
Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
- alexmol
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Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Assumindo as mesmas condições de temperatura e carga, num cenário de utilização diária de 40% de SOC, qual das seguintes estratégias é mais saudável para a bateria:
1. Carregar entre 40 e 80%
2. Carregar entre 10 e 50%
Pergunta lateral: se o bms garante que nenhuma célula vai abaixo da tensão mínima qual é o problema de levar regularmente (mas não manter por mais que algumas horas) o soc a 10% ?
1. Carregar entre 40 e 80%
2. Carregar entre 10 e 50%
Pergunta lateral: se o bms garante que nenhuma célula vai abaixo da tensão mínima qual é o problema de levar regularmente (mas não manter por mais que algumas horas) o soc a 10% ?
- VETL
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Não sei qual a razão, mas tenho ideia que as baterias li, quer sejam de carros, telemóveis, portáteis, etc, são armazenadas a cerca de 50% SOC entre a fábrica e o utilizador final.
Se a minha percepção for real, deve querer dizer alguma coisa...
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- Apr
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
10% é um valor muito baixo, no caso do leaf, acho que ronda já no campo de bateria muito fraca. Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.
Para alem disso é um cenário com folga zero, mas já é um argumento não tão tecnico.
Eu dou preferencia ao cenário do copo meio cheio.
Para alem disso é um cenário com folga zero, mas já é um argumento não tão tecnico.
Eu dou preferencia ao cenário do copo meio cheio.
- mjr
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Para uma utilização regular, carregando todos os dias, 10-50% é melhor que 40-80%. Em qualquer dos casos convém carregar a 100% umas duas vezes por mês para manter o pack equilibrado. Eu preferia 20-60% pois permite alguma reserva de capacidade para os imprevistos.
A razão pela qual se guarda a 50% de SOC as baterias é para evitar que com a auto-descarga ao longo dos meses alguma célula possa chegar a uma tensão perigosa (menos de 2V). a 50% permite estar com segurança muito mais tempo do que a 10%, por exemplo.
A razão pela qual se guarda a 50% de SOC as baterias é para evitar que com a auto-descarga ao longo dos meses alguma célula possa chegar a uma tensão perigosa (menos de 2V). a 50% permite estar com segurança muito mais tempo do que a 10%, por exemplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- alexmol
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Existe alguma evidência técnica que um ciclo 10-50% provoque maior desbalanceamento de células que um ciclo 40-80% ?Apr Escreveu:Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.
Corrijam-me se estiver errado mas penso que o Leaf só efectua o balanceamento de células numa carga a 100%.
- alexmol
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Estou incliando a concordar com o mjr, do ponto de vista técnico parece-me certo.mjr Escreveu:Para uma utilização regular, carregando todos os dias, 10-50% é melhor que 40-80%. Em qualquer dos casos convém carregar a 100% umas duas vezes por mês para manter o pack equilibrado.
- Apr
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
alexmol Escreveu:Existe alguma evidência técnica que um ciclo 10-50% provoque maior desbalanceamento de células que um ciclo 40-80% ?Apr Escreveu:Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.
Corrijam-me se estiver errado mas penso que o Leaf só efectua o balanceamento de células numa carga a 100%.
Tenho apenas os dados do LeafSpy do meu carro. São 8 meses de dados recolhidos sempre que posso. compilei esta tabela para ver o que referi:
Código: Selecionar todos
+-------------------+---------------+-------------+
| SOC | AVG(CPmVDiff) | Samples |
+-------------------+---------------+-------------+
| 10% <SOC< 15% | 128.9167 | 456 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 15% <SOC< 20% | 39.1316 | 3229 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 20% <SOC< 25% | 24.0031 | 4236 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 25% <SOC< 30% | 25.7253 | 6639 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 30% <SOC< 35% | 24.3798 | 10493 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 35% <SOC< 40% | 21.3997 | 11087 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 40% <SOC< 45% | 17.9136 | 11678 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 45% <SOC< 50% | 16.6583 | 13818 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 50% <SOC< 55% | 15.4062 | 18473 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 55% <SOC< 60% | 14.7734 | 21234 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 60% <SOC< 65% | 14.3432 | 23939 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 65% <SOC< 70% | 13.9981 | 21333 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 70% <SOC< 75% | 13.7670 | 21139 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 75% <SOC< 80% | 13.9607 | 22929 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 80% <SOC< 85% | 18.6079 | 17379 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 85% <SOC< 90% | 17.5139 | 13856 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 90% <SOC< 95% | 15.6850 | 11319 |
+-------------------+---------------+-------------+
| 95% <SOC< 98% | 18.2539 | 20022 |
+-------------------+---------------+-------------+
SOC - State of Charge
AVG(CPmVDiff) - Média da diferença entre célula mais fraca e célula mais forte
Samples - Numero de amostras
Podes ver claramente que a SOC's baixas o desbalanceamento é maior. E as minhas amostras a SOC baixa foram feitas a andar muito devagar.
Acho que tudo depende de como o BMS atua no balanceamento das células. Eu nunca fiz esse ciclo de 10% - 50% logo não consigo dizer se a diferença se agrava.
Mas o que o mjr diz também me parece mais acertado, já que é consensual que a bateria de lithium dura mais a SOC's menores. Ajusta-se o intervalo para ser a partir dos 20% e fazem-se cargas a 100% ocasionais para eliminar eventuais desbalanceamentos.
Só uma nota para os mais atentos, o numero de amostras de SOC's elevadas deve-se ao facto de o leaf spy ficar ligado após a carga a recolher amostras a cada 4 segundos, e não o facto de deixar o carro a 100% durante muito tempo.
Sabes como funciona o BMS do fluence no balanceamento das células?
- alexmol
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Ainda não tenho o meu "FluenceSpy" pronto
mas penso que não será muito diferente do Leaf pois as células individuais são iguais e penso que o pack é fabricado no mesmo sitio, no entanto ainda não me apercebi, em mês e meio de utilização com mais de 20 cargas a 100%, que ele tenha ficado a fazer balanceamento.

- mjr
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
No Leaf a única maneira de saber se ele está a equilibrar as células é com o Leaf Spy.
Apr, é normal que a SOCs baixos a diferença entre as células seja superior. O desequilíbrio é o mesmo a nível de SOC mas devido à característica da curva de descarga das células, a SOC baixos 5% de desequilíbrio podem significar facilmente 100-200mV de diferença entre duas células, enquanto que com SOCs acima de 20% esse mesmo desequilíbrio de 5% já só equivale a 20-30mV.
Apr, é normal que a SOCs baixos a diferença entre as células seja superior. O desequilíbrio é o mesmo a nível de SOC mas devido à característica da curva de descarga das células, a SOC baixos 5% de desequilíbrio podem significar facilmente 100-200mV de diferença entre duas células, enquanto que com SOCs acima de 20% esse mesmo desequilíbrio de 5% já só equivale a 20-30mV.
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Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?
Estou a perceber, então quer dizer que operando dentro dos limites das células e que o carro assim obriga, a única forma de desbalancear o pack é esforçá-lo com cargas/descargas grandes. Esse desbalanceamento que é independente do SOC é "revelado" quando este último é mais baixo.