FBSousa Escreveu:...
Das pesquisas que tenho feito, fico sempre com dúvidas sobre a real autonomia do Model S.
Pela sua experiência, o que é expectável fazer com uma única carga?
Bem sei que depende da forma de conduzir, mas em média quanto tem conseguido e qual a diferença para os dados da marca?
Mais uma achega. Um dos ecrãs que acho mais úteis no Model S é o trip:
1. Faz uma curva do consumo expectável para um dado trajecto que se coloque no navegador.
2. Calcula esse trajecto e apresenta a curva em função pelo menos da altura e relevo que se tem que vencer, e do tipo de velocidade que se usa, considerando acelerações normais e velocidades no limite legal dos troços por onde se vai passar.
3. Actualiza com a curva real que fazemos mantendo a original calculada para referência.
4. Se consumo menos q o previsto a minha curva actual em tempo real fica acima da calculada e estou a poupar energia face ao previsto, no inverso a curva aparece abaixo e estou a consumir mais.
5. Ao longo do percurso a curva é actualizada permanentemente com os km que já percorri até ao momento e em qtos % estou no meu consumo.
Esta curva é uma grande ajuda na gestão do consumo ao longo de um percurso. Todos os cálculos do software são (muito) conservadores, ou seja não há más surpresas de se contar com o que se não tem, no fim costuma haver mais disponível, mais do que se pensava ou ele próprio dizia, desde que se ande nos limites legais. Estes limites legais são os 120, 90, 50 km conhecidos, AE, estrada, atravessar povoação. Se em vez de 120 for a 115 ou 110 o gráfico começa a mostrar ganho face ao previsto.
Mas agora o tcham. Quando entro numa AE (120 km/h de limite) ou numa estrada de 90 km/h de limite, o Autopilot propõe automaticamente um valor para velocidade de cruzeiro... Nunca é o limite legal. É sempre 10 km acima do limite. Se usar o valor proposto ganha-se um pouco em tempo, perde-se um pouco no consumo. Este valor é curioso: os velocímetros analógicos são regulados "para baixo", nunca batem certo com os valores do GPS. Aqui parece q ele compensa e considera +10 como o valor " óptimo". Não sei a razão real por detrás deste valor.