisa.
o que nao percebo é o PVP anunciado de 30.000€ para um clone novo.. agora está mais caro que um leaf 30kwh!
- pemifer
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Re: apresentação lifo e algumas questoes
Bem vindo lifo!
Se pensares comprar um Leaf em segunda mão, há conselhos aqui no forum sobre a melhor maneira de prolongares a vida da bateria (eventualmente serão válidos para Leaf 30 e outros veiculos).
2 deles são os seguintes (ao contrário do que o margarett disse)
Não deixes a bateria muito tempo acima dos 80%.
Não deixes a bateria muito tempo abaixo dos 20%.
Se vais ter o carro muito tempo parado tem isto em atenção.
Aqui estão as dicas todas.
http://nissanleafpt.com/viewtopic.php?f ... 0bf#p72749
Se pensares comprar um Leaf em segunda mão, há conselhos aqui no forum sobre a melhor maneira de prolongares a vida da bateria (eventualmente serão válidos para Leaf 30 e outros veiculos).
2 deles são os seguintes (ao contrário do que o margarett disse)
Não deixes a bateria muito tempo acima dos 80%.
Não deixes a bateria muito tempo abaixo dos 20%.
Se vais ter o carro muito tempo parado tem isto em atenção.
Aqui estão as dicas todas.
http://nissanleafpt.com/viewtopic.php?f ... 0bf#p72749