dgalv Escreveu:Este Sábado foi dia de nova viagem a Lisboa. Foi o dia das peripécias.
Comecemos pela 1ª:
Deixei o carro a carregar pelas 20h no posto da Rua do Pólo Norte em Lisboa no Parque das Nações, junto ao Centro Comercial Vasco da Gama. Como a tomada CEE estava a ser usada e eu prefiro usar a Mennekes, coloquei à carga no ponto 2. Já no centro comercial lembrei-me de ir consultar quanto tempo iria demorar o carregamento. Verifico que o carregamento tinha parado...
De volta ao carro, verifico que a luz vermelha do posto se encontra acesa...com o cartão vou tentar finalizar a carga e...não consigo!![]()
Volto a tentar e mais uma vez não consegui. Comecei então a lembrar-me de colegas que têm ficado com o cabo preso no posto...mas como tinha de regressar a Évora essa era uma questão que nem sequer se colocava! Resolvi ligar para a linha da mobi.e. Como já passava das 20h já não estava disponível! Pior! E agora? Liguei para a linha das avarias...nada feito! Após reclamar com eles disseram que não tinham nada a ver com aquilo e que tinha de contactar a mobi.e...que já estava encerrada!
Resolvi ligar ao nosso caro ruimegas. Os conselhos dele foram no sentido do que já tinha feito, pelo que não consegui resolver o problema...mas enquanto falávamos resolvi puxar o cabo com força...em resultado consegui tirar o cabo após o desligar da energia.
O estado em que ficou o ponto 2 foi este:
Da parte de trás estava ligado o conector preto da energia, um cabo de rede RJ45 e um cabo de terra.
A 2ª peripécia foi o regresso a Évora pelas 22h. Muito nevoeiro, vidros a embaciarem, baterias entre os 18º e os 20º por causa da carga rápida em Oeiras, e temperatura exterior em Lisboa de 10º, no Montijo de 3º, em Vendas Novas de 2º e em Évora de 1º...
Após carregamento descrito acima ter acabado, com o cabo CEE, o Leaf Spy indicava 18,2Kw na bateria.
À chegada a Évora o cenário era este:
O perfil da rota e a velocidade registada:
A capacidade reportada:
O estado das células:
Imagino que estaria muito perto da tartaruga. O aviso de bateria muito fraca apareceu à entrada de Évora, na zona de Peramanca. Eu moro do outro lado da cidade, junto à saída para o Redondo. Levei um amigo a casa e ainda fui para a minha, mas sempre a pensar iria chegar de tartaruga...
Mas após um ano de condução já vou conhecendo o carro e não fiquei ansioso com a situação. Já vou conhecendo os limites da máquina!
Se todos desligassem os cabos assim quando ficam presos ( excluindo o Inominável que se encontra em Évora ), a mobi.e já tinha arranjado uma solução inteligente para esses casos.