Ion apos carregamento de 100%

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por mjr » 30 jan 2016, 15:42

Bem vindo hands!

Esse carro está a pedir um teste da tomada. O GOM (valor de autonomia estimado pelo carro) depende de muitas variáveis e por isso não deve ser usado como indicador do estado da bateria. Há aqui vários experts em clones (iMiEV, ion, c0) que podem comparar o valor do teu teste da tomada com o de uma bateria nova.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 30 jan 2016, 15:55

mjr Escreveu:Bem vindo hands!

Esse carro está a pedir um teste da tomada. O GOM (valor de autonomia estimado pelo carro) depende de muitas variáveis e por isso não deve ser usado como indicador do estado da bateria. Há aqui vários experts em clones (iMiEV, ion, c0) que podem comparar o valor do teu teste da tomada com o de uma bateria nova.

Obrigado mjr,
Interessante.... e como se faz esse teste? Help !!! :)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por jasmim » 30 jan 2016, 16:01

Descarregando a bateria e de seguida fazer um carregamento a 100%. Utiliza um contador de energia e verás quantos kWh gastou.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por mjr » 30 jan 2016, 16:05

Basicamente é descarregar o carro completamente, até ele se desligar e depois carregar até 100% usando um medidor de energia para contar a energia gasta a carregar de 0 a 100%. Conforme a bateria vai perdendo capacidade esse valor vai naturalmente diminuindo. Comparando com o valor de uma carga de 0 a 100% num carro novo dá para ter uma ideia muito precisa do estado da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 30 jan 2016, 16:47

OK, vou fazer isso semana que vem. Tenho de esperar que a Peugeot o entregue , segunda-feira.....espero eu

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por FullElectric » 30 jan 2016, 18:12

Olá hands
vou tentar dar o meu contributo para o assunto. Devo ser um dos condutores com mais km em cima de um Czero, o meu já passou os 100.000km e nesta fase, o máximo que indica é 80-85km, embora a velocidades de 40-50km/h consiga no limite fazer 100.
Pelo que disse atrás presumo que o seu carro tenha 3 anos, mas quantos km tem?. Assim de repente esses 100km dizem pouco, é importante saber mais pormenores. O teste da tomada como já foi sugerido é primordial, assim como uma análise da bateria com a app Canion para comparar com o da tomada.
Já que tem o carro na Peugeot para análise da bateria aconselho que lhes peça o relatório do teste onde especifique o estado da bateria, ou pelo menos que lhe digam qual o SOH em % e capacidade util actual em Ah. A máquina deles mede esse valor.

Os Ion, Czero e imiev têm um comportamento ilusório relativamente à degradação inicial da bateria. Nos primeiros 50-60mil km quase não é persetível, mas depois disso torna-se bastante notória. Como o carro não nos informa o estado de degradação temos que ir medindo para sabermos.
Foi com base em testes e medições dessas que, antes de passar os 100mil, consegui fundamentar uma reclamação para a Citroen para o accionamento da garantia e troca da bateria. O processo já anda à 3 meses a correr todo o Grupo PSA, Citroen e Mitsubishi, mas como tenho o processo bem fundamentado, com prints das leituras e históricos de gráficos de carga, acabaram por me dar razão, fui informado à dias que a Citroen vai trocar a bateria.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por VETL » 30 jan 2016, 21:02

FullElectric Escreveu:...mas como tenho o processo bem fundamentado, com prints das leituras e históricos de gráficos de carga, acabaram por me dar razão, fui informado à dias que a Citroen vai trocar a bateria.
Citroen???!!!
Mas não é um ion?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por lmlr » 30 jan 2016, 21:29

Acho que nunca vi menos de 109km estimados, isto no inverno, no verão dá normalmente mais. Mas claro, vale o que vale.

hands
Mensagens: 32
Registado: 16 jan 2016, 16:29
Data de fabrico: 27 ago 1975
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por hands » 30 jan 2016, 22:31

O meu muito obrigado "FullElectric",
Com efeito o meu iON tem neste momento 5.000Kms apenas e ainda nao fez sequer os dois anos por isso aproveito a Garantia e deixei-oa na Peugeot na quinta-feira passada.

Vou desde ja enviar um e-mail ao assistente da Oficina Peugeot que esta a tratar do meu caso a solicitar essas "coisas" tecnicas de que me fala ;) e ver a atitudes deles para com o meu pedido :)

O meu muito obrigado !!! Espero um dia chegar a esses adfmiraveis 100.000KM ;)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ion apos carregamento de 100%

Mensagem por rnlcarlov » 30 jan 2016, 22:37

E para fazer a bateria durar mais é fundamental mantê-la fresca. Para isso existe um truque que permite mandar o A/C para as baterias, o que se torna muito útil no Verão. Os diários de bordo do Malm, Iceman e o meu, por exemplo, têm lá esse processo muito simples.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”