Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 14:26

Pois, esqueço-me que a limitação dos PCR é em termos de amperes e não propriamente em kW, aliás como qualquer carregador.

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Mensagem por jpgoncalves2 » 20 out 2015, 22:22

VETL Escreveu: O "balanceador" não trabalha durante a descarga a manter as células balanceadas.
Ele só se preocupa em verificar quais as que estão com mais tensão quando estacionadas alguns minutos acima dos 4,0v e com essa informação drena-lhes alguma energia.
Se elas estiverem equilibradas acima dos 4,0v, não há no carro nenhum mecanismo de as manter balanceadas. É a qualidade e a fiabilidade delas que permite que cheguem aos 3,7v perfeitamente em equilíbrio.
Corrijam-me se estou equivocado.
Agora é que me deste um nó nas meninges, ou melhor, nos "shunts"! :D Eu pensava mesmo que as barras vermelhas no histograma das células, no LS, indicavam atividade dos shunts em processo de descarga daquelas com voltagem mais elevadas, na atividade típica de balanceamento e isso acontece abaixo dos 4,0v , diria até às mais baixas voltagens permitidas pelo Leaf, como se vê até por alguns dos gráficos que colocaste no teu DB... Daí eu estar agora com um bom par de meninges vermelhas ou shuntadas ! ;) Ajuda-me lá a pô-las de novo azuis, tá?! Qualquer coisa me está a escapar :oops:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 20 out 2015, 22:33

O cálculo de quais as células e durante quanto tempo devem estar ativos os shunts é realizado como indicou o VETL quando em alguma célula excede os 4,000V e o carro está desligado, sem carregar, mais do que 15-20 minutos. Abaixo disso ele vai seguir o resultado da última avaliação nessas condições.

A mim já aconteceu de estar com quase tudo a vermelho e depois ao passar muito tempo sem exceder os 4,000V com o carro desligado ficar com as células todas a azul por esgotar o "plafond" de descarga calculado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 20 out 2015, 22:39

jpgoncalves2 Escreveu:
VETL Escreveu: O "balanceador" não trabalha durante a descarga a manter as células balanceadas.
Ele só se preocupa em verificar quais as que estão com mais tensão quando estacionadas alguns minutos acima dos 4,0v e com essa informação drena-lhes alguma energia.
Se elas estiverem equilibradas acima dos 4,0v, não há no carro nenhum mecanismo de as manter balanceadas. É a qualidade e a fiabilidade delas que permite que cheguem aos 3,7v perfeitamente em equilíbrio.
Corrijam-me se estou equivocado.
Agora é que me deste um nó nas meninges, ou melhor, nos "shunts"! :D Eu pensava mesmo que as barras vermelhas no histograma das células, no LS, indicavam atividade dos shunts em processo de descarga daquelas com voltagem mais elevadas, na atividade típica de balanceamento e isso acontece abaixo dos 4,0v , diria até às mais baixas voltagens permitidas pelo Leaf, como se vê até por alguns dos gráficos que colocaste no teu DB... Daí eu estar agora com um bom par de meninges vermelhas ou shuntadas ! ;) Ajuda-me lá a pô-las de novo azuis, tá?! Qualquer coisa me está a escapar :oops:
Uma coisa é uma coisa - outra coisa é outra coisa.
O trabalho que ele faz de descarregar as células mais altas, ele fá-lo sempre quando tiver que o fazer.
Para apurar quando o deve fazer, ele tem um algoritmo que apura quais as células com tensão mais elevada. Esse apuramento é efetuado apenas com as células estacionadas e em repouso uns minutos acima dos 4,0v.
Se desse apuramento resultar que alguma ou algumas devem ser descarregadas, ele assim o fará até achar que já chega.

Situação diferente é a que pode resultar de uma leitura menos atenta das suas linhas, onde alguém pode ficar com a ideia que ele vai ajustando a tensão das células com shunts em qualquer circunstância no intuito de fazer um balanceamento permanente. Isso não acontece. O acerto é só em cima.
Se ele continua com o shunt ativo em determinada célula abaixo dos 4,0v, isso significa que lá em cima, aquela célula necessitava de ser descarregada.

Espero ter-me feito entender...

EDIT: Agora não vou apagar, mas não tinha visto o post do mjr. Ele tem o dom de dizer tudo de forma mais percetível e com menos palavras... ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 21 out 2015, 08:25

Meninges de novo em azul, bem haja aos dois!;-)
E este algoritmo de balanceamento, sabeis se se continua a aplicar nas últimas versões Leaf? Nos balanceadores autônomos k utilizo com baterias Lipo, nas aplicações de uso mais agressivo, nos meus aeromodelos, o balanceamento começa a qualquer voltagem, acima de um mínimo programável , que eu tenho definido a 3,3 v.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 21 out 2015, 09:06

jpgoncalves2 Escreveu:....Nos balanceadores autônomos k utilizo com baterias Lipo, nas aplicações de uso mais agressivo, nos meus aeromodelos, o balanceamento começa a qualquer voltagem, acima de um mínimo programável , que eu tenho definido a 3,3 v.
E essa leitura da tensão para balanceamento é em qualquer circunstância ou apenas após algum repouso da célula?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 21 out 2015, 10:47

VETL Escreveu:
jpgoncalves2 Escreveu:....Nos balanceadores autônomos k utilizo com baterias Lipo, nas aplicações de uso mais agressivo, nos meus aeromodelos, o balanceamento começa a qualquer voltagem, acima de um mínimo programável , que eu tenho definido a 3,3 v.
E essa leitura da tensão para balanceamento é em qualquer circunstância ou apenas após algum repouso da célula?
É em qualquer circunstância, pelo menos nos que viajam com o próprio modelo onde a descarga é continuada, pelo menos nos helicópteros, em que uma paragem de rotação no rotor principal é desastre garantido..! Nas minhas aplicações, mesmo em regimes de voo estacionário ou em manobras de autorrotação, nunca registei intensidades de corrente instantâneas inferiores a 10A, com valores médios de 30 A e máximos de 100A.
Confesso que ainda não tenho bem interiorizado o algoritmo do Leaf de que me falais... Ainda esta manhã, numa viagem de Viseu a Coimbra, registei atividade dos shunts num vasto conjunto de células... associado ao evento que o mjr referiu de ter tido todas ou quase todas as células em vermelho, deixa-me a pensar que esse algoritmo não terá então capacidade efetiva de seleção das células com voltagem superior a 4,0 v e em descanso, já que aparentemente, e se não for um problema atribuível ao LS ou OBCD2, ele selecionou todas para descarga..! :o
Enfim, desculpem lá esta insistência, deve ser ainda um shunt teimoso das minhas meninges que , apesar dos vossos objetivos esclarecimentos, teima em ligar.. :D

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 21 out 2015, 11:53

Enquanto espero por uma carregamento em curso aqui por Coimbra, aproveito para partilhar uns apontamentos mais colhidos hoje.
- Pela 1ª vez vi a 4ª barra de temperatura!;-)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .45.40.jpg
O que dizia então o LS:
Imagem
Passados uns km, as saudades da 5ª barra apertaram e ei-la de novo:
Imagem
Conclusão expedita... a 5ª barra , para a minha bateria , e no seu estado atual, aparece pelo menos aos 17ºC (se não for antes, já que não me apercebi do momento exato em que a barra reapareceu...) e a 6ª aos 26ºC( esta é ver uns posts atrás..!) :)

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 22 out 2015, 18:13

Todas as células a vermelho é impossível. Deve ser algum glitch do Leaf Spy... Eu já tive todas as vermelho menos duas. E também já tive duas células a vermelho (descarregar) com 3,4V e as outras todas acima de 3,7V, prova de que ele não quer saber do equílibrio das células em SOCs baixos. O algoritmo de equalização do Leaf é de Top balancing.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 22 out 2015, 23:29

mjr Escreveu:Todas as células a vermelho é impossível. Deve ser algum glitch do Leaf Spy... Eu já tive todas as vermelho menos duas. E também já tive duas células a vermelho (descarregar) com 3,4V e as outras todas acima de 3,7V, prova de que ele não quer saber do equílibrio das células em SOCs baixos. O algoritmo de equalização do Leaf é de Top balancing.
Obrigado pela informação mjr. Com a tua explicação fico agora mais ciente da diferença de algoritmo de balanceamento do Leaf versus as aplicações a que estava habituado! :) Com a experiência irei compreendo-o melhor

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”