
EVSE no compartimento do motor
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
EVSE no compartimento do motor
Olá!
Alguém já pensou em colocar um EVSE dentro do compartimento do motor, com ligação aos cabos da ficha J1772, e deixar uma ficha macho shucko fácilmente acessível?
Desta forma pode-se carregar em qualquer lugar com electricidade bastando pegar numa vulgar extensão 230V, abrir o capot, encaixar a ficha e baixar o capot até trancar.
O EVSE ficaria sempre resguardado da chuva e dos amigos do alheio.
Alguém já pensou em colocar um EVSE dentro do compartimento do motor, com ligação aos cabos da ficha J1772, e deixar uma ficha macho shucko fácilmente acessível?
Desta forma pode-se carregar em qualquer lugar com electricidade bastando pegar numa vulgar extensão 230V, abrir o capot, encaixar a ficha e baixar o capot até trancar.
O EVSE ficaria sempre resguardado da chuva e dos amigos do alheio.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE no compartimento do motor
SIM!
É bestial! Falta-me ainda fazer o mesmo ao mennekes.
Espera uns minutos tenho praqui umas fotos

É bestial! Falta-me ainda fazer o mesmo ao mennekes.
Espera uns minutos tenho praqui umas fotos
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE no compartimento do motor
Eis o meu EVSE integrado:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-rVn_ ... awing1.jpg[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-Vtem ... 080946.JPG[/img]
Seco, seguro, fácil de usar e acabaram-se os cabos na mala. termina em ficha CEE 32A e depois tem um adaptador de CEE32-CEE16 e outro adaptador de CEE16-Schuko.
O objetivo final é algo deste género:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-jUvJ ... E_Hood.jpg[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-rVn_ ... awing1.jpg[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-Vtem ... 080946.JPG[/img]
Seco, seguro, fácil de usar e acabaram-se os cabos na mala. termina em ficha CEE 32A e depois tem um adaptador de CEE32-CEE16 e outro adaptador de CEE16-Schuko.
O objetivo final é algo deste género:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-jUvJ ... E_Hood.jpg[/img]
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: EVSE no compartimento do motor
Eu uso a técnica do Malm. O EVSE fica dentro do carro, com uma ligeira frincha de modo a não trilhar o cabo, et voilá 

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: EVSE no compartimento do motor
Pois eu não consigo fazer isso no Fluence, portas ou bagageira não fecham sem trilhar o cabo, só se a frincha for o vidro ligeiramente aberto mas se chove é uma treta.lmlr Escreveu:Eu uso a técnica do Malm. O EVSE fica dentro do carro, com uma ligeira frincha de modo a não trilhar o cabo, et voilá
Vou começar a engendrar maneira de fazer como o Apr.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE no compartimento do motor
Na adaptação do meu no compartimento do motor reparei que é melhor o EVSE ficar do lado direito para não se molhar quando atestar a àgua do limpa-vidros.
Outra coisa importante é que é reversivel, a única alteração que é necessário é remover o plastico que esconde o acesso às fichas do lado de dentro. Na revisão anual vou tirar a tralha toda de lá para não implicarem comigo.
Este trabalho é muito mais simples que tentar fazer um EVSE portátil. E no final serve muito melhor.
As fotos estão fraquinhas, quando tiver a versão final coloco uma descrição mais detalhada no meu DB.
Outra coisa importante é que é reversivel, a única alteração que é necessário é remover o plastico que esconde o acesso às fichas do lado de dentro. Na revisão anual vou tirar a tralha toda de lá para não implicarem comigo.
Este trabalho é muito mais simples que tentar fazer um EVSE portátil. E no final serve muito melhor.
As fotos estão fraquinhas, quando tiver a versão final coloco uma descrição mais detalhada no meu DB.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: EVSE no compartimento do motor
Obrigado!Apr Escreveu: As fotos estão fraquinhas, quando tiver a versão final coloco uma descrição mais detalhada no meu DB.

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 35
- Registado: 07 jun 2015, 11:50
- Data de fabrico: 29 abr 2015
- Capacidade bateria: 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: EVSE no compartimento do motor
Fotografias com mais detalhe seriam muito bem vindas!
Ando também tentado a fazer algo do género, daria-me muito jeito.
Obrigado pela partilha.
Ando também tentado a fazer algo do género, daria-me muito jeito.
Obrigado pela partilha.

Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
40 000 Km - 11 barras
LEAF entregue a 28 Maio 2015
40 000 Km - 11 barras