Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr » 24 jun 2015, 11:44

Sim, tenho notado esse padrão. Também reparei que cargas repetidas a 6A também fazem baixar a capacidade reportada. São dicas importantes para quem estiver perto dos 100k e com 9 barras... 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por meira78 » 24 jun 2015, 12:18

Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!

O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...

danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por danielbranco » 24 jun 2015, 13:04

RJSC Escreveu:No Domingo, enquanto as 2 novas companheiras de viagem deram uma passeio de 2h pela cidade, o Leaf ficou a aproveitar 6.5 kWh num posto Mobi.e à sombra.
Aqui estão elas "esticadas": são "eco" e verdes, boa companhia para um VE. :)
Imagem

(Custaram 120 paus cada em promoção no supermercado do Ti Belmiro)
Isto é o ideal para ir fazer geocaching com um VE, quando estiverem à venda tenho de me por de olho nelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por galt » 24 jun 2015, 13:42

meira78 Escreveu:Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!

O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
O carro precisa é de fazer quilómetros de acordo com as necessidades do condutor e dormir à sombra e ao relento.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Essiemme » 24 jun 2015, 14:21

mjr Escreveu:Sim, tenho notado esse padrão. Também reparei que cargas repetidas a 6A também fazem baixar a capacidade reportada. São dicas importantes para quem estiver perto dos 100k e com 9 barras... 8-)
Espera aí!

Então, estão-me a dizer que se deve "maltratar" a dita cuja, de vez em quando, para aumentar os AHs ?!?!? :shock:

...se for assim, hei-de dar um salto ao novinho PCR da A5... é que só tenho 42 QCs feitas, nestes 118.000 Kms.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por meira78 » 24 jun 2015, 15:45

galt Escreveu:
meira78 Escreveu:Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!

O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
O carro precisa é de fazer quilómetros de acordo com as necessidades do condutor e dormir à sombra e ao relento.
As noites frescas e o vento a entrar pelas baterias fazem milagres...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr » 24 jun 2015, 22:27

Na verdade "maltratar" a bateria faz aumentar a velocidade da degradação, mal por alguma razão faz o carro pensar que tem mais capacidade. Provavelmente devido ao sensor de corrente ser de fraca qualidade e não conseguir medir corretamente correntes muito baixas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Filipe » 25 jun 2015, 00:49

mjr Escreveu:Na verdade "maltratar" a bateria faz aumentar a velocidade da degradação, mal por alguma razão faz o carro pensar que tem mais capacidade. Provavelmente devido ao sensor de corrente ser de fraca qualidade e não conseguir medir corretamente correntes muito baixas.
Obrigado Manuel, pela dica, pois acho essa informação muito importante para tirar dúvidas sobre algumas menos correctas informações instrumentais fornecidas ao condutor.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 28 set 2015, 00:09

Original em: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 449#p51449
Mas também aqui figura bem.
RJSC Escreveu:Bem, todos queriam ir ao IKEA e carregar o carro de duas maneiras ao mesmo tempo mas parece que fui o primeiro a conseguir. Eis como se carrega um LEaf de duas maneiras ao mesmo tempo:
Imagem
Imagem

E como de costume já se prevarica também no IKEA de Matosinhos. :evil:
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por VETL » 28 set 2015, 00:23

RJSC Escreveu:...Imagem...
Tenho que ir espreitar essas cenas pretas que tens em cima do carro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”