
Diário de Bordo - dgalv
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Estas duas semanas têm sido de férias e de condução no leaf.
Analisando os dados do Leaf Spy, tenho chegado a umas conclusões:
1 - Em carregamentos efetuados em espaços fechados, por exemplo parques de estacionamento de centros comerciais, para um carregamento completo, comparando com os efetuados na rua ao sol, as temperaturas do pack têm sido maiores, tanto que me faz aparecer a 6ª barra de temperatura (entre os 26 e os 27º no leaf spy);
2 - Numa destas vindas de Lisboa para Évora, vinha com o pack a 26º por ter carregado no entreposto, em carga lenta. O de carga rápida estava off! Como tinha vento forte favorável, cheguei a 30kms de Évora com bateria suficiente para vir mais depressa, mesmo apanhando a subida! Curioso, é que a temperatura do pack, tendo eu rodado já uma distância de 100kms a 80kms/h em CC e em alguns locais a 50kms/h, com uma média de 60kms/h, reparei que a temperatura do pack tinha baixado para os 24ºC (a viagem foi entre as 20 e as 22h com uma temperatura exterior entre 15 a 17ºC). Assim que aumentei a velocidade nos últimos 30kms para os 90kms/h e depois para 100kms/h, que a temperatura do pack subiu imediatamente. Um grau entre os 80 e os 90kms/h e mais meio grau entre os 90 e os 100kms/h. Esta conclusão também já eu tinha tirado em deslocações anteriores, dentro do mesmo horário, com temperaturas exteriores semelhantes.
Nos últimos carregamentos efetuados e medidos pelo leaf spy, o máximo que consegui atestar foram 19.9kw, sendo que por norma costuma medir 19.5kw. Não sei quantos kw sairam de corrente, pois não estou a medir essa informação.
Os Ah têm andado entre os 60 e os 60.5.
De referir que numa semana fez 1000kms, usando apenas cargas lentas a 16A.
Analisando os dados do Leaf Spy, tenho chegado a umas conclusões:
1 - Em carregamentos efetuados em espaços fechados, por exemplo parques de estacionamento de centros comerciais, para um carregamento completo, comparando com os efetuados na rua ao sol, as temperaturas do pack têm sido maiores, tanto que me faz aparecer a 6ª barra de temperatura (entre os 26 e os 27º no leaf spy);
2 - Numa destas vindas de Lisboa para Évora, vinha com o pack a 26º por ter carregado no entreposto, em carga lenta. O de carga rápida estava off! Como tinha vento forte favorável, cheguei a 30kms de Évora com bateria suficiente para vir mais depressa, mesmo apanhando a subida! Curioso, é que a temperatura do pack, tendo eu rodado já uma distância de 100kms a 80kms/h em CC e em alguns locais a 50kms/h, com uma média de 60kms/h, reparei que a temperatura do pack tinha baixado para os 24ºC (a viagem foi entre as 20 e as 22h com uma temperatura exterior entre 15 a 17ºC). Assim que aumentei a velocidade nos últimos 30kms para os 90kms/h e depois para 100kms/h, que a temperatura do pack subiu imediatamente. Um grau entre os 80 e os 90kms/h e mais meio grau entre os 90 e os 100kms/h. Esta conclusão também já eu tinha tirado em deslocações anteriores, dentro do mesmo horário, com temperaturas exteriores semelhantes.
Nos últimos carregamentos efetuados e medidos pelo leaf spy, o máximo que consegui atestar foram 19.9kw, sendo que por norma costuma medir 19.5kw. Não sei quantos kw sairam de corrente, pois não estou a medir essa informação.
Os Ah têm andado entre os 60 e os 60.5.
De referir que numa semana fez 1000kms, usando apenas cargas lentas a 16A.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- mjr
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Re: Diário de Bordo - dgalv
A diferença é que os parques de estacionamento estão normalmente a temperaturas muito superiores que a ambiente exterior durante o inverno, início de primavera. Isso faz com que apesar da energia extra fornecida pelo Sol nos carregamentos exteriores, a carga no interior mais quente dos parques de estacionamento faz aquecer mais o pack.
De facto também já reparei que acima dos 60-70km/h a dissipação de energia no pack começa a fazê-lo aquecer. Tudo depende do diferencial entre o ambiente e a bateria. Se forem apenas 4 ou 5 graus, mesmo a 60km/h o pack começa a aquecer um pouco. Se forem 10º, já só acima dos 80km/h é que se começa a sentir esse aquecimento. Tudo depende do fluxo térmico que o pack consegue dissipar (depende da diferença entre o pack e o ambiente) e a energia dissipado no pack por efeito de Joule, que depende da corrente.
De facto também já reparei que acima dos 60-70km/h a dissipação de energia no pack começa a fazê-lo aquecer. Tudo depende do diferencial entre o ambiente e a bateria. Se forem apenas 4 ou 5 graus, mesmo a 60km/h o pack começa a aquecer um pouco. Se forem 10º, já só acima dos 80km/h é que se começa a sentir esse aquecimento. Tudo depende do fluxo térmico que o pack consegue dissipar (depende da diferença entre o pack e o ambiente) e a energia dissipado no pack por efeito de Joule, que depende da corrente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ontem carregou duas vezes na rua, de manhã ao sol, ao final da tarde à sombra. Estava praticamente vazia de manhã, com temperaturas de 14 a 15º no pack. Com meia carga ao sol, passou para 20º, que também era a temperatura ambiente de ontem por volta da hora de almoço. À tarde, e ontem foi já um dia quente aqui pelo Alentejo, com 25º, carregou novamente, até 80% durante 2h, e aqueceu até aos 26º num dos sensores, com os outros dentro dos 25º.mjr Escreveu:A diferença é que os parques de estacionamento estão normalmente a temperaturas muito superiores que a ambiente exterior durante o inverno, início de primavera. Isso faz com que apesar da energia extra fornecida pelo Sol nos carregamentos exteriores, a carga no interior mais quente dos parques de estacionamento faz aquecer mais o pack.
De facto também já reparei que acima dos 60-70km/h a dissipação de energia no pack começa a fazê-lo aquecer. Tudo depende do diferencial entre o ambiente e a bateria. Se forem apenas 4 ou 5 graus, mesmo a 60km/h o pack começa a aquecer um pouco. Se forem 10º, já só acima dos 80km/h é que se começa a sentir esse aquecimento. Tudo depende do fluxo térmico que o pack consegue dissipar (depende da diferença entre o pack e o ambiente) e a energia dissipado no pack por efeito de Joule, que depende da corrente.
Concordo com o que escreveste, na rua, até por acção do vento, acaba por haver mais dissipação do calor do pack do que dentro de um centro comercial. No verão não acredito que se verifique, mas irei continuar atento!
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Precisamente, a vantagem desaparece completamente no Verão devido às temperaturas exteriores serem mais elevadas do que nos parques de estacionamento. Só durante a noite é que será mais vantajoso carregar ao ar livre durante o Verão.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ora o calor chegou. Com o carro a marcar 32 graus no exterior as baterias encontram-se a 27.7 no sensor mais quente sem o carro ter andado desde as 14.30. Na altura ainda só tinha 5 barras de temperatura. Esteve à sombra de uma árvore. O Verão alentejano começa a apertar. A partir de hoje também sobem as temperaturas mínimas. Próximas noites a 22 graus.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Em Tábua a máxima foi de 32 °C, no planeta Malm nem aos 18 °C chegou. De noite vão estar uns 16 °C, o que chega e sobra para amanhã ter tudo controlado. Na garagem ainda está bem fresco (20 °C) e se não sair de lá durante o dia, menos de 20 são garantidos. Eu amanhã podia ir a Viseu no CI e era certo que dos 20 não passava, mas vou optar pelo "não desafio".
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Não é fácil "escondê-lo" do calor mas faz-se o que se pode. Vou carregar esta noite Pois as mínimas vão subir bem nos próximos dias e irão manter-se assim uns dias...o planeta Malm está mesmo noutra galáxia!
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Consta que ele tem lá uma Sueca escondida ( Brreee ).dgalv Escreveu:Não é fácil "escondê-lo" do calor mas faz-se o que se pode. Vou carregar esta noite Pois as mínimas vão subir bem nos próximos dias e irão manter-se assim uns dias...o planeta Malm está mesmo noutra galáxia!

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Re: Diário de Bordo - dgalv
Infelizmente não posso confirmar essa informação da nórdica por aqui. O Filipe deve estar a confundir o planeta Malm com o paraíso, isso fica um bocado mais longe, talvez na última paragem do vaivém.
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Re: Diário de Bordo - dgalv
Ihih...também podem mandar vir uma para aqui...Malm Escreveu:Infelizmente não posso confirmar essa informação da nórdica por aqui. O Filipe deve estar a confundir o planeta Malm com o paraíso, isso fica um bocado mais longe, talvez na última paragem do vaivém.

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