Apresentação Sparrow
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Apresentação Sparrow
Olá, bem vindo!
A unica ajuda que te posso dar, em relação à compra, é que o Orlando ofereceu-me um por um preço mesmo bom.
Duvido que na Europa consigas arranjar por melhor preço.
Pergunta-lhe.
Acabei por optar por importar eu mesmo mas ainda não sei se vou ficar a ganhar ou não.
A unica ajuda que te posso dar, em relação à compra, é que o Orlando ofereceu-me um por um preço mesmo bom.
Duvido que na Europa consigas arranjar por melhor preço.
Pergunta-lhe.
Acabei por optar por importar eu mesmo mas ainda não sei se vou ficar a ganhar ou não.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
obrigado a todos.
hoje fui alimentar o "bichinho" a dar uma volta no Leaf do Mafgod!
o carro correspondeu em absoluto às minhas expectativas. com os €€€s que posso gastar vai ter de ser um carro dessa geração que vou adquirir. os MK2 estão muito mais caros do que aquilo que eu posso despender.
@Mafgod Obrigado mais uma vez pelo test drive!
hoje fui alimentar o "bichinho" a dar uma volta no Leaf do Mafgod!
o carro correspondeu em absoluto às minhas expectativas. com os €€€s que posso gastar vai ter de ser um carro dessa geração que vou adquirir. os MK2 estão muito mais caros do que aquilo que eu posso despender.
@Mafgod Obrigado mais uma vez pelo test drive!
-
- Proprietário Leaf
como estou a tentar comprar um carro eléctrico decidi olhar para a instalação eléctrica cá de casa para ver como será depois o carregamento...
aqui parte do quadro principal da casa onde se vê o disjuntor de saída para a garagem...
https://goo.gl/photos/pWXQr7zdYJHNG5yY8
pelo que eu percebo sai 16A para o quadro da garagem.
aqui o quadro da garagem...
https://goo.gl/photos/BiedfKH1xhsPQB3Q7
pelo que eu percebo, quer as tomadas, quer a iluminação está cada elemento protegido por disjuntores de 10A.
Sendo assim o máximo que vou poder usar para carregar o carro será 10A.
Certo?
Agora mais à frente... sabendo que eu na garagem só tenho o motor de abrir o portão e uma luz fluorescente, ambas as coisas normalmente desligadas pelo que não tenho nenhum consumo.... será que podia acrescentar no quadro um disjuntor de 16A e fazer a ligação para uma tomada CEE para carregar o carro a 16A?
Agradece-se opiniões técnicas fundadas!
EDIT: provavelmente até dispensaria a tomada CEE e faria uma wallbox caseira baseada em openevse, ligando um fio directo do quadro da garagem à wallbox.
aqui parte do quadro principal da casa onde se vê o disjuntor de saída para a garagem...
https://goo.gl/photos/pWXQr7zdYJHNG5yY8
pelo que eu percebo sai 16A para o quadro da garagem.
aqui o quadro da garagem...
https://goo.gl/photos/BiedfKH1xhsPQB3Q7
pelo que eu percebo, quer as tomadas, quer a iluminação está cada elemento protegido por disjuntores de 10A.
Sendo assim o máximo que vou poder usar para carregar o carro será 10A.
Certo?
Agora mais à frente... sabendo que eu na garagem só tenho o motor de abrir o portão e uma luz fluorescente, ambas as coisas normalmente desligadas pelo que não tenho nenhum consumo.... será que podia acrescentar no quadro um disjuntor de 16A e fazer a ligação para uma tomada CEE para carregar o carro a 16A?
Agradece-se opiniões técnicas fundadas!
EDIT: provavelmente até dispensaria a tomada CEE e faria uma wallbox caseira baseada em openevse, ligando um fio directo do quadro da garagem à wallbox.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Em principio terás fio de 2,5mm^2. Dependendo do comprimento, não é muito. Mas é suficiente 
Convém é que te certifiques da secção.

Convém é que te certifiques da secção.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
2.5mm^2 nunca é perigoso a 16A seja qual for a distância. Onde foste buscar essa ideia rdias?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Uma alteração simples ao quadro da garagem e ficas com 16A prontos a consumir, por isso tens boas condições. Agora tens que escolher o carro que queres para ver se é possivel ter mais o se está bem assim.
-
- Proprietário Leaf
O carro em princípio será um Nissan Leaf MK1
pelo que eu tenho lido o máximo que carrega é mesmo os 16A. por outro lado, aumentar para 32A também me levaria a ter de aumentar a potência contratada à EDP, pois tenho 6,9kVA o que não chega para os 32A.
por isso a minha ideia é mesmo acrescentar um disjuntor para 16A que ficava exclusivo para uma tomada CEE onde ligaria o EVSE.
pelo que eu tenho lido o máximo que carrega é mesmo os 16A. por outro lado, aumentar para 32A também me levaria a ter de aumentar a potência contratada à EDP, pois tenho 6,9kVA o que não chega para os 32A.
por isso a minha ideia é mesmo acrescentar um disjuntor para 16A que ficava exclusivo para uma tomada CEE onde ligaria o EVSE.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Mas se conseguires comprar um EVSE de 32A regulável podes carregar por ex a 24A e aproveitar praticamente toda a tua potência instalada, manter a casa a trabalhar (desde que não ligues o forno enquanto carregas o carro
) e carregar o carro 1,5x mais depressa que a 16A 

-
- Proprietário Leaf
Mas o Nissan Leaf MK1 não carrega só a 16A?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não sei
mas estava a assumir que pudesses carregar até 32. O meu só carrega a 16A mas tudo o que fizer e comprar será sempre a pensar no futuro