diário de bordo - prgc

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prgc
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 02 mai 2014, 13:00

Ontem dei-lhe uma espremidela.
Fez 20000Km e coincidiu com um dia em que teria que fazer uma volta algo exigente e aproveitei para fazer um teste à capacidade e também à minha condução de um VE.
Saí de casa às 17H com 80% e fui tocar aqui próximo de casa (cerca de 15 Km), mas durante o caminho (algo acidentado) comecei a questionar-me se seria boa ideia usar o leaf... É que ainda tinha que ir até à Amadora e fazer o percurso que costumo fazer para o trabalho, que tem umas subidas que poderiam comprometer o meu regresso a casa. Mas arrisquei! 8-)
Quando cheguei à Amadora restavam 35% de carga para fazer a viagem de volta (cerca de 40 Km) com a subida de Loures até Montachique pelo meio. Se fosse há 4 ou 5 meses atrás não o faria seguramente.
Lá saí por volta das 23.30h, tranquilamente em direção a casa. Ainda deu para dar uma amostra do que vale um VE a um clio que vinha cheio de pressa (quase que pressenti o condutor a gritar "sai da frente ó caramelo!!!"). Quando abrandei para o deixar passar já ia mais calmo :D

Surge o aviso de bateria fraca a mais de metade da subida, portanto não teria problemas em chegar ao destino.
https://www.dropbox.com/s/1085ovng2auzh ... 3A2014.jpg
https://www.dropbox.com/s/1x6v3p56korv6 ... 3A2014.jpg
Segui viagem e o aviso de bateria muito fraca surge após 26 Km a 11% de SOC, já próximo de casa. Parei uns minutos para ver o gráfico da voltagem. 76 mV de diferença.
https://www.dropbox.com/s/2xxy1r98o8dc6 ... 3A2014.jpg
https://www.dropbox.com/s/fv6qs5h7wm4yk ... 3A2014.jpg

Como já era quase 1h da manhã decidi ir para casa e são estes os últimos valores. Com 7% de SOC tem 128mV de diferença.
https://www.dropbox.com/s/la7iuelxtuczj ... 3A2014.jpg
https://www.dropbox.com/s/lpjrkom7biqro ... 3A2014.jpg
Entretanto deixei a carregar até 100% para ver quanto consome. Mais tarde comunico os valores.

O que dizeis em relação aos valores de Voltagem?
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 14:16

A 7% parece-me que não se afasta do que será de esperar. Essa diferença a 7%, acho eu, não é nada má. Mas aguarda pela opinião de gente mais entendida em Leaf. Mais uma vez, nota-se perfeitamente que a primeira metade sofre mais que a segunda.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por VETL » 02 mai 2014, 14:19

Malm Escreveu:Mais uma vez, nota-se perfeitamente que a primeira metade sofre mais que a segunda.
O que eu não esperaria num Leaf com carregador à frente... :?
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 14:25

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Mais uma vez, nota-se perfeitamente que a primeira metade sofre mais que a segunda.
O que eu não esperaria num Leaf com carregador à frente... :?
Das duas uma, ou as células da primeira metade estão mais degradadas e por isso tem voltagens menores, ou estiverem sempre mais frias durante a descarga, e isso faz com que descarreguem mais depressa.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 02 mai 2014, 14:50

Aqui está o registo dos 20K Km e os 118Km percorridos entre 80% e 7% de SOC.
https://www.dropbox.com/s/9q4630y0lkvyj ... 144302.jpg

Hoje carregou 23.3Kw e são estes os dados do LeafSpy
https://www.dropbox.com/s/2nos955e3di3h ... 00%25A.jpg
https://www.dropbox.com/s/ygnsnmsok7kz3 ... 00%25B.jpg
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 16:49

23.3 kW dos 7 aos 100%. Dos "0" aos 100% daria para carregar uns 0,8/0,9, penso eu, carregava mais que 24 kWh. Começo a gostar mais dos de 2013, posso estar enganado, mas acho que não são tão mariquinhas como os de 2011. O meu agora também está todo amaricado, tipo não deixo carregar mais que me pode fazer mal :roll: . Ele que não recalcule lá a capacidade dele e vai ver.

E não foi preciso esperar meia hora para carregar mais um, vai tudo de enfiada de uma vez. Definitivamente, gosto mais dos de 2013, porque se nós quisermos, nós próprios decidimos quando é para parar, não é preciso vir o carro cheio de seguranças para isto e mais para aquilo.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 02 mai 2014, 20:03

Valores normais para um carro com menos de um ano desde o fabrico. Recordo-me de no meu fazer algo semelhante, já com quase um ano desde o fabrico e dar 22,9kW.h da tartaruga até aos 100% (Vmed = 3,12V, ainda não dava para ver a célula mais fraca). E o meu tinha passado um Verão completo desde o fabrico. Talvez esse conseguisse chegar aos 24kW.h, mas a diferença está dentro da margem de variabilidade natural entre as baterias. Vamos aguardar mais um ano para avaliar melhor a diferença entre as baterias de 2013 e as de 2011.

As diferenças de tensão parecem-me irrelevantes. Menos de 0,5kW.h entre a tensão da célula mais fraca e a mais forte. A temperatura mais baixa não faz as células descarregarem mais depressa.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 20:22

mjr Escreveu:Valores normais para um carro com menos de um ano desde o fabrico. Recordo-me de no meu fazer algo semelhante, já com quase um ano desde o fabrico e dar 22,9kW.h da tartaruga até aos 100% (Vmed = 3,12V, ainda não dava para ver a célula mais fraca). E o meu tinha passado um Verão completo desde o fabrico. Talvez esse conseguisse chegar aos 24kW.h, mas a diferença está dentro da margem de variabilidade natural entre as baterias. Vamos aguardar mais um ano para avaliar melhor a diferença entre as baterias de 2013 e as de 2011.

As diferenças de tensão parecem-me irrelevantes. Menos de 0,5kW.h entre a tensão da célula mais fraca e a mais forte. A temperatura mais baixa não faz as células descarregarem mais depressa.
Mas fazem com que carreguem menos, ou não? Eu vejo isso no meu, se tiver um grande diferencial de temperaturas (4, 5, 6º C), isso traduz-se numa menor voltagem das células mais frias.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 02 mai 2014, 20:48

Sim , temperaturas mais baixas podem fazer com que a tensão se altere (para cima ou para baixo, depende da química) e que a resistência interna aumente. Mas não faz com que se perca carga (Coulombs), pois a temperatura baixa não faz com que os iões migrem de um lado para o outro, antes pelo contrário. Nas baterias de chumbo a temperatura mais baixa até faz baixar significativamente a auto-descarga.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 21:34

No meu parece-me que temperaturas mais baixas significam menos voltagem. Por isso é que eu duvido que células que chegam primeiro ao limite inferior sejam as mais degradadas, a diferença pode ser apenas devido ao diferencial de temperaturas que existiu continuamente nas várias células. É mais uma ideia malmonástica a juntar às outras, que ajuda a explicar algumas observações no meu carro.
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