
Trago aqui para conhecimento de eventuais interessados em "Micologia" saúde, alimentação e sustentabilidade . Mesmo que o assunto nada tenha a ver com mobilidade (o forum), tem muito a ver com sustentabilidade, saúde, negocio/economia, naturalmente, penso eu! Se é barato? ...não sei... cada um que julgue!

Embora não haja números absolutos e as citações variam conforme os ensaios, do que aprendi e grosso modo, com (1,5 kg de substrato e +/- 1 l H2O e respectivo micélio,) se poderá obter uma transformação em 1 Kg de alimento, (por ventura muito superior à carne).
No final ainda ficamos com um composto de grande valor para acrescentar na terra do jardim ou na nossa horta.
Nada tenho a ver com faceta comercial/industrial apresentada, pois não conheço ninguém, mas garanto-vos que foi para mim uma enorme satisfação ter ido a uma curta formação de produção de cogumelos em casa. Muito gratificante e já comi cogumelos criados por mim. Uma delicia mesmo.
O programa do encontro/palestra/mostra, (no link logo abaixo da entrada), e é no Seminário de Vilar no Porto e já no dia 12 Dezembro. Eu pretendo passar lá algum tempo.
http://unifungi.pt/
:::::::
Festival do Cogumelo Português - Programa Conferências
Porto, Seminário de Vilar, 12 dezembro
:::::::
Se quiserem aparecer e aproveitar para tomar contacto com este mundo pouco divulgado, da "alimentação, comércio e industria", aproveitem que a entrada é gratuita.
Dou-vos mais um exemplo das potencialidades dos cogumelos. Li algures que o Japão estará a aproveitar os cogumelos para fazer a recuperação de solos nas áreas de Fukujima, já que os cogumelos conseguem mobilizar do solo, contaminantes que doutra forma seria quase impossível retirar. Esses não são consumíveis. É claro que, também por isso, é importante saber onde onde foram colhidos.
Apareçam