http://economia.publico.pt/Noticia/gest ... al_1473731
Irá aparecer uma página Renault / Nissan Leaks, com pormenores do LEAF?

Pois é... e ainda só agora começou a produção...mjr Escreveu:Gestores da Renault afastados por suspeita de espionagem industrial no desenvolvimento do carro eléctrico:
http://economia.publico.pt/Noticia/gest ... al_1473731
Irá aparecer uma página Renault / Nissan Leaks, com pormenores do LEAF?
Bem Vindo ao forum ruivct,ruicvt Escreveu:Pois, o know-how nesta tecnologia vale muito.
Mas duvido que no grupo Renault-Nissan, seja a marca francesa a liderar o processo de concepção e desenvolvimento da tecnologia em causa... Devem ter sido quadros franceses que roubaram informações aos japoneses.
Cumprimentos
Já devia era de estar nos 200 dólares por Kwh para ver se o ICE's começavam a tremer....tá a demorar muito e temos de ser nós os compradores que vamos contribuir para a sua descida graças às economias de escala associadas.mjr Escreveu:Poderão não ter sido segredos técnicos, mas antes segredos comerciais. Normalmente os gestores de topo não têm muito conhecimento do core técnico dos produtos. Informação como o preço das baterias, a margem final do carro, o valor dos investimentos realizados para o desenvolvimento, etc. O preço das baterias é aliás um dos assuntos mais badalados nos blogs da especialidade, com valores a oscilar entre os 200 e os 1000 dólares por kwh conforme a fonte.
Para mim, apesar do grande sucesso inicial do Tesla Roadster roça o amadorismo e só a Nissan-Renault "agarrou a questão das baterias com verdadeiro profissionalismo.mjr Escreveu:Sobre o preço das baterias, a Tesla tem uma solução interessante ao utilizar baterias de mercado. Isto permite-lhes ter carros com pequena produção e ainda poder vir a ter preços relativamente competitivos (no caso do Model S). No entanto para produções "a sério", como é a ambição da Nissan, penso que só mesmo utilizando baterias desenhadas à medida com células de grande capacidade é que será possível competir nos mercados de gama média, como o segmento C.