Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mrr » 21 out 2015, 19:20

Apr Escreveu:Levei o Leaf a trocar os apoios do isofix dos bancos de trás. Trata-se um defeito de fabrico onde os apoios se apresentam cheios de ferrugem. No meu caso os bancos não foram trocados, apenas os apoios.

Acho que no caso do prgc trocaram os bancos de trás.
O meu chegou a ir para a oficina para pintar os bancos, mas viram que era tanta ferrugem que não fizeram a intervenção, agora estou a espera que me digam algo.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 10 nov 2015, 15:29

Epa, nem 2 meses!! A bateria de 12V voltou a dar problemas!

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Desta vez não consegui ligar o carro com ligação direta de outro, tive que ligar para a assistência em viagem para levarem o carro para a Nissan.

No momento em que estava tudo preparado para puxar o carro para o reboque lembrei-me que é preciso destrancá-lo... sabia que era preciso um procedimento manhoso em que são precisas 2 pessoas e é necessário arrancar uns fusíveis. Antes de meter mão à obra experimentámos meter outra vez o booster pack do reboque nos 12V do Leaf e o carro lá voltou à normalidade. Foi pelos seus próprios meios para cima do reboque.

O carro tem o painel solar, tem a bateria de tração carregada, está a ser usado todos os dias, carrega praticamente todos os dias, o carwings até funcionou quando estava à rasca para o ligar (recebi um monte de mails). Desde a revisão até agora deixei a bateria de 12V a carregar durante a noite pelo menos umas 3x. Será que o carregador está estragado? Será que é mesmo desta que a bateria está estragada? Só sei que nada sei! :(

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 10 nov 2015, 15:35

Bolas! Não tens outro concessionário próximo onde possas ir? Está visto que esses não sabem resolver o problema, que infelizmente parece estar a piorar. Talvez quando não carregar mesmo nada a bateria de 12v, consigam perceber de onde vem o problema. Gostava de te ajudar mas não sei como. Boa sorte na resolução do problema.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 10 nov 2015, 17:35

Muito estranho. Consegues medir a tensão na bateria quando o carro está ligado ou a carregar? Se estiver normal (13.5-14.4V) então é porque há alguma coisa que está a consumir muita corrente quando o carro está desligado.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por FullElectric » 10 nov 2015, 17:58

Estive aqui a listar o minha agenda a ver se encontrava o contacto de um Sr de Guimarães que teve o mesmo problema no Leaf dele
A Nissan chegou a trocar-lhe 2 vezes a bateria 12V e o problema manteve-se.
Proibiram-no de ligar o PDA à USB do carro dizendo que gastava muita energia :lol:
O facto é que o Sr andava bastante chateado com o caso e acabou por colocar o carro à venda, um Leaf azul, não sei como ficou a história.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 10 nov 2015, 18:59

É importante perceber se o problema é do lado da carga (conversor CC/CC) ou da descarga quando não está a carregar. Daí a minha questão de qual a tensão de carga.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 10 nov 2015, 19:58

Já a bateria do meu Qasqai teve que ser trocada.

Se precisares de ajuda, boleia ou qualquer coisa, estás à vontade e sabes que estou extremamente perto.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 10 nov 2015, 21:38

Obrigado pela disponibilidade lmlr, em termos de transporte estou safo.

O carro ficou no concessionario a testar a bateria de 12v. Em relação às tensoes nunca fiz nenhum teste muito assertivo, talvez por achar que estava definitivamente livre de problemas deste genero. Mas enganei-me e parece-me que vou ter que me debruçar mais sobre o assunto do que desejaria.

Em primeiro lugar vou já começar a redigir os detalhes de todas as ocorrencias para poder fazer uma exposição do problema. Depois vou preparar um sistema de monitoria não intrusivo que guarde os dados temporais da tensão da bateria durante o repouso do carro para perceber que variações existem. Até já tinha pensado no assunto mas nao me estava a apetecer meter um shunt para medir a corrente. Acho que consigo de forma relativamente simples medir apenas a tensao aos terminais da bateria.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 16 nov 2015, 23:40

Boas,

Recebi o carro na semana passada e com o concessionário a querer saber a razão de ser de a bateria descarregar tão depressa. O carro vai la voltar daqui a uns tempos para verificar o estado de carga.

Tenho andado atento à tensao da bateria de 12v e ate tinha um sistema caseiro para monitorizar a bateria com o carro em repouso, mas acho que para ja dá para ter uma ideia da carga apenas com o leaf spy.

Recebi o carro com 12.88v de soc com o carro desligado, medidos com o leaf spy, portanto com a bateria naturalmente ligada e com o dongle obd conetado.

Hoje, passados 4 dias a tensao da bateria estava nos 12,66V. Vou continuar a registar as tensoes para saber como evolui. A tabela com que me estou a guiar é esta:

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Deste topico
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=19471

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 20 nov 2015, 20:17

Hoje bateria a 12,56v, a tensão vai descendo lentamente ao longo da semana. Desta vez, desde que recebi o carro do concessionario nao tenho nem deixo nada ligado. As leituras do leaf spy sao no momento e depois arrumo o dongle.

O algoritmo de carga funciona tal e qual o que esta descrito, nao há nenhuma avaria ou anomalia.

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