
Limitador de velocidade em regeneração
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Limitador ou cruise control funcionam a substituir sómente o pé no acelerador, o primeiro é uma especie de velocidade minima e o segundo uma velocidade máxima. A regeneração será aplicada consoante o modo escolhido. Numa descida ingreme o carro pode ultrapassar a velocidade definida. Quando se usa o CC as acelerações sao mais agressivas, mesmo em ECO, daí o GOM baixar a autonomia estimada sempre que liga o CC.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Ou seja regeneração D ou ECO ou B (para quem o tem) é igual com ou sem CC ou limitadorApr Escreveu:Limitador ou cruise control funcionam a substituir sómente o pé no acelerador, o primeiro é uma especie de velocidade minima e o segundo uma velocidade máxima. A regeneração será aplicada consoante o modo escolhido. Numa descida ingreme o carro pode ultrapassar a velocidade definida. Quando se usa o CC as acelerações sao mais agressivas, mesmo em ECO, daí o GOM baixar a autonomia estimada sempre que liga o CC.
Por isso é que coloquei o tópico em "sugestões para a Nissan", porque acho que o limitador alem de impedir a aceleração devia "travar" (regenerar) para manter o limite de velocidade colocado no setpoint
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
E isso na pratica acontece ou deveria acontecer tendo uma regeneracao capaz.
Num mk2 em B dificilmente o carro ultrapassará o set point pois a regeneracao segura o carro em praticamente todas as descidas (desde que nao esteja acima de 90% soc). Num mk1, e ainda por cima depois de ter levado com o ultimo upgrade, esquecam pois a regeneracao nao é suficiente para segurar a velocidade em algumas descidas que nem precisam ser muito acentuadas
Num mk2 em B dificilmente o carro ultrapassará o set point pois a regeneracao segura o carro em praticamente todas as descidas (desde que nao esteja acima de 90% soc). Num mk1, e ainda por cima depois de ter levado com o ultimo upgrade, esquecam pois a regeneracao nao é suficiente para segurar a velocidade em algumas descidas que nem precisam ser muito acentuadas
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Activa aos 38km/hjasmim Escreveu:Também nunca usei o limitador.
Se não estou em erro o CC só ativa aos 48 km/h.
A regeneração é capaz, a nissan é que a limita para a condução ser parecida com um CI no entanto em teoria , o Leaf deveria ser capaz de regenerar até 80kwFullElectric Escreveu:E isso na pratica acontece ou deveria acontecer tendo uma regeneracao capaz.
Num mk2 em B dificilmente o carro ultrapassará o set point pois a regeneracao segura o carro em praticamente todas as descidas (desde que nao esteja acima de 90% soc). Num mk1, e ainda por cima depois de ter levado com o ultimo upgrade, esquecam pois a regeneracao nao é suficiente para segurar a velocidade em algumas descidas que nem precisam ser muito acentuadas
- mjr
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Nos mk1 a regeneração será sempre bastante limitada e não vale a pena falar com o Nissan pois nunca vão mudar isso. Nos mk2 penso que em modo B ele usará a regeneração máxima possível em CC e em LV para manter a velocidade pretendida. Mas isso eu não posso testar.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
A questão fulcral é se ele usa a regeneração máxima ou apenas a necessária para manter a velocidade, em CC acredito que funcione mas apenas porque a regeneração está ligada ao acelerador, não porque foi programada para fazer o que sugeri.mjr Escreveu:Nos mk1 a regeneração será sempre bastante limitada e não vale a pena falar com o Nissan pois nunca vão mudar isso. Nos mk2 penso que em modo B ele usará a regeneração máxima possível em CC e em LV para manter a velocidade pretendida. Mas isso eu não posso testar.
Um pequeno exemplo para o CC
estrada nivelada seguida de descida acentuada com CC em modo B a 50km/h:
Quando estamos na estrada nivelada o CC tem de manter a velocidade logo tem de fornecer energia, logo não regenera
Quando começamos a descer o CC retira progressivamente o "pé do pedal" para manter a velocidade, podem acontecer duas coisas:
1 - a força "travagem" de regeneração é igual ou superior à da gravidade, atrito e atrito aerodinâmico, logo a velocidade diminui e o CC "carrega no pedal" para manter a velocidade
2 - Sendo a regeneração inferior às forças que actuam sobre o veiculo este vai progressivamente ganhando velocidade.
Alguém que tenha um mk2 pode testar o funcionamento em limitador mantendo em B mas carregando sempre no pedal do acelerador e verificar o que acontece à velocidade e à regeneração para sabermos qual o comportamento neste caso especifico
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
O mk2 tem o mesmo comportamento. Ultrapassa a velocidade definida no limitador porque não usa a regeneração máxima.
Carregar no acelerador não tem qualquer influencia, excepto se carregar a fundo.
Carregar no acelerador não tem qualquer influencia, excepto se carregar a fundo.
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- mjr
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Em modo B não usa a regeneração máxima que faria caso largasse o acelerador? Se não faz isso, devia.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Faz. foi como disse acima, substitui o pé no pedal, nada mais. E quando acelera parece um utilizador de CI com o depósito cheio...
- mjr
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Re: Limitador de velocidade em regeneração
Mas o modo B não usa a regeneração máxima quando se tira o pé do pedal? A minha curta experiência com um mk2 deu a entender isso, tal a força de travagem ao largar o acelerador em modo B.
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