
Viagem com desnível
- alexmol
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Viagem com desnível
Imaginando que temos uma viagem de 50km em terreno plano.
Imaginando outra viagem também de 50km mas com declive constante, começando ao nível do mar e acabando 500m acima deste.
Se o nosso EV tiver um consumo médio em terreno plano de 15kWh/100km:
Na viagem plana gastaremos 7,5kWh.
Na viagem com desnível gastaremos 7,5kWh mais a energia potencial necessária para subir 500m.
Um carro com 1500kg necessitará de 1500 * 9,8 * 500 = 7,35 MJ = 2,08kWh
Assim a viagem com desnível ficará por 7,5 + 2,08 = 9,58kWh.
A média da viagem com desnível deixará de ser 15kWh/100km para passar a ser 19,16kWh/100km.
Os 2,08kWh extra necessários para a subida dariam para 13,8km em plano.
Voltando ao exemplo dado, será necessária uma autonomia de 50+13,8 = 63,8km para realizar a viagem.
Assim, uma regra simples para fazer contas de cabeça, num EV com cerca de 1500kg e 15kWh/100km de média em terreno plano, será:
A autonomia necessária para uma viagem com um desnível desfavorável é igual à distância a percorrer mais 1km por cada 35m de desnível.
Isto é num caso teórico em que a subida é constante, mas pode ajudar para fazer contas do tipo "subida à Serra da Estrela".
Vejamos:
Da Covilhã para a Torre são 25km com um desnível de 1700m.
A autonomia necessária será de 25 + 1700/35 = 74km
Parece exagero precisar de 3 vezes mais autonomia que em terreno plano, mas há testemunhos aqui no fórum que comprovam que a fórmula com 35m para 1km até deve estar a pecar por ser demasiado optimista.
O que acham?
PS: O que eu acho incrível é os GPS's dos EV's não fazerem logo esta conta!
PS2: Pessoal dos Tesla, como é? Se introduzirem um pico de montanha como destino ele tem isso em conta?
Imaginando outra viagem também de 50km mas com declive constante, começando ao nível do mar e acabando 500m acima deste.
Se o nosso EV tiver um consumo médio em terreno plano de 15kWh/100km:
Na viagem plana gastaremos 7,5kWh.
Na viagem com desnível gastaremos 7,5kWh mais a energia potencial necessária para subir 500m.
Um carro com 1500kg necessitará de 1500 * 9,8 * 500 = 7,35 MJ = 2,08kWh
Assim a viagem com desnível ficará por 7,5 + 2,08 = 9,58kWh.
A média da viagem com desnível deixará de ser 15kWh/100km para passar a ser 19,16kWh/100km.
Os 2,08kWh extra necessários para a subida dariam para 13,8km em plano.
Voltando ao exemplo dado, será necessária uma autonomia de 50+13,8 = 63,8km para realizar a viagem.
Assim, uma regra simples para fazer contas de cabeça, num EV com cerca de 1500kg e 15kWh/100km de média em terreno plano, será:
A autonomia necessária para uma viagem com um desnível desfavorável é igual à distância a percorrer mais 1km por cada 35m de desnível.
Isto é num caso teórico em que a subida é constante, mas pode ajudar para fazer contas do tipo "subida à Serra da Estrela".
Vejamos:
Da Covilhã para a Torre são 25km com um desnível de 1700m.
A autonomia necessária será de 25 + 1700/35 = 74km
Parece exagero precisar de 3 vezes mais autonomia que em terreno plano, mas há testemunhos aqui no fórum que comprovam que a fórmula com 35m para 1km até deve estar a pecar por ser demasiado optimista.
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PS2: Pessoal dos Tesla, como é? Se introduzirem um pico de montanha como destino ele tem isso em conta?
Re: Viagem com desnível
Essa contas batem certo com a minha experiência na Serra da Estrela, estou de acordo que para média de valores, é o exemplo perfeito 

- mjr
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Re: Viagem com desnível
As contas são essas, só falta considerar a eficiência da conversão da energia armazenada na bateria em energia potencial gravítica. Talvez uns 85%, pouco significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Viagem com desnível
Penso que o GPS dos BMW já faz isso, tem em conta o declive na estimativa da autonomia.alexmol Escreveu:Imaginando que temos uma viagem de 50km em terreno plano.
Imaginando outra viagem também de 50km mas com declive constante, começando ao nível do mar e acabando 500m acima deste.
Se o nosso EV tiver um consumo médio em terreno plano de 15kWh/100km:
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Na viagem com desnível gastaremos 7,5kWh mais a energia potencial necessária para subir 500m.
Um carro com 1500kg necessitará de 1500 * 9,8 * 500 = 7,35 MJ = 2,08kWh
Assim a viagem com desnível ficará por 7,5 + 2,08 = 9,58kWh.
A média da viagem com desnível deixará de ser 15kWh/100km para passar a ser 19,16kWh/100km.
Os 2,08kWh extra necessários para a subida dariam para 13,8km em plano.
Voltando ao exemplo dado, será necessária uma autonomia de 50+13,8 = 63,8km para realizar a viagem.
Assim, uma regra simples para fazer contas de cabeça, num EV com cerca de 1500kg e 15kWh/100km de média em terreno plano, será:
A autonomia necessária para uma viagem com um desnível desfavorável é igual à distância a percorrer mais 1km por cada 35m de desnível.
Isto é num caso teórico em que a subida é constante, mas pode ajudar para fazer contas do tipo "subida à Serra da Estrela".
Vejamos:
Da Covilhã para a Torre são 25km com um desnível de 1700m.
A autonomia necessária será de 25 + 1700/35 = 74km
Parece exagero precisar de 3 vezes mais autonomia que em terreno plano, mas há testemunhos aqui no fórum que comprovam que a fórmula com 35m para 1km até deve estar a pecar por ser demasiado optimista.
O que acham?
PS: O que eu acho incrível é os GPS's dos EV's não fazerem logo esta conta!
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Re: Viagem com desnível
Eu acho que apenas a fórmula da força gravítica não é a melhor forma de calcular o esforço para vencer a subida.
Há que ter em consideração o trabalho das forças dissipativas, nomeadamente o atrito.
E, neste caso, o atrito entre em consideração o angulo entre a partida e a chegada.
Isto, para dizer que, para a mesma distância (500m) poderá existir mais ou menos energia de acordo com o ângulo dessa distância, devido às forças dissipativas.
Há que ter em consideração o trabalho das forças dissipativas, nomeadamente o atrito.
E, neste caso, o atrito entre em consideração o angulo entre a partida e a chegada.
Isto, para dizer que, para a mesma distância (500m) poderá existir mais ou menos energia de acordo com o ângulo dessa distância, devido às forças dissipativas.
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Re: Viagem com desnível
Essas formulas têm como padrão a mesma velocidade, não é? Quer seja em plano ou a subir?
- alexmol
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Re: Viagem com desnível
A velocidade não interessa. Se o consumo médio em terreno plano é de 15kWh/100km e o VE pesar cerca de 1500kg então a regra aplica-se.
Como eu disse inicialmente, isto é apenas para fazer umas contas rápidas quase de cabeça (basta a calculadora do telemóvel), não é para chegar a valores exactos.
Não considerei a eficiência entre a energia na bateria e a energia potencial gravítica, onde estariam incluídos vários factores.
Quem quiser chegar a uma fórmula completa faça favor!
Como eu disse inicialmente, isto é apenas para fazer umas contas rápidas quase de cabeça (basta a calculadora do telemóvel), não é para chegar a valores exactos.
Não considerei a eficiência entre a energia na bateria e a energia potencial gravítica, onde estariam incluídos vários factores.
Quem quiser chegar a uma fórmula completa faça favor!
- mjr
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Re: Viagem com desnível
A fórmula está perfeita, pois o consumo considerado pela velocidade (atrito pneus, atmosférico,...) é fixo. A energia extra vem da variação de altitude e apenas peca pela falta da eficiência desde a bateria até às rodas como foi indicado, que andará pelos 85%, mas que depende de alguns fatores por vezes antagónicos (mais potência nas rodas é mais eficiente no motor/inversor mas menos eficiente na bateria). Penso que dividir os 2,1kW.h/500m por 0,85 dará um valor muito próximo da realidade, ou seja cerca de 2,5kW.h/500m ou 5kW.h por km de altitude.
No caso de descer 500m a velocidade constante sem usar os travões (apenas regen para manter a velocidade) a conta é ao contrário ou seja à energia que seria gasta em plano é necessário subtrair 2,1kW.h x 0,85 / 500m, ou seja 3,6kW.h por km de variação de altitude. Neste caso se o resultado for negativo foi carregada energia na bateria.
No caso de descer 500m a velocidade constante sem usar os travões (apenas regen para manter a velocidade) a conta é ao contrário ou seja à energia que seria gasta em plano é necessário subtrair 2,1kW.h x 0,85 / 500m, ou seja 3,6kW.h por km de variação de altitude. Neste caso se o resultado for negativo foi carregada energia na bateria.
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