Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
necofg
Mensagens: 4
Registado: 06 jun 2016, 00:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por necofg » 06 jun 2016, 11:04

Bom dia,

Já ando por aqui a espreitar à alguns meses, tenho aprendido muito, mas já percebi que há muito ainda para aprender... Não há é tanto tempo como seria desejável.

Sou o Pedro, tenho 33 anos, moro em Lisboa e no ano de 2015 fiz 8.000km de bicicleta eléctrica (existem 4 lá em casa), deslocações casa-trabalho-compras-passeio, por todo o distrito de Lisboa. Mas sem transpirar :)

Tenho duas crianças pequenas e uma monovolume a gasoleo que adoro, mas que me fica em 7€ aos 100km em combustível. Preciso de reduzir custos fixos e por isso, e porque agora tenho de começar a levar as crianças à escola e não é consensual o transporte no atrelado da bicicleta surge a necessidade de comprar o electrico.

Vão ser cerca de 35 a 60km diários, tenho garagem e no trabalho também posso por a carregar. No sonho tenho o Nissan NV-200 Evalia 7lugares mas estou a aguardar as baterias de 30 e preciso de um negócio em 2a mão, por isso só para daqui a dois anos. Até lá penso comprar/importar um do grupo PSA (i-miiev, ION, C0) só preciso de 4 lugares regularmente, e vou manter a monovolume para as viagens longas e transporte de grandes dimensões :)

Aproveito a apresentação para pedir a vossa ajuda em 3 pontos:

1- que carro aconselham, importado ou nacional, no caso de importar, quem aconselham para tratar disso?
2- que preciso de instalar em casa?
3- que cabos e extensões devo ter?

Se puderem acompanhar as vossas opiniões com links, fico desde já agradecido. Sei que todas estas informações já existem no fórum, mas algumas estão escondidas em tópicos e nem sempre é fácil dar com elas.

Desde já muito obrigado a todos. A ver se ainda este mês crio o meu DB aqui no fórum :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 11:14

Bem vindo necofg!

Para os 35-60km qualquer BEV dá, é uma questão de ver qual o mais equilibrado para o seu caso. Não sei se os clones serão espaçosos o suficiente para as cadeirinhas de criança. É uma questão de avaliar. Se fosse eu faria um esforço para comprar o Leaf (mais espaçoso, mais autonomia, melhores performances, mas também mais caro...), mas claro que sou suspeito 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por rnlcarlov » 06 jun 2016, 11:25

mjr Escreveu:Bem vindo necofg!
Não sei se os clones serão espaçosos o suficiente para as cadeirinhas de criança. É uma questão de avaliar.
De conversa com alguém lembro-me de ouvir que cadeirinhas de criança não são problema nos clones. Que tem menos performance que um Leaf é indiscutível, mas também têm a vantagem de poder andar com as baterias bem mais fresquinhas no verão e retardar a sua degradação. Embora os leafs mais novos tanto quanto tenho visto tem uma degradação mais lenta que os primeiros. É uma questão dos negócios disponíveis e da diferença de preços.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por Orlando » 06 jun 2016, 12:31

Bem vindo!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

necofg
Mensagens: 4
Registado: 06 jun 2016, 00:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por necofg » 06 jun 2016, 12:55

As cadeiras não são problema nos clones.
A ideia é poupar o máximo possível e por isso o Leaf deixa de ser opção.

obrigado.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por jasmim » 06 jun 2016, 13:06

Bem vindo! Escolha racional. ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por jrochate » 06 jun 2016, 13:22

necofg Escreveu:As cadeiras não são problema nos clones.
A ideia é poupar o máximo possível e por isso o Leaf deixa de ser opção.
De acordo. Há uma rapariga em Faro com duas cadeiras no seu iON e é uma mãe entusiasta dos V.E.

Já olhei lá para dentro e não havia grandes problemas (se quem vai à frente não tiver 1,80 :)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por jasmim » 06 jun 2016, 13:24

Tenho 1,82 e vou muito bem.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por jrochate » 06 jun 2016, 13:30

jasmim Escreveu:Tenho 1,82 e vou muito bem.
Expliquei-me mal: 1,80 mas com o banco chegado um pouco para a frente por causa das cadeiras :)
Aí já se pode ficar um pouco mais à justa, por causa das pernas dos meninos que vão atrás, sobretudo nas cadeiras grupos 1-2

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ao fim de meses na clandestinidade... Chegou a hora

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2016, 14:38

Bem vindo ;)

Em relação às questões que colocas, a minha opinião, baseada na minha experiência recente, é:
- nacional ou importado depende. Procura negócios, faz contas e decide por ti. Há bem pouco tempo houve aqui um negócio bem interessante para um clone, não sei se já foi vendido ou não. Eu importei com a ajuda do Jasmim, podes ver aqui o meu relato sobre o processo
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p70716 (e o resto do tópico se achares relevante)

- não precisas de instalar nada de especial se fores usar o carregador normal com que o carro vem. Não é pior certificates-te que tens uma tomada bem cablada e em boas condições. Eu fiz uma instalação mais cuidada porque quis já deixar o futuro preparado mas a tomada existente cumpria bem para o carregador de 10A que tenho actualmente
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p71886

- cabos, precisas de um cabo para os postos MobiE ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Apresentações”