Hoje experimentei uma coisa nova,
Coloquei um íman (não um imã, que esses são do islão), perto do sensor de corrente (sensor de efeito de Hall) que está no terminal negativo da bateria para verificar se isto alterava a corrente reportada pelo Leaf Spy... e não é que altera mesmo.
Tinha formulado a hipótese que o conversor DC/DC desce a tensão quando detecta que a corrente desceu um determinado patamar, e se conseguisse enganar o VCM este continuaria a carregar a bateria com um tensão melhor (sem ter de andar a ligar os limpa para brisas).
Fui testar a minha hipótese mas infelizmente com o íman a simular correntes de 6 A positivos (entrar na bateria) e depois 4 A negativos não funcionou. passado o mesmo tempo a tensão desce para os 12,96 V
Então testei outra coisa. Retirar a ficha do sensor de corrente.
Quando se tira a ficha do sensor de corrente o Leaf Spy reporta -140A (aprox) e a tensão da bateria sobe para 13,90 V aprox.
Estou à espera agora que me apareçam os DTC correspondentes , mas até agora nada.
Porque é que a tensão sobe para 13,90 V e não 14,36 V quando se desliga o cabo do sensor?
Formulei entretanto outra hipótese que vou testar brevemente
Porque (e é isto que vou testar com um potenciómetro) o sensor de corrente também é um sensor de temperatura e o VCM corrige a voltagem de carga consoante a temperatura na zona da bateria, logo ao desligar o cabo do sensor de corrente também desligo o sensor de temperatura e o VCM assume por segurança uma correcção de voltagem da bateria
Não se esqueçam que desligar o sensor vai eventualmente provocar o aparecimento de erros DTC e a iluminação de luzes de erro no tablier.
Para os mais aventureiros

a ligação do VCM ao conversor DC/DC e o sinal PWM que controla o conversor
[img]
https://www.dropbox.com/s/e289sxlrzlkr0 ... c.png?dl=1[/img]
[img]
https://www.dropbox.com/s/4wqz2y5lci6h0 ... m.png?dl=1[/img]