Táxi elétrico no Porto

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santanamos
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por santanamos » 09 nov 2015, 13:15

Beme 83, gostei muito das suas contas, a sério que gostei. Mas foram tão resumidas que faltou meter mais despesas não referentes ao carro em si mas à empresa propriamente dita. Deduzo que o homem tem que ter ordenado, não é só pagar o carro!!
Meta lá uns 500€ de ordenado + as respectivas contribuições. Assim por alto, ele fica já 3 ou 4 meses sem comer!.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 13:19

rdias Escreveu:. E o iva é muito importante neste negócio.
Caro e apenas para terminar o IVA nunca é importante em negócio algum. O IVA é pertença do Estado ou seja se o senhor o paga deduz no que recebe do seu cliente. Se o senhor não o pagar não o deduz. Contas simples do ponto de vista de negócio. Como o senhor sabe todo e qualquer plano de negócios de qualquer área de atividade é sempre feito sem IVA.

Se fosse importante e fator de decisão não seria assim feito.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 13:21

santanamos Escreveu:Beme 83, gostei muito das suas contas, a sério que gostei. Mas foram tão resumidas que faltou meter mais despesas não referentes ao carro em si mas à empresa propriamente dita. Deduzo que o homem tem que ter ordenado, não é só pagar o carro!!
Meta lá uns 500€ de ordenado + as respectivas contribuições. Assim por alto, ele fica já 3 ou 4 meses sem comer!.
Caro santanamos

Eu apenas referi a diferença CI e VE não equacionei as outras despesas pois penso que ele não faria mais km com CI. O que está em causa é a diferença CI e VE nada mais.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 13:39

rdias Escreveu:
beme83 Escreveu:
rdias Escreveu:. E o iva é muito importante neste negócio.
Caro e apenas para terminar o IVA nunca é importante em negócio algum. O IVA é pertença do Estado ou seja se o senhor o paga deduz no que recebe do seu cliente. Se o senhor não o pagar não o deduz. Contas simples do ponto de vista de negócio. Como o senhor sabe todo e qualquer plano de negócios de qualquer área de atividade é sempre feito sem IVA.

Se fosse importante e fator de decisão não seria assim feito.
Só um dica... Um táxi factura a 6% e as despesas são a 23% . o iva é importante ou não ?
O IVA não é importante pois a unica diferença aqui é que eu estou a dizer que o senhor não vai ter despesa. Se o senhor não paga combustivel (neste momento) não tem de deduzir, mas também não gasta. E o IVA que paga na aquisição da viatura pode-o pedir quando quiser. Na compra do veículo pode optar por pedir o IVA que está retido nas finanças.
Eu vejo o negócio do meu ponto de vista de gestor e para mim, o IVA é esforço na compra por isso minimizo o pagamento do IVA na fatura adquirindo sempre que posso ou na UE ou em serviços isentos.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por mjr » 09 nov 2015, 13:44

Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 13:54

mjr Escreveu:Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
Não sou o VETL mas como afirmei antes é isso mesmo mjr.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por VETL » 09 nov 2015, 14:00

mjr Escreveu:Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
Para questões de rentabilidade, as contas não podem incluir o IVA (neste setor).
Aqui neste caso, o IVA tem apenas eventuais implicações temporárias na tesouraria.
Num plano de negócios, há que ter portanto em conta o IVA nas questões financeiras e de tesouraria.
No que se refere ao que se ganha e ao que se perde, é sem IVA, obviamente.
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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por santanamos » 09 nov 2015, 14:28

Eu não me preocupo tanto com a questão do iva. Se, para um taxi do porto é normal fazer 40mil km por ano (com CI ou sem CI), claro que um electrico é crucial para reduzir as despesas e ele estará mais folgado do que os colegas CIs. Nós cá para baixo, andamos mais e se tivesse um leaf ía ter problemas de autonomia.. mas serei provavelmente o primeiro VE no meu concelho e vou ganhar mais na altura certa. VE taxi estimo que seja para 2019, para particular estimo que seja para o ano!

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por beme83 » 09 nov 2015, 15:07

rdias Escreveu:Vou explicar. Um táxi factura a 6% de iva ( tem de entregar ao estado )e as despesas são todas a 23% ( tem de receber do estado ). Logo no encontro de contas o estado tem sempre de devolver iva às empresas de táxi, e não é um valor tão desprezável quanto isso.
Se deixar de ter despesas, acontecem duas coisas : não tenho uma receita extra do iva e tenho de pagar IRC. São muitas variáveis em jogo.
Aqui é a questão dos 40.000 kms. Lamento, mas não chega para viver nem com um VE ou ICE.
Se o senhor não paga IVA melhor, desculpe mas não concordo com a sua opinião. Concordo sim com o VETL só questão de tesouraria.
Pagar IRC é bom significa que tenho lucro, lucro é o que as empresas querem pois têm sócios/accionistas que necessitam de ser ressarcidos pelo investimento.

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Re: Táxi elétrico no Porto

Mensagem por Apr » 09 nov 2015, 16:35

Pode-se comprar um VE em segunda mão para servir de taxi? Há algum tempo perguntei a um amigo taxista e ele disse que sim. Assim o argumento do "investimento inicial" cai por terra.

Por exemplo o Leaf que o Jasmim tinha à venda por 15k€? era mau negócio para taxi?

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