diário de bordo - prgc
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: diário de bordo - prgc
Tenho uma célula 18650 de LiMnO2 que quando coloco no congelador aumenta muito ligeiramente a tensão. Mas é preciso grandes variações de temperatura para se notar alguma coisa, pelo menos 10C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Há vários meses que não atualizo o meu DB... ganda baldas!
No entanto não deixe de acompanhar o fórum
Depois de um ano passado, devo dizer que o saldo é extremamente positivo. Houve contudo uma altura em que "abanei" um bocado por causa da questão das temperaturas... Porque na verdade, há dias em que é muito difícil fugir aos picos de 30/35ºC...
Houve um dia em que tinha o carro na garagem com 22º, e tive que ir a Lisboa durante a tarde. Apesar de ter feito uma condução tranquila, quando voltei de Lisboa o LS marcava 30ºC nos sensores. E depois de tudo o que se disse acerca das temperaturas, fiquei um pouco desanimado... Mas enfim, são situações pontuais. Na verdade acho que este verão tem sido favorável para os VE. As 6 barras de temperatura terão aparecido meia dúzia de vezes durante este verão.
Neste momento já passa dos 26000 Km, e o outro CI fez no mesmo período 14000 Km. Apesar de logisticamente ser diferente de um CI, os valores provam que a autonomia não é problema.
No entanto não deixe de acompanhar o fórum

Depois de um ano passado, devo dizer que o saldo é extremamente positivo. Houve contudo uma altura em que "abanei" um bocado por causa da questão das temperaturas... Porque na verdade, há dias em que é muito difícil fugir aos picos de 30/35ºC...
Houve um dia em que tinha o carro na garagem com 22º, e tive que ir a Lisboa durante a tarde. Apesar de ter feito uma condução tranquila, quando voltei de Lisboa o LS marcava 30ºC nos sensores. E depois de tudo o que se disse acerca das temperaturas, fiquei um pouco desanimado... Mas enfim, são situações pontuais. Na verdade acho que este verão tem sido favorável para os VE. As 6 barras de temperatura terão aparecido meia dúzia de vezes durante este verão.
Neste momento já passa dos 26000 Km, e o outro CI fez no mesmo período 14000 Km. Apesar de logisticamente ser diferente de um CI, os valores provam que a autonomia não é problema.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
Eu direi o contrário...este verão não está a ser nada amigo dos VE aqui por Évora. Últimos dias com temperaturas de 34º e chuva no norte e 24º, e 26º em Lisboa...são raras as vezes (excepto de manhã que tem sempre 5 barras ou quase sempre) que não acabo o dia com mais de 30º no pack e 6 barras de temperatura. Isto sem andar muito...estou a fazer uns cento e pouco kms por semana pois por motivos profissionais não tenho tido muito tempo livre...prgc Escreveu:Na verdade acho que este verão tem sido favorável para os VE. As 6 barras de temperatura terão aparecido meia dúzia de vezes durante este verão.
É o contraste entre o Alentejo e o interior, por comparação com o litoral. Ainda não atualizei o DB, mas já estou abaixo dos 57ah...comecei o verão perto dos 60...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
Ontem foi dia de inspeção.
Mas fiquei com uma sensação estranha... Tinha pedido para me darem um orçamento e na altura falaram em cerca de 75€.
Quando ia fazer o pagamento, o total estava dentro desse valor. Questionei se tinham trocado o filtro do habitáculo, e disseram que não tinha sido necessário porque não estava muito sujo e que seria trocado na próxima revisão. Aí o valor ficou em 47.97€. Tinha também falado que o carro costuma fazer uns estalos na transmissão quando faço manobras. Disseram-me que não tinham notado nada, mas ontem quando cheguei a casa voltei a ouvir esses ruídos...
Disseram-me também que tinham feito atualização de software, mas não notei alterações nos dados do LS...
No fim de contas, pelo valor da revisão fiquei contente, mas se não tivesse questionado sobre o filtro, iria pagar mais 40€ sem que nada tivesse sido feito...
Mas fiquei com uma sensação estranha... Tinha pedido para me darem um orçamento e na altura falaram em cerca de 75€.
Quando ia fazer o pagamento, o total estava dentro desse valor. Questionei se tinham trocado o filtro do habitáculo, e disseram que não tinha sido necessário porque não estava muito sujo e que seria trocado na próxima revisão. Aí o valor ficou em 47.97€. Tinha também falado que o carro costuma fazer uns estalos na transmissão quando faço manobras. Disseram-me que não tinham notado nada, mas ontem quando cheguei a casa voltei a ouvir esses ruídos...

Disseram-me também que tinham feito atualização de software, mas não notei alterações nos dados do LS...
No fim de contas, pelo valor da revisão fiquei contente, mas se não tivesse questionado sobre o filtro, iria pagar mais 40€ sem que nada tivesse sido feito...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
E onde fizeste a revisão?
Em que concessionário/oficina?
Quanto tempo demoraram?
Mudaram o óleo aos travões?
Em que concessionário/oficina?
Quanto tempo demoraram?
Mudaram o óleo aos travões?

-
- Proprietário Leaf
Foi na Auto Júlio nas Caldas da Rainha, onde comprei o leaf.
Cheguei às 9h e saí às 12h, porque ainda puseram um pouco a carregar, lavaram, etc.
Não mudaram o óleo dos travões.
Sabem onde se encontra o filtro do habitáculo?
Cheguei às 9h e saí às 12h, porque ainda puseram um pouco a carregar, lavaram, etc.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Por cima dos pés do lugar do passageiro. O meu um dia destes em andamento caiuprgc Escreveu:Foi na Auto Júlio nas Caldas da Rainha, onde comprei o leaf.

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Os estalos em manobras são normais. Penso que são do sistema de travagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
O meu também foi ontem à oficina, revisão no entreposto dos olivais.
Cheguei às 10h, com marcação para as 10h15. Apenas fui atendido para fazer o registo já eram 11h e o carro sem carregar. Como o posto rápido continua off, estava preocupado com a carga para o regresso a Évora.
Fui com o mecânico experimentar o carro por causa dos ruídos que faz em paralelos. O carro ficou lá parado antes das 12h à espera que o fossem por a carregar.
Pelo carwings verifico que só pelas 12h e tal o puseram no carregamento.
Às 17.30 fui buscar o carro. Valor a pagar, 52€. Paguei apenas 1h de mão de obra. Saí da oficina sem a carga completa pois entretanto esteve 1h fora do carregamento. Parque das nações 1h à espera para poder regressar!
Quanto ao barulho que faz no empedrado dizem que pode ser dos calibradores das bombas nos travões, a verdade é que não desmontaram pois de certeza não iria ter o carro no próprio dia e que teria de lá ficar, pois tinham de fazer um relatório para a Nissan, reportar, aguardar instruções, pedir as peças e montar...
Resumindo, 6ª feira vai aqui a Évora (onde não me detectaram a origem do barulho) para fazerem esses testes e abrirem o relatório e mandarem vir as peças. Como está na garantia não pagarei nada.
Mas isto de não haver nunca as peças e terem de mandar vir, bem como o facto do carregador rápido não estar operacional não me faz sentido nenhum. Irei reclamar para a Nissan para saberem o belo serviço que prestam aos clientes...
Cheguei às 10h, com marcação para as 10h15. Apenas fui atendido para fazer o registo já eram 11h e o carro sem carregar. Como o posto rápido continua off, estava preocupado com a carga para o regresso a Évora.
Fui com o mecânico experimentar o carro por causa dos ruídos que faz em paralelos. O carro ficou lá parado antes das 12h à espera que o fossem por a carregar.
Pelo carwings verifico que só pelas 12h e tal o puseram no carregamento.
Às 17.30 fui buscar o carro. Valor a pagar, 52€. Paguei apenas 1h de mão de obra. Saí da oficina sem a carga completa pois entretanto esteve 1h fora do carregamento. Parque das nações 1h à espera para poder regressar!
Quanto ao barulho que faz no empedrado dizem que pode ser dos calibradores das bombas nos travões, a verdade é que não desmontaram pois de certeza não iria ter o carro no próprio dia e que teria de lá ficar, pois tinham de fazer um relatório para a Nissan, reportar, aguardar instruções, pedir as peças e montar...
Resumindo, 6ª feira vai aqui a Évora (onde não me detectaram a origem do barulho) para fazerem esses testes e abrirem o relatório e mandarem vir as peças. Como está na garantia não pagarei nada.
Mas isto de não haver nunca as peças e terem de mandar vir, bem como o facto do carregador rápido não estar operacional não me faz sentido nenhum. Irei reclamar para a Nissan para saberem o belo serviço que prestam aos clientes...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Peças específicas para VE's com as reduzidas vendas duvido que algum dia façam stock.
Apenas têm o fluido de travagem e o filtro do A/C porque são comuns com vários modelos CI.
Apenas têm o fluido de travagem e o filtro do A/C porque são comuns com vários modelos CI.