Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 19 jul 2014, 16:36

Hoje no parque do Hipermercado vinham 2 fulanos a segurar uma caixa de uma TV eu passo por eles no Leaf e vai um assim "Ah, isto é um daqueles agora a bataria!"
Ainda me tive que conter para não me rir da "bataria" à frente deles...

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 22 jul 2014, 02:37

Hoje foi dia de "modificações" mas não ao Leaf como alguns pediram no início deste Diário de Bordo.

Foram modificações ao adaptador OBD2 Bluetooth ELM327:

Como tinha relatado no primeiro post com screenshots do Leaf Spy, o ELM327 que comprei estava constantemente a perder a ligação bluetooth e a religar.
Então como tinha um módulo de porta de série Bluetooth em casa para experiências (tinha custado uns 6€ avulso online) decidi abrir o ELM327 e substituir o módulo bluetooth em vez de mandar vir outro que poderia vir igual e esperar uns meses.
A princípio foi uma tentativa falhada porque o módulo bluetooth vinha configurado de fábrica para comunicar fisicamente a 9600bps com o resto ELM327 e este espera uma velocidade de 38400bps como descobri após experiências com um cabo USB UART direto do ELM327 ao computador.
Então foi necessário reprogramar o módulo bluetooth com o cabo USB UART ligado fisicamente ao pequeno módulo bluetooth como descrito aqui: http://ecno92.blogspot.pt/2012/11/jy-mc ... -name.html
Já que estava nisto e com tudo ligado além de mudar a velocidade de comunicação, mudei também o PIN para aumentar um pouco a segurança e também o nome do dispositivo para "ELM327-RJSC".

A outra modificação foi cortar a alimentação do pino 16 da ficha ODB que tem uma ligação permanente à bateria de 12V para o pino 8 que nos automóveis da Nissan vem ligado à linha de "Ignição".
Agora o ELM327 só é alimentado quando o carro está com o painel de instrumentos ativo (Ready ou On) e não consome bateria quando se desliga.
A única desvantagem é que para monitorizar um carregamento terei que ter o carro ligado. Já não funciona simplesmente quando o carregamento está ativo e o carro desligado. Mas assim também nenhum "hackaro" vai conseguir enviar um comando para destrancar as portas via bluetooth quando deixo o carro estacionado.

O módulo com falhas de funcionamento removido e o novo instalado:
Imagem
Última edição por RJSC em 29 jul 2014, 02:16, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 22 jul 2014, 02:41

No Domingo, enquanto as 2 novas companheiras de viagem deram uma passeio de 2h pela cidade, o Leaf ficou a aproveitar 6.5 kWh num posto Mobi.e à sombra.
Aqui estão elas "esticadas": são "eco" e verdes, boa companhia para um VE. :)
Imagem

(Custaram 120 paus cada em promoção no supermercado do Ti Belmiro)

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 22 jul 2014, 07:26

A perda de ligação penso que seria software.
Embora não tanto como tu, eu também tinha esse problema, o qual desapareceu agora com a última atualização do LeafSpy. Não tens visto as minhas msgs no Skype/msn... :P

Quanto ao ELM, como gosto de monitorizar os carregamentos, não poderia fazer isso. Sei no entanto que não seria aconselhável deixá-lo sempre no carro, mas é daquelas coisas...

No que se refere à password e ao nome do ODB, foi um excelente trabalho. Isso também quero...

Gosto das biclas...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 22 jul 2014, 09:07

RJSC Escreveu:Hoje foi dia de "modificações" mas não ao Leaf como alguns pediram no início desde Diário de Bordo.

Foram modificações ao adaptador OBD2 Bluetooth ELM327:

Como tinha relatado no primeiro post com screenshots do Leaf Spy, o ELM327 que comprei estava constantemente a perder a ligação bluetooth e a religar.
Então como tinha um módulo de porta de série Bluetooth em casa para experiências (tinha custado uns 6€ avulso online) decidi abrir o ELM327 e substituir o módulo bluetooth em vez de mandar vir outro que poderia vir igual e esperar uns meses.
A princípio foi uma tentativa falhada porque o módulo bluetooth vinha configurado de fábrica para comunicar fisicamente a 9600bps com o resto ELM327 e este espera uma velocidade de 38400bps como descobri após experiências com um cabo USB UART direto do ELM327 ao computador.
Então foi necessário reprogramar o módulo bluetooth com o cabo USB UART ligado fisicamente ao pequeno módulo bluetooth como descrito aqui: http://ecno92.blogspot.pt/2012/11/jy-mc ... -name.html
Já que estava nisto e com tudo ligado além de mudar a velocidade de comunicação, mudei também o PIN para aumentar um pouco a segurança e também o nome do dispositivo para "ELM327-RJSC".

A outra modificação foi cortar a alimentação do pino 16 da ficha ODB que tem uma ligação permanente à bateria de 12V para o pino 8 que nos automóveis da Nissan vem ligado à linha de "Ignição".
Agora o ELM327 só é alimentado quando o carro está com o painel de instrumentos ativo (Ready ou On) e não consome bateria quando se desliga.
A única desvantagem é que para monitorizar um carregamento terei que ter o carro ligado. Já não funciona simplesmente quando o carregamento está ativo e o carro desligado. Mas assim também nenhum "hackaro" vai conseguir enviar um comando para destrancar as portas via bluetooth quando deixo o carro estacionado.

O módulo com falhas de funcionamento removido e o novo instalado:
Imagem
Eu tenho um precisamente igual que também está sempre a perder a comunicação bluetooth. Faz precisamente o que aqui descreveste. A única solução é substituir o módulo? (tenho outro maior a funcionar correctamente no carro)
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 22 jul 2014, 09:16

dgalv Escreveu:...Eu tenho um precisamente igual que também está sempre a perder a comunicação bluetooth. Faz precisamente o que aqui descreveste. A única solução é substituir o módulo? (tenho outro maior a funcionar correctamente no carro)
Com a última actualização do LeafSpy (V0.33.41 de 19-07-2014), esse problema ficou completamente resolvido no meu.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 22 jul 2014, 10:42

Pois, VETL, mas como testámos em Aveiro, o meu perdia muito mais a ligação que o teu e trocar o módulo resolveu.
Acho que é defeito de uma "nova versão" do adaptador que tem um módulo bluetooth mais barato porque com um grande também não perdia ligação.
O módulo barato tem apenas um chip, o que instalei e também o que vinha no adaptador grande têm dois.
No teu telemóvel o próprio bluetooth crashava, coisa que no meu não. Era só o LeafSpy que fazia retry.

Mudar o nome e PIN só dá nestes módulos com 2 chips (memória e chip CSR). O que vinha no meu de fábrica tinha um chip que ao pesquisar online só encontrei que a folha de especificações é confidencial. Enfim... Mania do obscurantismo.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 23 jul 2014, 00:13

O meu Leaf em carregamentos a 100% nunca passou os 91% de SOC...

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 23 jul 2014, 23:11

Tambem queria fazer a modificação do pino de alimentação, inclusivamente tenho uma pequena extensao obd para trocar os fios sem abrir o scanner. Como fizeste no proprio obd? Os pinos nao estao soldados dirtamente numa pcb?

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 23 jul 2014, 23:35

Apr Escreveu:Tambem queria fazer a modificação do pino de alimentação, inclusivamente tenho uma pequena extensao obd para trocar os fios sem abrir o scanner. Como fizeste no proprio obd? Os pinos nao estao soldados dirtamente numa pcb?

Sim, os pinos estão soldados na PCB mas o pino 8 não está soldado a nada.
O pino 16 vai direito a um díodo e entao o que fiz foi levantar o díodo do lado da pista que vai para o pino 16 com o ferro de soldar, soldar um pedaço de fio a esse terminal do díodo e depois soldar o fio no pino 8.
Fica um bocado "achanatado", mas ficou lá dentro e protegido de vibrações com cola quente.
Se tens uma extensão OBD, mais vale cortar o fio do pino 16, ligar o do pino 8 do lado carro e meter manga termoretrátil no cabo. É um trabalho mais fácil e mais limpo

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”