Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 set 2015, 16:11

Já tenho a minha chave nova :D

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 set 2015, 16:14

Há pouco apanhei-o, mas já ia nos 50.5%, portanto fiz o screen shot nos 50.5%.

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 set 2015, 16:29

Foi com o EVSE de 10A, não se se terá alteração com o de 15A. Tenho que testar.

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por Malm » 25 set 2015, 16:39

lmlr Escreveu:Hoje acordou assim:

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Alinhadas nos 4,095V. O carro, nesse carregamento, definiu isso como máximo (100%) quando iniciou o carregamento e por lá equilibrou. Muito bom sinal estarem todas à mesma voltagem. Muito bom mesmo. Mas podes vir a verificar que noutras vezes ele vai fazer isso e mostrá-las todas a 4,105V, que é o verdadeiro 100% após uma carga completa para este carro, assim definiu a Mitsubishi. Ele às vezes engana-se no SoC e depois carrega menos energia do que poderia carregar. Se tivessem ficado equilibradas a 4,075V, bastava pô-lo outra vez à carga duas horas após o final do carregamento que ele imediatamente corrigia o SoC de 100% para 98% e aceitava mais uns minutos de carga.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 set 2015, 17:23

Yes, master :D

Relativamente aos Wh, achas que haverá diferença carregando com o EVSE de 10A ou com o de 15A?

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por Malm » 25 set 2015, 17:25

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Este é o meu quando vai até aos 100%, quando não se engana no que lhe falta carregar. O meu já não consegue equilibra-las todas a 4,105V no final. Algumas ficam-se a 4,1V.
Última edição por Malm em 25 set 2015, 17:37, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por Malm » 25 set 2015, 17:36

Eu diria que não, afinal 5% de um todo, quando esse todo é igual, deve ser exatamente o mesmo. Obviamente que demora muito mais tempo, mas a quantidade deveria ser exatamente a mesma. Mas como este carro é uma caixinha de surpresas, se for diferente é mais uma. Ainda me lembro do tempo em que se discutia se a primeira barra dava ou não para percorrer mais distância, em que havia quem dissesse que isso era ilusão porque normalmente os primeiros quilómetros são feitos mais devagar. Mas depois descobrimos que a primeira barra a contar de cima vale mais que todas as outras (8% de SoC, enquanto a maioria delas vale 5%). Exatamente o contrário dos Leaf em que a primeira barra a contar de cima vale menos que todas as outras. Tanta discussão que se teve e em que eu ou outros pensámos coisas tão estúpidas :lol: . A melhor foi aquela vez em que me chamaram a atenção que eu a levar o SoC a valores tão baixos podia inverter a polaridade das células e provocar um incêndio no carro :lol: .
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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por lmlr » 25 set 2015, 17:51

Malm Escreveu:Imagem

Este é o meu quando vai até aos 100%, quando não se engana no que lhe falta carregar. O meu já não consegue equilibra-las todas a 4,105V no final. Algumas ficam-se a 4,1V.
Mesmo assim, parece-me uma diferença mínima, então comparativamente aos Leaf que me parecem ficar muito mais desiquilibrados a 100%.

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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por VETL » 25 set 2015, 17:57

Voçês já viram algum algarismo diferente de 0 ou 5 nas milésimas de volt dos vossos carros?
Para o leaf, parece-me que diferenças abaixo dos 14 ou 15 mv, não lhe interessam minimamente para efeitos de balanceamento...
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Re: Diário de bordo - lmlr

Mensagem por Malm » 25 set 2015, 18:09

Sim. A 95% de SoC, durante o carregamento, pode uma célula estar já nos 4,105V, mas haver outras ainda com 4,080V. O carro, no entanto, faz questão de as colocar todas iguais, e nos 100% deverá tê-las todas à mesma voltagem . O meu não consegue pô-las todas iguais mas consegue pô-las com apenas uma diferença de 0,005V. Nunca vi um carregamento a 100%, no meu, onde a diferença entra as células fosse maior que isso, e já vi centenas. É diferente dos Leaf, que por um lado, pelo que tenho visto, não leva as células mesmo aos 4,105V, e por outro, num carregamento completo as células ficam com uma maior discrepância nas voltagens.
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