
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Ok. Não altera a minha conclusão. Mais recente mas com mais quilómetros - maior degradação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo - Malm
Quando carrego ao 100% as células vão semper aos 4.105V Não é preciso nada de especial. É provável que para já vá sempre aos 102% SOC Real. Tenho de ver da próxima vez que fizer um carregamento completo.
Ainda não usei muito o AC nas baterias, pois o meu carro já chegou depois do Verão. Mas ter andado por França estes anos deve ter-lhe feito menos mal que andar por Portugal.
Mas tenho mesmo de ver se arranjo alguma maneira de tapar melhor os buracos do ar ao pé dos pés, pois o AC nas baterias enregela-se sempre os pés. Foge semper algum ar para ali.
Ainda não usei muito o AC nas baterias, pois o meu carro já chegou depois do Verão. Mas ter andado por França estes anos deve ter-lhe feito menos mal que andar por Portugal.
Mas tenho mesmo de ver se arranjo alguma maneira de tapar melhor os buracos do ar ao pé dos pés, pois o AC nas baterias enregela-se sempre os pés. Foge semper algum ar para ali.
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Re: Diário de bordo - Malm
Veio do exame às baterias com a mesma capacidade: 33,6 Ah. Não fizeram nenhuma calibração, também não era suposto, mas nunca se sabe.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Já começamos a ter dados de clones em Portugal........
41.3 ah - 11.400km - 2011 - Rui
41.3 ah - 30.000km - 2011 - Ric
40.7 ah - 29.600km - 2012 - Aníbal
38.9 ah - 50.000km - 2012 - Marco
38.6 ah - 14.000km - 2011 - Vitor
36.0 ah - 100.000km 2012 - Full
33.6 ah - 88.000km - 2011 - Malm
https://fb.com/groups/1547505538902065/?fth=1
41.3 ah - 11.400km - 2011 - Rui
41.3 ah - 30.000km - 2011 - Ric
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38.6 ah - 14.000km - 2011 - Vitor
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Re: Diário de bordo - Malm
Boa! Só da análise de dados objetivos se podem tirar conclusões demonstráveis, e este já é um bom princípio, parabéns!ICEM4N Escreveu:Já começamos a ter dados de clones em Portugal........

Por exemplo, e numa análise muito sumária, no sentido de validar a relação entre quilometragem e degradação, identifica-se a tendência geral de diminuição da taxa de degradação/km, à medida que a quilometragem aumenta ( o caso do Rui é aparente excepção...). Ora vejam, dividindo a degradação em Ah já experimentada, pelo nº de km feitos:
41.3 ah - 11.400km - 2011 - Rui - 8,7 Ah/11400 km= 0,00076 Ah/km
41.3 ah - 30.000km - 2011 - Ric - 8,7 Ah/30000 km= 0,00029 Ah/km
40.7 ah - 29.600km - 2012 - Aníbal - 9,3 Ah/29600 km= 0,00031 Ah/km
38.9 ah - 50.000km - 2012 - Marco - 11,1 Ah/50000km= 0,00022 Ah/km
38.6 ah - 14.000km - 2011 - Vitor - 11,4 Ah/14000km= 0,00081 Ah/km
36.0 ah - 100.000km 2012 - Full - 14 Ah/100000km= 0,00014 Ah/km
33.6 ah - 88.000km - 2011 - Malm - 16,4 Ah/88000km= 0,00019 Ah/km
Outras análise se poderão já fazer, com esta ainda pequena e curta base de dados, como por exemplo a determinação da taxa de degradação/idade , permitindo-vos então buscar explicações para as variações a registar, já que o fator tempo é fator de permanente degradação, mas ao observar-se variações nessa taxa, explicações haverá que buscar noutros fatores influenciadores...
Já reparei que na comunidade dos clones há uma particular sensibilidade para a temperatura... De acordo com investigações laboratoriais https://www.youtube.com/watch?v=pxP0Cu00sZs , também está claramente identificada uma influência não linear das voltagens... Talvez valesse a pena passarem a recolher valores dessas 2 variáveis e analisá-las também?

Bem Haja pela partilha, Ricardo!

- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo - Malm
Dois pontos.
A aparente excepção é o Vítor e não eu, pois ele tem mais km, e uma taxa de degradação superior.
Em segundo lugar, penso que a capacidade inicial a considerar é 48Ah e não 50Ah. Penso que já se falou algures por aqui que um carro novo virá com este valor de capacidade.
A aparente excepção é o Vítor e não eu, pois ele tem mais km, e uma taxa de degradação superior.
Em segundo lugar, penso que a capacidade inicial a considerar é 48Ah e não 50Ah. Penso que já se falou algures por aqui que um carro novo virá com este valor de capacidade.
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Re: Diário de bordo - Malm
Um dos dois será, sem dúvida, Rui!rnlcarlov Escreveu:Dois pontos.
A aparente excepção é o Vítor e não eu, pois ele tem mais km, e uma taxa de degradação superior.

São os que têm menos quilometragem e, se retirássemos da amostra um dos dois, a tese de que a taxa de degradação/Km diminui com o aumento da quilometragem estaria demonstrada, para o vosso ainda reduzido universo. Considerando os dois é que se evidencia a aparente exceção, que tem que ter sem dúvida uma explicação , embora estatisticamente, temos 6/7 a comprovar a tese e apenas 1/7 a negá-la. Sem dúvida que merece mais investigação, desapaixonada, e sem ideias pré-formadas.

Considerei 50Ah por serem, ao que julgo, baterias LEV50 mas, estatisticamente, a posição relativa dos vários elementos da amostra fica inalterada, com 48Ah, naturalmente. Mas sim, se julgardes mais realista essa assunção, melhor será que a adotem, em análises subsequentes!rnlcarlov Escreveu:Em segundo lugar, penso que a capacidade inicial a considerar é 48Ah e não 50Ah. Penso que já se falou algures por aqui que um carro novo virá com este valor de capacidade.

Obrigado!

Re: Diário de bordo - Malm
Obrigado pela partilha. É informação muito interessante.
Dados da Noruega dão uma ideia do quanto a temperatura importa, especialmente nas LEV50:
Estou curioso em ver dados das LEV50N para ver como se portam no mundo real.
Dados da Noruega dão uma ideia do quanto a temperatura importa, especialmente nas LEV50:
http://translate.googleusercontent.com/ ... 08trm8NH3AMedições da bateria:
2012 | 69.900 | 42,8 Ah | 89,17% | 04/16 | C-Zero | @ C zero0214
2012 | 56.000 | 40,8 Ah | 85,00% | 04/16 | C-Zero | @goggo
2012 | 51.000 | 40,1 Ah | 83,54% | 04/16 | C-Zero | @TB
2011 | 38.000 | 40,1 Ah | 83,54% | 04/16 | i-MiEV | @evole
2012 | 11.000 | 38,7 Ah | 80,62% | 04/16 | iOn | @Dani Jacobsen
2011 | 56.000 | 36,6 Ah | 76,25% | 04/16 | iOn | @svingen
Estou curioso em ver dados das LEV50N para ver como se portam no mundo real.
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu considero que um novo vem com 48 Ah. O EvBatMon fá-lo também, por isso é que me dá 70% de capacidade restante. Desde que um proprietário recebeu recentemente uma bateria nova e a capacidade registada era essa que esse se tornou o valor de referência. Como é do conhecimento geral, a degradação das baterias ocorre a uma taxa muito superior nos primeiros tempos. Por isso, outra coisa não seria de esperar - diminuição da taxa de degradação/km, à medida que a quilometragem aumenta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
[/quote]BECOOL Escreveu:Obrigado pela partilha. É informação muito interessante.
Dados da Noruega dão uma ideia do quanto a temperatura importa, especialmente nas LEV50..
Olá BECOOL, muito interessante esses dados que envias da "fria" Noruega. Sem dúvida que poderá ajudar a comunidade de clones portuguesa nas suas investigações a respeito das contribuições parcelares de cada fator de degradação conhecido. Eu vou continuar a dar a minha ajuda também , integrando e submetendo à mesma análise os valores que enviaste, numa tabela "multinacional" (continuo a usar o valor de 50Ah, por comodismo, mas outro mais realista poderia ser, sem afetação da relatividade dos resultados):
Medições da bateria:
41.3 ah - 11.400km - 2011 - Rui - 8,7 Ah/11400 km= 0,00076 Ah/km
41.3 ah - 30.000km - 2011 - Ric - 8,7 Ah/30000 km= 0,00029 Ah/km
40.7 ah - 29.600km - 2012 - Aníbal - 9,3 Ah/29600 km= 0,00031 Ah/km
38.9 ah - 50.000km - 2012 - Marco - 11,1 Ah/50000km= 0,00022 Ah/km
38.6 ah - 14.000km - 2011 - Vitor - 11,4 Ah/14000km= 0,00081 Ah/km
36.0 ah - 100.000km 2012 - Full - 14 Ah/100000km= 0,00014 Ah/km
33.6 ah - 88.000km - 2011 - Malm - 16,4 Ah/88000km= 0,00019 Ah/km
2012 | 69.900 | 42,8 Ah | 89,17% | 04/16 | C-Zero | @ C zero0214 - 7,2 Ah/69000 km= 0,00010 Ah/km
2012 | 56.000 | 40,8 Ah | 85,00% | 04/16 | C-Zero | @goggo - 9,2 Ah/56000 km= 0,00016 Ah/km
2012 | 51.000 | 40,1 Ah | 83,54% | 04/16 | C-Zero | @TB - 9,9 Ah/51000 km = 0,00019 Ah/km
2011 | 38.000 | 40,1 Ah | 83,54% | 04/16 | i-MiEV | @evole - 9,9 Ah/38000 Km = 0,00026 Ah/km
2012 | 11.000 | 38,7 Ah | 80,62% | 04/16 | iOn | @Dani Jacobsen - 11,3 Ah/11000km = 0,00102 Ah/km
2011 | 56.000 | 36,6 Ah | 76,25% | 04/16 | iOn | @svingen - 13,4 Ah/56000 km= 0,00024 Ah/km
É interessante verificar que afinal os Noruegueses são campeões e lanternas vermelhas em simultâneo... o melhor, mas o pior também..!

Razões para orgulho lusitano, apesar das aparentes condições mais desfavoráveis da temperatura ambiente, o conjunto português está de parabéns!!

Força Portugal!

