Já há algum tempo/anos que tenho o bichinho do elétrico (ainda me lembro quando surgiu no mercado o Imiev e a Mitsubish, como marketing, permitia a impressão em papel uns desenhos do carro, que depois de recortado e colado era uma miniatura do Imiev- confesso que imprimi, recortei e colei...

O tempo foi passando e novas opções surgiram no mercado.
O meu CI foi também degradando-se e, com quase 15 anos e quase 430.000Km, tinha uma reparação na ordem dos 1250€ para breve.
Ou seja, ou reparava-o, ou procurava um CI usado barato (= muitos anos), ou um eléctrico a preço razoável...
Já acompanhava este forum alguns meses atrás e registei-me quando comecei a pensar mais seriamente no elétrico, mais concretamente no Leaf (sobretudo pela autonomia e feedback).
Em resumo, em cerca de um mês, passou duma ideia à realidade.
Normalmente não viro as costas ás oportunidades e, ou seguia em frente ou adiava quiça até quando a minha entrada na mobilidade elétrica.
A primeira vez é sempre a mais electrizante
Nunca tinha andado num elétrico.
Assim, aceitei o convite do Orlando em experimentar o dele para ver se gostava da condução já que tinha feito um pedido à Nissan e até hoje nada... LOL...
Levei a cara metade e as filhas.
A mulher que era a renitente, adorou o carro....
Eu, que já estava mais convencido, também gostei da condução.
Em resumo, restava escolher um e... o mais difícil, compra-lo

Nova casa
Ontem, 20 de maio, após termos tido nos últimos dias bastante sol e bom tempo, esteve um dia típico de inverno: trovoada, chuva e vento forte.... enfim... um dia ideal para uma primeira viagem de longo curso num elétrico, na casa dos 120Km, grande parte em AE.
Depois de vários Kms sempre a subir em AE numa velocidade moderada de 80Km.... lá começaram a surgir umas descidas onde podia aliviar o pé....
Como tinha de ir ao mediador de seguros em T. Vedras, pedi-lhe por telefone se podia carregar o carro enquanto se tratava dos papéis.
Chego com autonomia de 15Km, e debaixo de um dilúvio!
Afinal não pude carregar no escritório dele, não tinha extensão que desse.
Depois de segurar o carro, fomos a casa dele carregar o azulinho.
Mal estacionado, numa paragem, a cerca de 10m da janela da casa dele, com uma extensão a sair de uma janela do 1º andar, cabos no passeio, a chover cada vez mais... enfim... para recordar a não voltar a fazer

Lá ficamos uns 40min no carro a ver a autonomia a subir a passo de caracol e a explicar-lhe o carro, o pouco que sei.
Carregou até aos 20Km de autonomia, a minha casa fica a cerca de 15Km.... siga....
Sempre a chover lá segui caminho... e a autonomia a baixar.... medo....

A cerca de 500m numa subida ligeira, surge a autonomia com ---- ooops.....
Pensei, está aí está a tartaruga

Mas não, chegamos pouco depois a casa a são e salvo!
Dados da viagem
A autonomia em Leiria era, creio de 146Km... e estava carregado a 100%.
Desde que saí de Leiria até casa, sempre com 5 barras de temperatura.
Temperatura exterior na casa dos 13º.
Foram cerca de 100Km, desde Leiria até T. Vedras sempre por AE.
Sai no Bombarral ao fim de cerca de 75Km para a E.N. 8.
Velocidade em AE na casa dos 70 a 90Km.
Velocidade em E.N.8 ~50Km, por vezes menos

Cheguei a T. Vedras com autonomia para 15Km.
Veredito
Andar em AE a 80Km é.... monótona

Andar em AE com medo da autonomia é... stressante...
De resto, aventura superada e.... que venham muitas mais!
Onde o mar é mais Azul
Este era/foi/é o slogan de Mafra há uns anos atrás...
Deveriam de mudar para.... "onde há mais um azul elétrico"