
Táxi elétrico no Porto
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Táxi elétrico no Porto
Beme 83, gostei muito das suas contas, a sério que gostei. Mas foram tão resumidas que faltou meter mais despesas não referentes ao carro em si mas à empresa propriamente dita. Deduzo que o homem tem que ter ordenado, não é só pagar o carro!!
Meta lá uns 500€ de ordenado + as respectivas contribuições. Assim por alto, ele fica já 3 ou 4 meses sem comer!.
Meta lá uns 500€ de ordenado + as respectivas contribuições. Assim por alto, ele fica já 3 ou 4 meses sem comer!.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Táxi elétrico no Porto
Caro e apenas para terminar o IVA nunca é importante em negócio algum. O IVA é pertença do Estado ou seja se o senhor o paga deduz no que recebe do seu cliente. Se o senhor não o pagar não o deduz. Contas simples do ponto de vista de negócio. Como o senhor sabe todo e qualquer plano de negócios de qualquer área de atividade é sempre feito sem IVA.rdias Escreveu:. E o iva é muito importante neste negócio.
Se fosse importante e fator de decisão não seria assim feito.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Táxi elétrico no Porto
Caro santanamossantanamos Escreveu:Beme 83, gostei muito das suas contas, a sério que gostei. Mas foram tão resumidas que faltou meter mais despesas não referentes ao carro em si mas à empresa propriamente dita. Deduzo que o homem tem que ter ordenado, não é só pagar o carro!!
Meta lá uns 500€ de ordenado + as respectivas contribuições. Assim por alto, ele fica já 3 ou 4 meses sem comer!.
Eu apenas referi a diferença CI e VE não equacionei as outras despesas pois penso que ele não faria mais km com CI. O que está em causa é a diferença CI e VE nada mais.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Táxi elétrico no Porto
O IVA não é importante pois a unica diferença aqui é que eu estou a dizer que o senhor não vai ter despesa. Se o senhor não paga combustivel (neste momento) não tem de deduzir, mas também não gasta. E o IVA que paga na aquisição da viatura pode-o pedir quando quiser. Na compra do veículo pode optar por pedir o IVA que está retido nas finanças.rdias Escreveu:Só um dica... Um táxi factura a 6% e as despesas são a 23% . o iva é importante ou não ?beme83 Escreveu:Caro e apenas para terminar o IVA nunca é importante em negócio algum. O IVA é pertença do Estado ou seja se o senhor o paga deduz no que recebe do seu cliente. Se o senhor não o pagar não o deduz. Contas simples do ponto de vista de negócio. Como o senhor sabe todo e qualquer plano de negócios de qualquer área de atividade é sempre feito sem IVA.rdias Escreveu:. E o iva é muito importante neste negócio.
Se fosse importante e fator de decisão não seria assim feito.
Eu vejo o negócio do meu ponto de vista de gestor e para mim, o IVA é esforço na compra por isso minimizo o pagamento do IVA na fatura adquirindo sempre que posso ou na UE ou em serviços isentos.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Táxi elétrico no Porto
Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Táxi elétrico no Porto
Não sou o VETL mas como afirmei antes é isso mesmo mjr.mjr Escreveu:Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Táxi elétrico no Porto
Para questões de rentabilidade, as contas não podem incluir o IVA (neste setor).mjr Escreveu:Não vejo qualquer problema no IVA, pois o IVA pertence ao estado. Se apenas fatura a 6% e compra a 23%, e caso o IVA da faturação não seja suficiente para cobrir o IVA das compras, nesse caso terá de pedir a devolução do IVA ao estado. É assim VETL?
Aqui neste caso, o IVA tem apenas eventuais implicações temporárias na tesouraria.
Num plano de negócios, há que ter portanto em conta o IVA nas questões financeiras e de tesouraria.
No que se refere ao que se ganha e ao que se perde, é sem IVA, obviamente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Táxi elétrico no Porto
Eu não me preocupo tanto com a questão do iva. Se, para um taxi do porto é normal fazer 40mil km por ano (com CI ou sem CI), claro que um electrico é crucial para reduzir as despesas e ele estará mais folgado do que os colegas CIs. Nós cá para baixo, andamos mais e se tivesse um leaf ía ter problemas de autonomia.. mas serei provavelmente o primeiro VE no meu concelho e vou ganhar mais na altura certa. VE taxi estimo que seja para 2019, para particular estimo que seja para o ano!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Táxi elétrico no Porto
Se o senhor não paga IVA melhor, desculpe mas não concordo com a sua opinião. Concordo sim com o VETL só questão de tesouraria.rdias Escreveu:Vou explicar. Um táxi factura a 6% de iva ( tem de entregar ao estado )e as despesas são todas a 23% ( tem de receber do estado ). Logo no encontro de contas o estado tem sempre de devolver iva às empresas de táxi, e não é um valor tão desprezável quanto isso.
Se deixar de ter despesas, acontecem duas coisas : não tenho uma receita extra do iva e tenho de pagar IRC. São muitas variáveis em jogo.
Aqui é a questão dos 40.000 kms. Lamento, mas não chega para viver nem com um VE ou ICE.
Pagar IRC é bom significa que tenho lucro, lucro é o que as empresas querem pois têm sócios/accionistas que necessitam de ser ressarcidos pelo investimento.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Táxi elétrico no Porto
Pode-se comprar um VE em segunda mão para servir de taxi? Há algum tempo perguntei a um amigo taxista e ele disse que sim. Assim o argumento do "investimento inicial" cai por terra.
Por exemplo o Leaf que o Jasmim tinha à venda por 15k€? era mau negócio para taxi?
Por exemplo o Leaf que o Jasmim tinha à venda por 15k€? era mau negócio para taxi?