Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 06 ago 2015, 14:05

O motor do Fluence é síncrono, logo precisa da excitação do rotor, mas é um motor AC e para esta discussão não faz diferença se é um motor de indução ou síncrono.

Acho que estamos de acordo que um motor AC é capaz de produzir tanta potência como gerador ou como motor, basta ver os grupos reversíveis das barragens com contra-barragem que são geradores durante o dia e motores à noite.

Da mesma forma que existe uma curva de potência e binário do motor existe uma de quando funciona como gerador que é normalmente simétrica, não sendo possível gerar a potência máxima a baixas rotações simplesmente porque a potência é sempre o produto do binário pela velocidade de rotação, seja o binário positivo ou negativo.

Ora o binário é proporcional à corrente e se não queremos exceder a corrente máxima do motor vamos limitar o binário limitando assim a potência. A descrição que fazes com a tensão a metade da nominal é válida tanto como gerador ou como motor, a limitação é a mesma.

O motivo pelo qual a potência de regeneração nos EV's é normalmente inferior à potência em aceleração não é de ordem puramente técnica.
Pode encarecer demasiado o controlador, pode ser decisão da marca, pode ser para limitar a potência máxima entregue à bateria.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 ago 2015, 22:21

Depois de uma noite fresca finalmente foi possível carregar sem ventilação.

Os dados actuais e o histórico.

Energia útil reportada: 17.7kWh
Saúde do pack: 90%
Ah: 53.1

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 set 2015, 22:43

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 set 2015, 22:47

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 06 set 2015, 00:06

Primeiros passos para a utilização da dongle OBD Bluetooth KW902 no Fluence ZE

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 06 set 2015, 00:27

Volto a repetir: Tu não brincas!!
Muito bom...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Fil » 06 set 2015, 00:31

Muito bom, grande trabalho ;)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 09 set 2015, 21:04

ZOE/Fluence ZE Spy para Android em desenvolvimento, está quase!



Vai ser totalmente grátis.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 09 set 2015, 21:44

É pá não tens tutorial em português!!! :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 10 set 2015, 08:22

Não sou eu! :D

É um membro da equipa de desenvolvimento que tem um ZOE.
Ele é que vai mais à frente na parte de desenvolvimento gráfico da aplicação.
Com a quantidade de ZOE vendidos em França a aplicação está a ser muito requisitada.

A estrutura de dados CAN é muito parecida entre o Fluence ZE e o ZOE (que ainda têm coisas em comum com o Leaf).
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”