

Diário de Bordo - RJSC
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo - RJSC
Sim, tenho notado esse padrão. Também reparei que cargas repetidas a 6A também fazem baixar a capacidade reportada. São dicas importantes para quem estiver perto dos 100k e com 9 barras... 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de Bordo - RJSC
Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!
O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
-
- Mensagens: 159
- Registado: 17 jun 2015, 14:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo - RJSC
Isto é o ideal para ir fazer geocaching com um VE, quando estiverem à venda tenho de me por de olho nelas.RJSC Escreveu:No Domingo, enquanto as 2 novas companheiras de viagem deram uma passeio de 2h pela cidade, o Leaf ficou a aproveitar 6.5 kWh num posto Mobi.e à sombra.
Aqui estão elas "esticadas": são "eco" e verdes, boa companhia para um VE.
(Custaram 120 paus cada em promoção no supermercado do Ti Belmiro)
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo - RJSC
O carro precisa é de fazer quilómetros de acordo com as necessidades do condutor e dormir à sombra e ao relento.meira78 Escreveu:Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!
O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de Bordo - RJSC
Espera aí!mjr Escreveu:Sim, tenho notado esse padrão. Também reparei que cargas repetidas a 6A também fazem baixar a capacidade reportada. São dicas importantes para quem estiver perto dos 100k e com 9 barras...
Então, estão-me a dizer que se deve "maltratar" a dita cuja, de vez em quando, para aumentar os AHs ?!?!?

...se for assim, hei-de dar um salto ao novinho PCR da A5... é que só tenho 42 QCs feitas, nestes 118.000 Kms.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

Re: Diário de Bordo - RJSC
As noites frescas e o vento a entrar pelas baterias fazem milagres...galt Escreveu:O carro precisa é de fazer quilómetros de acordo com as necessidades do condutor e dormir à sombra e ao relento.meira78 Escreveu:Parece que cargas rápidas de tempos a tempos fazem ressuscitar a bateria adormecida!
O 8 e o 80 por vezes têm bons resultados. Ir alternando o tipo de cargas ajuda a manter a bateria bem esticadinha...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo - RJSC
Na verdade "maltratar" a bateria faz aumentar a velocidade da degradação, mal por alguma razão faz o carro pensar que tem mais capacidade. Provavelmente devido ao sensor de corrente ser de fraca qualidade e não conseguir medir corretamente correntes muito baixas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diário de Bordo - RJSC
Obrigado Manuel, pela dica, pois acho essa informação muito importante para tirar dúvidas sobre algumas menos correctas informações instrumentais fornecidas ao condutor.mjr Escreveu:Na verdade "maltratar" a bateria faz aumentar a velocidade da degradação, mal por alguma razão faz o carro pensar que tem mais capacidade. Provavelmente devido ao sensor de corrente ser de fraca qualidade e não conseguir medir corretamente correntes muito baixas.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
Original em: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 449#p51449
Mas também aqui figura bem.
Mas também aqui figura bem.
RJSC Escreveu:Bem, todos queriam ir ao IKEA e carregar o carro de duas maneiras ao mesmo tempo mas parece que fui o primeiro a conseguir. Eis como se carrega um LEaf de duas maneiras ao mesmo tempo:
E como de costume já se prevarica também no IKEA de Matosinhos.![]()
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
Tenho que ir espreitar essas cenas pretas que tens em cima do carro...RJSC Escreveu:......
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt