Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 24 mar 2015, 23:18

Agora tenho um emprego a 41km de casa e o Leaf vai passar a fazer 82 km por dia e não tenho lugar à sombra por perto.
Mais um contributo para a degradação.

Mais uma vez: qual range anxiety... Comigo é Degradation Anxiety.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por VETL » 24 mar 2015, 23:36

RJSC Escreveu:Agora tenho um emprego a 41km de casa e o Leaf vai passar a fazer 82 km por dia e não tenho lugar à sombra por perto.
Mais um contributo para a degradação.

Mais uma vez: qual range anxiety... Comigo é Degradation Anxiety.
Então e as bicicletas dobráveis? Tens que lhe dar uso...
:mrgreen: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Orlando » 24 mar 2015, 23:37

Procura lá bem.....tens é que andar mais um pouco!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por OCasal » 25 mar 2015, 01:08

Vai valer o facto de ser branco! Ou será que nem sempre a sombra é o melhor local para deixar o VE!? 8-)

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mrr » 25 mar 2015, 19:50

O meu também faz cerca de 80km por dia, e fica o dia toda ao Sol, é a vida :cry: ... Ao menos os km não param...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 29 mar 2015, 23:08

Estatística da minha viagem a ao encontro de São João da Pesqueira:
Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 30 mar 2015, 20:31

No fórum nova energia tive esta pergunta e entretanto parece-me que a resposta que escrevi fica bem no diário de bordo:
apr Escreveu:Isso é impressionante RJSC, qual foi o segredo? Um i3 nas tuas maos gastava menos que uma vectrix!
O segredo foi fazer a A25 à maneira do malm...
Na ida, 60 km/h em tudo quanto era subida, e até nas poucas descidas manter 70/75 km/h porque ao deixar embalar mais e gastar a energia potencial para vencer o atrito com o ar daria pior resultado que travar com o motor e meter uns 60% a 70% da energia de volta na bateria.
Às 6:30 ao Sábado não havia trânsito que eu estivesse a empatar e com um carregador de 16A faço a viagem mais rapidamente indo devagar e carregando menos tempo devido ao menor consumo energético por km.
Estive 4 horas no Palácio do Gelo a carregar se tivesse abusado na velocidade tinha ganho uns 15 minutos e teria que ficar mais 1:30h ou 2h a carregar.
De Viseu para Aveiro só dei 90/100 em algumas descidas finais a 40 km de Aveiro porque vi que ia sobrar bateria. A primeiras descidas de volta ainda foram feitas a 70/80km/h consoante a disponibilidade de regeneração.
Depois cheguei a casa com 3 barras após 1:10 de carregamento no palácio do gelo enquanto jantei.
A média global deu isto porque a descida de Viseu para Aveiro é feita com consumos muito reduzidos.
E reparem que a velocidade média foi de 44 kmh (334.5km/7.6h).

No Porto com a subidas e descidas, semáforos e trânsito absolutamente infernal, muitos sítios para mudar de direção desconhecidos que me aparecem de repente sem tempo para travar utilizando o motor foi impossível baixar dos 15 kWh/100km.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Orlando » 31 mar 2015, 12:06

Vejo que o RJSC progrediu bastante desde que tem um VE, até consegue proezas que nunca imaginara :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Apr » 02 abr 2015, 01:02

Penso exatamente como tu quando me faço a um caminho desconhecido, no entanto com subidas a serras nunca fiz tão pouco. Mas em todas o carro ia a deitar malas pela janela. :)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 23 jun 2015, 23:08

Entretanto com o esticão de ida e volta para o Encontro Nacional VE em Lisboa e no próprio dia o BMS ter andado muito confuso (como acabar uma carga a 100% e reportar 84% SOC) a capacidade reportada cresceu e estabilizou.
Imagem

Fazer o dia a dia com cargas a 80% e nunca esgotar as barras ele acaba por encolher a capacidade estimada por precaução.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”