Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 19 mar 2016, 18:47

alexmol Escreveu:O SOC Real chega aos 100% quando se faz uma carga completa ?
Ok, já tenho a resposta a esta pergunta. Tinha quase a certeza que depois de um carregamento completo podia ter o SoC Display a 100%, mas o SoC Real apenas a 96%. Faltava fazer a experiência, porque ele por vezes faz-me grandes surpresas... Mas não, é como eu pensava.

Imagem

Está a ser muito divertido testar esta nova aplicação, até porque trás elementos novos, ao mesmo tempo que dá para comparar com o caniOn outros valores que esta última já trazia. Tenho mantido contatos quase diários com o criador, e já aprendi mais umas quantas coisas sobre ela. Mas ainda tenho imensas perguntas por responder. E a algumas até posso ser eu o primeiro a encontrar as respostas. Afinal, quem falou pela primeira vez nos 2,75V como o valor faz o carro parar? Acho que foi aqui, neste DB do nissanleafpt, que isso foi referido pela primeira vez em canal aberto para todos.

Continuo com ideia, agora mais reforçada, que o SoC Real é obtido com base na voltagem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 19 mar 2016, 22:07

É muita experiência Malm.... Já tens muitas horas a olhar para o canion e o carro devido aos km já faz coisas que os outros ainda não sabem....
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 21 mar 2016, 10:51

Às voltas aqui com a nova aplicação, cheguei à conclusão que o carro considera a máxima voltagem possível numa célula de 4,2V. Apesar de carregando a partir do EVSE, dos PCR e de outro qualquer carregador, as células não passarem dos 4,11V, já aqui referi que já vi voltagens superiores com o carro a carregar por regeneração, valores tipo 4,13V. Mais uma vez insisto que o próprio carro não carrega os reais 100%, fazendo a sua própria proteção. Assim o comportamento de só carregar até um determinado valor de SoC acaba por ser feito pelo próprio carro, e não fará sentido estar a duplicá-lo. Será o software do carro que impede que as células carreguem mais, e um dia teremos a possibidade de alterar o valor para 4,2V, nem que pontualmente, para ter um pouco de extra carga numa viagem mais longa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cmvts
Registado: 15 mar 2016, 17:17
Data de fabrico: 21 mar 2012
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por cmvts » 21 mar 2016, 11:13

Bom dia, Malm
Vocês desculpem, que estão aqui com conversas a anos-luz e eu venho com uma pergunta tão elementar. Um dia talvez vos acompanhe :).
Fiz esta questão no meu fórum, e reencaminharam-me para o teu DB, que tu explicas.
Queria apenas perguntar-te como é que é aquela história de ligar o AC para arrefecer a bateria? Como tenho que fazer? Já percebi que em carga lenta não dá no ion. Mas que tenho que fazer para manter a bateria do meu ion fresquinha?
Obrigada!

cmvts

Mensagem por cmvts » 21 mar 2016, 12:00

Malm, obrigada, já não necessito desta ajuda. O rnlcarlov já me respondeu, com imagens e tudo, para eu não desaparafusar nada de errado.

ICEM4N
Proprietário Ion

Mensagem por ICEM4N » 21 mar 2016, 13:47

Malm, tens tido poucas perdas nestes últimos 2 anos.. No entanto estas a carregar sempre a 100% certo?
Se perdes 1.5ah por ano não faz grande sentido carregar a 80%, ficamos com défice de carga e se calhar a degradação vai ser a mesma...

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 21 mar 2016, 14:29

É o que eu estou farto de dizer, a proteção para as voltagens altas deixo isso com o carro. Quanto a mim, ele já a faz sozinho e muito bem. Sou muito irregular nos carregamentos, é conforme calha. Tanto o deixo carregar tudo o que quer, como interrompo quando me apetece.

Tenho visto muita teoria mas a prática o que me diz é que o que interessa é a temperatura. Quanto mais frescas elas andarem, menos degrada. Existe outro fator que também conta, é se temos LEV50 ou LEV50N, mas quanto a esse nada posso fazer. Mas apesar das LEV50 serem mais susceptíveis à degradação pelo calor, continuo a achar que dão mais garantias de não pifarem de um momento para o outro que as LEV50N (pelo menos as primeiras que saíram).

ICEM4N
Proprietário Ion

Mensagem por ICEM4N » 21 mar 2016, 15:21

Pois.... É o que me parece... Como o meu carro não é Leaf prefiro seguir as tuas experiências....

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 21 mar 2016, 16:47

Existe de facto uma grande diferença no ritmo de degradação entre o período pré-planeta Malm e o período pós-planeta Malm. Nos primeiros 3 anos, a média de descida foi de 3,8 Ah/ano. Nestes dois últimos anos foi de 1,35 Ah/ano. O ritmo desceu para menos de metade. Aquele ar condicionado a funcionar e passar as noites ao relento fazem muita diferença.

cmvts

Mensagem por cmvts » 21 mar 2016, 17:18

Tenho muito medo de deixar o meu carrito a dormir ao relento em Corroios, margem sul. Mas levo muito em conta esses conselhos para manter a bateria fresca, Malm. Um dia vou tentar. Nada que um bom seguro não cubra :).

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”