Capítulo 1º - Chegando aos 3,7V
O aviso de bateria fraca já passou lá atrás e estamos em pleno aviso de bateria muito fraca.
A autonomia prevista já desapareceu e deu lugar a uns - - -

Já apareceu a mensagem de "desempenhos limitados" e em aceleração forte nota-se a limitação de potência.
Quem não tem Fluence ZE Spy está às cegas.
No entanto esta limitação de potência é uma forma do software preservar energia pois a bateria continua a anunciar uma potência disponível de 87,5kW.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... gsqqfc.png[/img]
Com a célula mais alta abaixo dos 3,7V inicia-se o cálculo do JV - Judgment Value (valor, segundo a Nissan, abaixo do qual uma célula se considera má) e surge a primeira surpresa.
Apesar da diferença entre a célula mais alta e mais baixa ser de apenas 65mV o JV parece indicar que existe uma célula fraca, o que não parece intuitivo.
Altura de fazer as contas à mão para confirmar:
JV = Tensão média das células - ( Tensão da célula mais alta - Tensão média das células) x 1.5
JV = 3,672 - (3,697 - 3,672) x 1.5 = 3.6345 V
Ora estando a célula mais baixa em 3,634V aparentemente cumpre o critério por um triz!
O próprio software do Fluence calcula um valor que chamei de "Weak cell threshold" que neste caso estava em 3,630V, próximo do JV.
Uns minutos depois:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... caboj2.png[/img]
Neste caso: JV = 3,651 - (3,691 - 3,651) x 1.5 = 3,591 V
Apesar da diferença entre células já ir em 87mV nenhuma célula cumpre o critério JV pois a mais baixa está em 3,604V

Capítulo 2º - Chegando a 0% de SOC
Descarregados mais 0,8kWh o SOC chega a zero estando o SoC Real em 7%.
O carro já limita bastante a aceleração mas a bateria ainda está a reportar 87.5kW de potência máxima disponível.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... m94rb6.png[/img]
O curioso é que os critérios JV e Weak Cell Threshold agora dão resultados diferentes.
Pelo critério JV nenhuma célula está fraca mas pelo critério WCT já há células abaixo dos 3,437V.
Capítulo 3º - Abaixo de 0% de SOC
Quando se entra nesta terra de ninguém a bateria ainda reporta 87.5kW de potência máxima.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... 4aptie.png[/img]
A diferença entre a célula mais baixa e mais alta agrava-se.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... cx55zu.png[/img]
As células assinaladas a laranja (nova funcionalidade do Fluence ZE Spy) são as que estão abaixo do Weak Cell Threshold.
Os valores de SoC e Energia restante no pack ficaram congelados nos 0,02% e 0,1kWh e daqui não descem mais.
Chegando aos 5% de SoC REAL a bateria começa finalmente a "fraquejar" e a potência máxima começa a diminuir.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... bu9n28.png[/img]
Capítulo 4º - Abaixo do zero absoluto
Depois da terra de ninguém chegamos ao vazio sideral.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... f3dcf6.png[/img]
A bateria já reporta uma potência disponível significativamente baixa.
A diferença entre células aumentou mas pelo critério JV não há células más.
Já pelo critério WCT há células fracas.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... gylmox.png[/img]
Capítulo 5º - Fim
Mesmo antes de desistir de vez o panorama é este:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... l8v5pq.png[/img]
Como nunca pensei que as células fossem abaixo dos 2,6V os gráficos do Fluence ZE Spy não mostraram as células mais baixas.
Além disso aconteceram coisas estranhas, com células a dizerem que estão com o shunt activo (a verde).
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... o7dl9e.png[/img]
Capítulo 6º - Epílogo
O que esperar então a partir do momento que se chega ao alarme de bateria muito fraca ?
Quem tem Fluence ZE Spy pode ir verificando vários parâmentros. Quando o SoC Real chegar a zero resta apenas verificar a potência máxima disponível e a tensão média das células.
Quando a tensão média das células chegar a 2,7V a paragem é quase imediata.
A partir do momento do alarme de bateria muito fraca, cerca dos 5% de SoC, até aos 0% de SoC a bateria forneceu 1kWh, coerente com o valor de energia restante na bateria.
Dos 0% de SoC até aos 0% de SoC Real a bateria forneceu 1kWh.
Dos 0% de SoC Real até desligar a bateria forneceu 0,5kWh.
No meu caso foi possível extrair 2,5kWh da bateria a partir do momento de alarme de bateria muito fraca.
Estes 2,5kWh, considerando uma média de 15kWh/100km darão para 16km, ou para 20km a uma média de 12kWh/100km.