Não nos podemos esquecer de uma coisa. Instalações fotovoltaicas precisam de espaço. Espaço que não é nosso. Ainda que se faça um contrato em termos semelhantes a esse da SONAE, temos sempre de ter em consideração se os epaços/telhados têm condições para ter painéis, e que qualquer renda paga pertence aos bombeiros, já que eles é que cedem o espaço.meira78 Escreveu:http://greensavers.sapo.pt/2013/04/11/c ... mil-casas/
Este é um excelente exemplo: chama-se mini-producao.
O edifício é da SONAE. Quem investe e explora é a EDP. A EDP tem um contrato de venda de toda a energia à rede durante 15 anos, onde amortiza o investimento inicial e fica com os lucros...
Paga uma renda à SONAE pelo uso do edifício.
É o que defendo para a instalação de rede de PCR. Investimos para lucrar e sustentar uma rede a custos baixíssimos.
Com os actuais preços das baterias e com o auto-consumo e venda do excedente da produção à rede não é sustentável qualquer ligação entre as renováveis e a rede de PCR.
É o que eu penso. Quem tiver outras ideias, esteja à vontade.

Rede de Carregadores rápidos
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Rede de Carregadores rápidos
Já votaste no questionário?Flyer Escreveu:Parece-me bem; Não vejo muito mais a acrescentar e apesar de não usar carga rápida (para já), apoio esta opção.
Estavas disposto a pagar quanto?
Amigo, claro que sim. Temos de adaptar a instalação de paineis solares ao telhado do edifício. Não poderia ser de outra forma.rnlcarlov Escreveu:Não nos podemos esquecer de uma coisa. Instalações fotovoltaicas precisam de espaço. Espaço que não é nosso. Ainda que se faça um contrato em termos semelhantes a esse da SONAE, temos sempre de ter em consideração se os epaços/telhados têm condições para ter painéis, e que qualquer renda paga pertence aos bombeiros, já que eles é que cedem o espaço.meira78 Escreveu:http://greensavers.sapo.pt/2013/04/11/c ... mil-casas/
Este é um excelente exemplo: chama-se mini-producao.
O edifício é da SONAE. Quem investe e explora é a EDP. A EDP tem um contrato de venda de toda a energia à rede durante 15 anos, onde amortiza o investimento inicial e fica com os lucros...
Paga uma renda à SONAE pelo uso do edifício.
É o que defendo para a instalação de rede de PCR. Investimos para lucrar e sustentar uma rede a custos baixíssimos.
Com os actuais preços das baterias e com o auto-consumo e venda do excedente da produção à rede não é sustentável qualquer ligação entre as renováveis e a rede de PCR.
É o que eu penso. Quem tiver outras ideias, esteja à vontade.
Mas como teremos vários quarteis de bombeiros, isso não deve ser um problema.
Adaptaremos instalações maiores a edificios com mais valências e instalações mais reduzidas a quartéis e telhados mais vulneráveis, tendo em conta os edifícios circundantes, a orientação que necessitamos a sul, o sombreamento, e todas as condicionantes do telhado/cobertura.
Felizmente não temos de acoplar a cada quartel uma instalação renovável que responda ao consumo do respectivo PCR, por isso, o desejável é que tenhamos geração oriunda de energias renováveis que seja suficiente para responder ao consumo das cargas dos PCR. Só assim existe eficiência, sustentabilidade financeira e sustentabilidade ambiental.
Claro que as mais-valias pagas serão por nós oferecidas e dadas aos bombeiros e não a outro qualquer interveniente privado ou público que queira colocar-se no meio, senão cairíamos no mesmo erro dos projectos e negociatas públicas.
Nós somos diferentes, mesmo que isso ainda custe muito a acreditar a outros...
Estamos aqui pelo mecenato e com espírito de partilha/cooperação/solidariedade para solucionar um problema/limitação. Sem fins lucrativos.
Não haja qq dúvida quanto a isso...
Amigo oops, obrigado pela "humilde opinião" da sustentabilidade do projecto.oops Escreveu:Acho bem!
Bom dia. Ainda não tenho carro eléctrico mas penso ter num futuro próximo e estou a gostar do que estou a ler. Se no principio me pareceu uma utopia agora começo a ver um projecto com pés e cabeça (opinião humilde).
Considero muito importante para o futuro da mobilidade uma rede de distribuição controlada pelos utilizadores. Isto vai resfriar a sede de lucro rápido que as empresas envolvidas no e-mobi vão ter quando começarem a cobrar pelos carregamentos. A rede de carregamentos propriedade dos utilizadores de VE será uma arma importantíssima na definição do negócio em Portugal.M
É isso que nos tem motivado e tem feito perder tempo, trocando infos com todos no sentido de construir um projecto sustentável para os users de VE, mas principalmente que incentiva e ajuda todos os restantes intervenientes, sem ninguém ter de pagar por isso nem ir "ao bolso!"
Sobre o resfriar da "gula" dos operadores da mobilidade eléctrica, posso aqui dar conta que eles estão mais atentos.
Num contacto que efectuei estes dias para tirar dúvidas técnicas e de operacionalização da rede de PCR, foi-me dado conta do actual estado da Mobi.E em que ninguém se responsabiliza por este marasmo e que já é tempo de alguém fazer algo por isso.
Foi-me dado o apoio de um dos operados da Mobi.E para entrar na nossa rede, principalmente através de investimento fundamental para ajudar na criação da rede de PCR, mas obviamente com o objectivo de mais tarde a poder explorar.
Nesse momento esclareci que não estava ali para ganhar apoios e angariar investimento, com promessa de exploração futura.
A nossa rede não está à venda!
Não fechei a porta, mas deixei bem claro que esta rede para funcionar tem de ser sustentável e cada um dos intervenientes tem de ceder a sua parte e dar o melhor de si, pois se ela se concretizar e for para o terreno vai trazer benefícios para todos, mas sem existir directamente um operador a ganhar imenso com isso. É isso que nos distingue.
Parece que a perspectiva de grande negócio na Mobi.E está a baixar com o actual estado das coisas, pois, como me disse um amigo aqui do fórum, que muito respeito, o victormcpinto, a "malta" dos eléctricos sabe fazer contas, principalmente o pessoal que teve coragem de efectuar investimento num VE à uns anos atrás sem incentivos do estado e com algumas "nuvens" ainda a pairarem por aí...
A malta dos eléctricos não vai permitir que lhes cobrem 40 a 50€ por um limite de poucas cargas como está previsto a breve prazo na Mobi.E. Primeiro ofereceram cargas grátis em mais de um milhar de postos de cargas lentas sem manutenção durante 5 anos. Brevemente, com a adopção dos estímulos à aquisição dos VE, preparam-se para cobrar essas cargas lentas e explorar esta malta até ao "tutano"!
Estejamos atentos...
(Eu tenho aqui umas imagens do que se pretende que seja feito com a Mobi.E) - assim que conseguir fazer o upload, disponibilizo, editando este post. Todos ganham e quem paga é o user do VE. É interessante não permitir isso. Estamos fartos de rendas!
Sim, a questão da jóia para entrar na rede não pode ser superior a esses valores, senão não vamos conseguir muitos users e não conseguimos obter escala na rede.oops Escreveu:Acho bem!
Agora em relação às condições e características de funcionamento da rede (olhando para o umbigo também) penso que 300€ seria o valor máximo de joia e o pagamento da mensalidade deveria estar dependente da utilização. Com as novas tecnologias penso que será exequível criar um sistema de mensalidades com patamares de utilização mensal ou anual e com uma seria de variáveis. Hoje tudo tem tarifários complexos e ninguém se afasta por isso (a maior parte das vezes essa complexidade não não benefecia o consumidor mas ...)
Vou continuar atento e se me aperceber que posso ajudar em alguma coisa logo me disponibilizarei (contacto com câmaras no Norte talvez)
Concordo plenamente.
Eventualmente posso concordar em criar um sistema de investimento em que todos os users aceitariam investir um valor ligeiramente mais alto, mais da ordem do que o rdias referiu de 1.000€ para ajudar esta rede a tomar forma.
Bastam 200 users a 1.000€ = 200.000€. Não pagaremos juros, mas daremos ofertas na utilização da rede mais competitivas relativamente a todos os outros users, pois são estes os que mais acreditam neste projecto e nos ajudam a colocá-lo no terreno.
Construímos a rede e abrimos a utilização a novos membros, quer através da simples inscrição enquanto membro na associação/cooperativa, quer através da cobrança às marcas de VE por cada venda de VE novos, quer através da venda do direito de entrada às marcas de VE e outros eventuais parceiros, que permitirão recuperar o valor investido pelos co-fundadores e assim tornar a rede sustentável.
Cobrar uma tarifa em função da utilização não me parece o modelo a adoptar, pois desta forma estamos na prática a vender energia e isso não se pode fazer.
Cobramos eventualmente por se inscrever na associação/cooperativa e posteriormente mantemos as quotas em dia, o que nos dá o direito de usufruir desta rede e de mais uma série de serviços que a nossa associação/cooperativa disponibiliza a todos os seus sócios/cooperantes. Percebes?
O que acham?
Última edição por meira78 em 01 jul 2015, 20:38, editado 12 vezes no total.
Já tinha dado o meu voto no questionário e marquei até 10 euros; mas tudo é tão relativo que até estaria disposto a pagar um pouco mais, se as circunstãncias assim o exigissemmeira78 Escreveu:Já votaste no questionário?Flyer Escreveu:Parece-me bem; Não vejo muito mais a acrescentar e apesar de não usar carga rápida (para já), apoio esta opção.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Ok, obrigado.Flyer Escreveu:Já tinha dado o meu voto no questionário e marquei até 10 euros; mas tudo é tão relativo que até estaria disposto a pagar um pouco mais, se as circunstãncias assim o exigissemmeira78 Escreveu:Já votaste no questionário?Flyer Escreveu:Parece-me bem; Não vejo muito mais a acrescentar e apesar de não usar carga rápida (para já), apoio esta opção.
Re: Diário de Bordo - mrr
Temos de colocar um PCR a Norte do Porto e perto de Braga para cobrir esta área tão vasta e bela como é o Gerez.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Talvez isto possa ter algum interesse.
Próxima Sessão - 9 de Julho (Quinta-feira)
Tema: Novos financiamentos para projetos de Eficiência Energética no âmbito do FEE - Fundo de Eficiência Energética
Orador: Paulo Calau (ADENE - Agência para a Energia)
Resumo da Sessão: O Fundo de Eficiência Energética (FEE) é o instrumento financeiro que pretende contribuir para a melhoria da eficiência energética do país. O FEE apoia projetos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional. Através deste Fundo e mediante abertura de Avisos, é possivel apoiar projetos tecnológicos nos sectores dos transportes, residencial e serviços,
indústria e Estado ou ações transversais que induzam a eficiência energética nas áreas dos comportamentos, fiscalidade, incentivos e financiamentos. São beneficiários destes apoios todas as pessoas singulares ou coletivas, do setor público, cooperativo ou privado, com ou sem fins lucrativos... (ler mais)
Horário e Local: 17h45* às 19h30 no CIUL (Picoas Plaza)

Tema: Novos financiamentos para projetos de Eficiência Energética no âmbito do FEE - Fundo de Eficiência Energética
Resumo da Sessão: O Fundo de Eficiência Energética (FEE) é o instrumento financeiro que pretende contribuir para a melhoria da eficiência energética do país. O FEE apoia projetos nas áreas das energias renováveis e eficiência energética, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional. Através deste Fundo e mediante abertura de Avisos, é possivel apoiar projetos tecnológicos nos sectores dos transportes, residencial e serviços,
indústria e Estado ou ações transversais que induzam a eficiência energética nas áreas dos comportamentos, fiscalidade, incentivos e financiamentos. São beneficiários destes apoios todas as pessoas singulares ou coletivas, do setor público, cooperativo ou privado, com ou sem fins lucrativos... (ler mais)
mjr, o custo de uma potência de 41,4kW anda à volta de 2€ por dia já com IVA incluído. Num mês serão cerca de 60€ por cada PCR.mjr Escreveu:Também acho que é um esforço inglório por várias razões. Os custos em Portugal da potência são gigantes e ainda somos obrigados a pagar os ramais e a colocação eventual de um PT. Fico sempre abismado quando vejo nos EUA alguém a falar de 200A numa instalação doméstica. Cá é impensável.
Toda a regulamentação está feita para proteger a incumbente de concorrência a sério.
Não estou a ver os bombeiros a ceder toda ou parte significativa da potência contratada a um PCR. Eles ficavam sem nada quando um carro estiver a carregar? Não faz sentido.
Eu nunca teria paciência para fazer uma coisa destas lidando com a regulamentação e as manias da EDP para o acesso à rede. Podem continuar a discutir o assunto mas infelizmente não vai sair nada. O máximo que me parece possível é uma rede de carregadores de 3x30A (20kW). A utilidade de 20kW como PCR é duvidosa.
A questão dos ramais, existe disponibilidade das CMs Lara suportar este custo. Normalmente têm boas relações com a EDP.
Se eventualmente colocarmos uma instalação de energia renovável, não terá de ser a EDP a reforçar a rede com custos deles? Ou isso não tem qq influência?
A nível de concorrência ao incumbente, na distribuição penso que só há EDP, a distribuição. Nós só queremos a EDP. Depois logo vemos como eles se comportam... pois estamos num mercado concorrencial no fornecimento de energia.
Os Bombeiros não usarao a nossa energia e nós não usaremos a deles. Isso não é um problema. Aproveitamos é o facto de já existir normalmente alguma potência instalada para ser mais fácil colocar mais potência no mesmo edifício.
E será que podemos contar contigo no sentido de ajudar a pôr este projecto de pé, em vez de tentarmos matar o mesmo logo à nascença?
Gostava de contar com todos e poder explicar alguma dúvida que ande por aqui.
Obrigado
rnlcarlov, é dessa medida que se trata o possível financiamento e comparticipação que podemos e devemos candidatar-nos.rnlcarlov Escreveu:Talvez isto possa ter algum interesse.
Próxima Sessão - 9 de Julho (Quinta-feira)
O site não está a abrir, mas se alguém nos poder ajudar a estruturar a candidatura, agradecemos.
Obrigado