Diário de Bordo - RJSC
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Diário de Bordo - RJSC
Acordei às 5 horas para tirar a ventoinha e só tinha baixado para 22° no sensor mais frio e 24° no mais quente.
Pouco arrefeceu...
Foi apenas ar exterior da noite, não o Ar Condicionado nem uma ventoinha a sugar ar de uma câmara frigorífica.
Pouco arrefeceu...
Foi apenas ar exterior da noite, não o Ar Condicionado nem uma ventoinha a sugar ar de uma câmara frigorífica.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Espero que o tenhas feito deixando vidros abertos! loolRJSC Escreveu:Acordei às 5 horas para tirar a ventoinha e só tinha baixada para 22° no sensor mais frio e 24° no mais quente.
Pouco arrefeceu...
Esta noite não foi fria como as anteriores...
Para a próxima arranjo-te um temporizador para ligares a ventoinha sem teres que te levantar de noite.

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
A ventoinha estava na janela, do lado de fora, a sugar ar pelo tubo.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Esteve frio por aí! Aqui no Porto não baixou dos 20.6ºC (noite tropical):
http://www.wunderground.com/personal-we ... =IPORTOPO4
Tive de deixar o meu na garagem, de manhã estava com 23ºC de média (tinha chegado ao fim do dia com 25ºC.
http://www.wunderground.com/personal-we ... =IPORTOPO4
Tive de deixar o meu na garagem, de manhã estava com 23ºC de média (tinha chegado ao fim do dia com 25ºC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Que tipo de ventoinha tinhas? eu tive que trocar a minha por duas razões:RJSC Escreveu:A ventoinha estava na janela, do lado de fora, a sugar ar pelo tubo.
1º porque não tinha caudal suficiente para se notar o arrefecimento
2º Porque a bobine que a fazia rodar aquecia, fazendo com que o ar também aquece-se mais um pouco.
Tenta colocar a ventoinha a empurrar ar através do acesso ao corte do Pack, certifica-te que não se perder ar por nenhum lugar, deve entrar o máximo de ar pelo buraco. Deves conseguir sentir o ar a sair por uns pequenos orifícios na lateral do carro. Não tenho fotos, mas posso tirar para te mostrar.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
- Proprietário Leaf
É uma ventoinha de 12V 8cm das fontes de alimentação de computador... foi só para ser melhor que deixar o vidro aberto e esperar pela convecção.
No meu caso a ventoinha não estava a empurrar ar para cima da bateria, estava sim a ajudar a convecção natural (a extrair ar da abertura do topo)
Não é coisa que vá fazer muitas vezes porque depois tenho que me levantar de madrugada para fechar o vidro e a tampa: parar a ventoinha com um temporizador não resolve porque depois começa a circular ar mais quente durante a manhã por convecção.
http://www.wunderground.com/cgi-bin/fin ... ery=aveiro
Aproveitando o site do link do mjr vi que ontem à noite aqui na zona às 4 da manhã começou a soprar vento morno que levou logo a temperatura para 21ºC, quando à meia noite estavam 15º C. Ainda fui desligar tudo uma hora tarde de mais...
O clima é um sistema bastante complexo...
No meu caso a ventoinha não estava a empurrar ar para cima da bateria, estava sim a ajudar a convecção natural (a extrair ar da abertura do topo)
Não é coisa que vá fazer muitas vezes porque depois tenho que me levantar de madrugada para fechar o vidro e a tampa: parar a ventoinha com um temporizador não resolve porque depois começa a circular ar mais quente durante a manhã por convecção.
http://www.wunderground.com/cgi-bin/fin ... ery=aveiro
Aproveitando o site do link do mjr vi que ontem à noite aqui na zona às 4 da manhã começou a soprar vento morno que levou logo a temperatura para 21ºC, quando à meia noite estavam 15º C. Ainda fui desligar tudo uma hora tarde de mais...
O clima é um sistema bastante complexo...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
É... o vento Leste e o efeito Foehn fazem coisas estranhas...
É comum no Verão um dia começar com vento leste quente, ao início da tarde iniciar a nortada e a temperatura arrefecer muito no litoral, e a meio da noite o vento voltar a rodar para leste subindo muito a temperatura. Isto apesar de no interior a temperatura estar mais baixa que no litoral, mas a compressão do ar que vem de altitudes mais elevadas no interior provoca este efeito. A cidade do Porto costuma ser a mais quente do País quando o vento leste vem até ao mar (por vezes fica-se a alguns km da costa).
É comum no Verão um dia começar com vento leste quente, ao início da tarde iniciar a nortada e a temperatura arrefecer muito no litoral, e a meio da noite o vento voltar a rodar para leste subindo muito a temperatura. Isto apesar de no interior a temperatura estar mais baixa que no litoral, mas a compressão do ar que vem de altitudes mais elevadas no interior provoca este efeito. A cidade do Porto costuma ser a mais quente do País quando o vento leste vem até ao mar (por vezes fica-se a alguns km da costa).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
Diário de Bordo - RJSC

A capacidade reportada continua a descer embora a um ritmo mais lento...
O Hx continua também a cair...
É sempre triste...

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Também já estive na tua situação, quando comprei tinha 96% de capacidade reportada, passado dois meses já só tinha 93%, andava muito desanimado com o carro. Na altura o Mjr e o Malm disseram para eu não me preocupar, pois o que estava a acontecer é que a capacidade reportada devia estar muito acima da real, dito e feito, neste momento anda muito mais estável entre 91%.
Pelo que tenho lido um Leaf(Pack)novo perde muita mais capacidade no primeiro ano, +/- 10%, no meu caso bate certo, fez um ano dia 20-junho.
O que te posso dizer é o mesmo que me disseram, não te preocupes tanto e vive mais o carro
.
Pelo que tenho lido um Leaf(Pack)novo perde muita mais capacidade no primeiro ano, +/- 10%, no meu caso bate certo, fez um ano dia 20-junho.
O que te posso dizer é o mesmo que me disseram, não te preocupes tanto e vive mais o carro

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Num i-MiEV é igual, por isso eu compreendo bem esse vosso sentimento. Quase sem andar, num país frio, reporta menos 16% de capacidade ao fim de um ano. Desses 16%, 6 ou 7% são degradação real, o restante encolhimento. Não se nota na autonomia porque o carro está feito para que assim seja. Depois, depois anos e anos de degradação de 1 ou 2%, desde que sejamos capazes de manter o pack sempre abaixo de 20 ºC. Isto num i-MiEV. Nestas condições o pack vai ter de ser substituido, não por causa da degradação, mas por causa da corrosão, isto num i-MiEV. Já alguém ouviu falar na maldição do lago salgado? Alguém lançou essa maldição nos i-MiEV, apenas nos i-MiEV. A maldição do lago salgado. Felizmente, eu vivo a 90 km de água salgada.
Como é meu apanágio, o primeiro a descrever os defeitos e virtudes do i-MiEV. O primeiro a falar de correções de 5%, o primeiro a falar do diferencial de temperaturas entre as células internas e externas, o primeiro a demonstrar a imprecisão que caracteriza o SoC reportado, o primeiro a indicar temperaturas de 20 ºC como quase inócuas para a bateria dos i-MiEV, o primeiro a ..., agora o primeiro a reconhecer a maldição do lago salgado.
Como é meu apanágio, o primeiro a descrever os defeitos e virtudes do i-MiEV. O primeiro a falar de correções de 5%, o primeiro a falar do diferencial de temperaturas entre as células internas e externas, o primeiro a demonstrar a imprecisão que caracteriza o SoC reportado, o primeiro a indicar temperaturas de 20 ºC como quase inócuas para a bateria dos i-MiEV, o primeiro a ..., agora o primeiro a reconhecer a maldição do lago salgado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.