Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
-
VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Mensagem
por VETL » 08 jan 2016, 01:01
FullElectric Escreveu:VETL Escreveu:
2ª. questão:
O fulleletric acho que queria saber quantos GID's reporta o LeafSpy...
Era isso mesmo, a pergunta é que não foi bem feita
Obrigado VETL

Não é que eu não queira saber. Mas aproveitei a deixa...

=>
Automóvel Eléctrico
=>
Micro Produção Fotovoltaica
=>
Painel Solar AQS
=>
Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos:
http://www.uve.pt
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Mensagem
por RJSC » 08 jan 2016, 01:23
Eu também desconfiei mas... Os GIDs são uma unidade arbitrária de energia utilizada só nos Leafs e eNV200 e não uma unidade universal, tenho uma certa alergia mental a coisas proprietárias/"não standard" e nunca lhes liguei...
Particularidades desta estranha criatura (já parece um discurso do malm

)
Como tal não registei...
"Pelo bem da ciência" vou então fazer mais uma maldadezita ao pack e mudar o modo de carga de 80% para 100% para amanhã.
-
pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Mensagem
por pnunes » 08 jan 2016, 01:38
RJSC Escreveu:
"Pelo bem da ciência" vou então fazer mais uma maldadezita ao pack e mudar o modo de carga de 80% para 100% para amanhã.
Mas espera aí! Também és dos que pensa que a carregar a 80% e melhor que carregar a 100%?
Isto deixa me bastante confuso!!!
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Mensagem
por RJSC » 08 jan 2016, 02:46
Segundo o que pude ler até hoje manter o pack entre 30% e 80% aumenta a vida útil da bateria.
Alguns computadores portáteis têm um modo de 80% de carga e até os Teslas para carregar a 100% têm um modo de "Max Range".
Na folha que me entregaram na revisão da Nissan um dos pontos avaliados no tratamento da bateria era o tempo passado em estados de carga elevados.
-
pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Mensagem
por pnunes » 08 jan 2016, 03:14
RJSC Escreveu:Segundo o que pude ler até hoje manter o pack entre 30% e 80% aumenta a vida útil da bateria.
Alguns computadores portáteis têm um modo de 80% de carga e até os Teslas para carregar a 100% têm um modo de "Max Range".
Na folha que me entregaram na revisão da Nissan um dos pontos avaliados no tratamento da bateria era o tempo passado em estados de carga elevados.
Não sei q te diga!!
Podia se abrir um topico com uma votação/estatistica em que os utilizadores clicavam no regime em q carregavam, daqui a uns tempos ou até mesmo agora daria para começar a perceber na realidade os resultados desses regimes de carga...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 08 jan 2016, 09:08
Há outra razão para carregar a 80%, para quem não precisa da autonomia. Chama-se regen.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Mensagem
por RJSC » 08 jan 2016, 11:24
E eu saio de casa a descer, dá jeito.
A carga completa reportou 230 GIDs.
-
galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Mensagem
por galt » 08 jan 2016, 11:48
Da pouca experiência que tenho com Leaf a temperatura é o maior inimigo da longevidade.
As baterias no nível de carga a 100% estão poucas horas (final do carregamento até sair de manhã).
Como o meu Leaf "dorme" numa garagem com temperatura que ronda os 20ºC (esta semana) a temperatura não baixa o desejado, apenas durante o dia nos dias frescos.
Um dos leafs que levou uma bateria nova à uns meses ao abrigo da garantia foi precisamente devido às temperaturas altas permanentes existente na garagem.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Mensagem
por Orlando » 08 jan 2016, 11:58
Temperatura é veneno... Cargas rápidas não.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
FullElectric
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Mensagem
por FullElectric » 08 jan 2016, 15:52
RJSC Escreveu:E eu saio de casa a descer, dá jeito.
A carga completa reportou 230 GIDs.
Certo. Este valor está em linha com os 84% SOH. Os 22,5 kWh da tomada é que não estão na mesma linha