Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 28 nov 2015, 22:47

Descarga completa* do pack Fluence ZE - a novela.

Capítulo 1º - Chegando aos 3,7V

O aviso de bateria fraca já passou lá atrás e estamos em pleno aviso de bateria muito fraca.
A autonomia prevista já desapareceu e deu lugar a uns - - - :?
Já apareceu a mensagem de "desempenhos limitados" e em aceleração forte nota-se a limitação de potência.
Quem não tem Fluence ZE Spy está às cegas.

No entanto esta limitação de potência é uma forma do software preservar energia pois a bateria continua a anunciar uma potência disponível de 87,5kW.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... gsqqfc.png[/img]

Com a célula mais alta abaixo dos 3,7V inicia-se o cálculo do JV - Judgment Value (valor, segundo a Nissan, abaixo do qual uma célula se considera má) e surge a primeira surpresa.
Apesar da diferença entre a célula mais alta e mais baixa ser de apenas 65mV o JV parece indicar que existe uma célula fraca, o que não parece intuitivo.

Altura de fazer as contas à mão para confirmar:

JV = Tensão média das células - ( Tensão da célula mais alta - Tensão média das células) x 1.5
JV = 3,672 - (3,697 - 3,672) x 1.5 = 3.6345 V

Ora estando a célula mais baixa em 3,634V aparentemente cumpre o critério por um triz!

O próprio software do Fluence calcula um valor que chamei de "Weak cell threshold" que neste caso estava em 3,630V, próximo do JV.

Uns minutos depois:

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... caboj2.png[/img]

Neste caso: JV = 3,651 - (3,691 - 3,651) x 1.5 = 3,591 V
Apesar da diferença entre células já ir em 87mV nenhuma célula cumpre o critério JV pois a mais baixa está em 3,604V :shock:


Capítulo 2º - Chegando a 0% de SOC

Descarregados mais 0,8kWh o SOC chega a zero estando o SoC Real em 7%.
O carro já limita bastante a aceleração mas a bateria ainda está a reportar 87.5kW de potência máxima disponível.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... m94rb6.png[/img]

O curioso é que os critérios JV e Weak Cell Threshold agora dão resultados diferentes.
Pelo critério JV nenhuma célula está fraca mas pelo critério WCT já há células abaixo dos 3,437V.


Capítulo 3º - Abaixo de 0% de SOC

Quando se entra nesta terra de ninguém a bateria ainda reporta 87.5kW de potência máxima.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... 4aptie.png[/img]

A diferença entre a célula mais baixa e mais alta agrava-se.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... cx55zu.png[/img]

As células assinaladas a laranja (nova funcionalidade do Fluence ZE Spy) são as que estão abaixo do Weak Cell Threshold.

Os valores de SoC e Energia restante no pack ficaram congelados nos 0,02% e 0,1kWh e daqui não descem mais.

Chegando aos 5% de SoC REAL a bateria começa finalmente a "fraquejar" e a potência máxima começa a diminuir.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... bu9n28.png[/img]


Capítulo 4º - Abaixo do zero absoluto

Depois da terra de ninguém chegamos ao vazio sideral.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... f3dcf6.png[/img]

A bateria já reporta uma potência disponível significativamente baixa.
A diferença entre células aumentou mas pelo critério JV não há células más.
Já pelo critério WCT há células fracas.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... gylmox.png[/img]

Capítulo 5º - Fim

Mesmo antes de desistir de vez o panorama é este:

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... l8v5pq.png[/img]

Como nunca pensei que as células fossem abaixo dos 2,6V os gráficos do Fluence ZE Spy não mostraram as células mais baixas.
Além disso aconteceram coisas estranhas, com células a dizerem que estão com o shunt activo (a verde).

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... o7dl9e.png[/img]


Capítulo 6º - Epílogo

O que esperar então a partir do momento que se chega ao alarme de bateria muito fraca ?

Quem tem Fluence ZE Spy pode ir verificando vários parâmentros. Quando o SoC Real chegar a zero resta apenas verificar a potência máxima disponível e a tensão média das células.
Quando a tensão média das células chegar a 2,7V a paragem é quase imediata.

A partir do momento do alarme de bateria muito fraca, cerca dos 5% de SoC, até aos 0% de SoC a bateria forneceu 1kWh, coerente com o valor de energia restante na bateria.
Dos 0% de SoC até aos 0% de SoC Real a bateria forneceu 1kWh.
Dos 0% de SoC Real até desligar a bateria forneceu 0,5kWh.

No meu caso foi possível extrair 2,5kWh da bateria a partir do momento de alarme de bateria muito fraca.
Estes 2,5kWh, considerando uma média de 15kWh/100km darão para 16km, ou para 20km a uma média de 12kWh/100km.
Alexandre Moleiro

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por lmlr » 28 nov 2015, 23:03

Espetáculo :D

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 28 nov 2015, 23:07

Muitissimo interessante. realmente dá para ver o que acontece durante as várias fazes. Portanto confirma-se os tais 20km que consegui fazer.(embora em circuito fechado, o que implicou alguma regeneração)
Já agora, vai haver teste da tomada? gostaria de comparar com os valores que medi.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 28 nov 2015, 23:17

Flyer Escreveu:Já agora, vai haver teste da tomada? gostaria de comparar com os valores que medi.
Sim, vai.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 28 nov 2015, 23:22

Se essas células são iguais às do leaf, fico preocupado ao ver essas tensões. O leaf protege muito mais não deixando descer tão abaixo.
Por outro lado, esse pack está super bem equilibrado.
Com essas tensões, a diferença entre a mais baixa e a mais alta representa um valor ridículo em termos de energia disponível que não pode ser utilizada, sem qualquer influência na autonomia do carro.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por FullElectric » 29 nov 2015, 01:02

Excelente trabalho Alex
Assim de repente isto mostra que o Fluence disponibiliza uma capacidade útil superior à do Leaf pois liberta mais cerca de 1 kWh na zona baixa de tensão da bateria. O leaf corta mais cedo.
Este facto explica, em parte, a maior energia que carrega da tomada, um Leaf novo carrega 25kWh da tomada, um Fluence novo carrega 27,6. Embora me parecesse exagerada, sempre associei toda esta diferença às maiores perdas de carregamento, o teu teste mostra que afinal também carrega mais energia.

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 29 nov 2015, 09:54

VETL Escreveu:O leaf protege muito mais não deixando descer tão abaixo.
Desconfio que tem a ver com o modelo de propriedade da bateria. Os utilizadores dos sistemas Quick-drop nunca iriam ter problemas de degradação, era só trocar por outra.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 29 nov 2015, 09:57

FullElectric Escreveu:Assim de repente isto mostra que o Fluence disponibiliza uma capacidade útil superior à do Leaf pois liberta mais cerca de 1 kWh na zona baixa de tensão da bateria.
O que explica os 185km NEDC.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 29 nov 2015, 11:16

O teste da tomada deu 23.6kWh, carregando a 6A.

Talvez por ter carregado a partir do estado de descarga completa aconteceu uma coisa estranha:

Carregou até um ponto onde nunca o tinha visto antes.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... jmxg8l.png[/img]

Nunca tinha visto o SoC acima dos 104%
Nunca tinha visto o SoC Real acima dos 94%
Nunca tinha visto a tensão do pack acima dos 394V

Depois da carga parar liguei o carro durante uns minutos para os valores descerem e meti novamente à carga.

Desta vez a carga já parou em valores "típicos"
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... jgiziq.png[/img]
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por lmlr » 29 nov 2015, 22:04

Por curiosidade, a 6A quanto tempo demorou a carregar?

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