Mobi.e

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Mobi.e

Mensagem por Apr » 20 mar 2014, 01:25

Os parques de campismo são uma grande ideia. Qual a corrente máxima das tomadas? 16a?

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 20 mar 2014, 01:38

Apr Escreveu:Os parques de campismo são uma grande ideia. Qual a corrente máxima das tomadas? 16a?
Praticamente todos têm CEE de 16A porque são as usadas pelas auto-caravanas e rulotes.

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 21 mar 2014, 00:08

Hoje parei por momentos junto do posto de Evora ao lado da Câmara Municipal, mas sem carregar, e passado uns minutos apareceu uma equipa da EDP distribuição. Um dos senhores meteu conversa. Estava todo contente pois era o primeiro elétrico não EDP que ele via cá por Évora e explicou-me que ele foi o responsável pela instalação dos postos aqui na cidade de Évora. Que inicialmente faziam uma revisão mensal e que a EDP era muito rigorosa com isso. A revisão consistia no preenchimento de uma check-list para cada posto (Évora tem 9) e que depois enviavam à EFACEC para proceder ao seu arranjo. Acontece que a EFACEC não aparecia e eles (EDP), a partir de determinado momento, deixaram de exigir aos técnicos esta revisão permanente. Daí os postos estarem a chegar ao ponto que todos conhecemos.

Entretanto, tinha acabado de reparar que o posto junto à Câmara Municipal já tem a tomada 1 (modo 2) disponível. Estava indisponível desde Outubro. E também já tinha reparado que os outros postos tinham sido mexidos. Aproveitei para lhe falar dos outros postos e eis que ele me disse: quando precisar de alguma coisa relacionada com os postos procure por mim. Já sabe o meu nome e onde trabalho, passe por lá.

Portanto, aqui por Évora já arranjei um contacto privilegiado. Já lhe pedi para ver o que pode fazer pelo único posto que continua off (junto à Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo).

Oxalá todos vocês conseguissem o mesmo em cada cidade...os postos andavam num brinco! :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 21 mar 2014, 00:12

Revisão mensal? :shock: Sou só eu a achar que não é normal os postos avariarem tão frequentemente?
Será que os estrangeiros que nos compram postos também têm que andar a chamar alguém da efacec para fazer reparações quase todos os meses?

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 21 mar 2014, 00:19

RJSC Escreveu:Revisão mensal? :shock: Sou só eu a achar que não é normal os postos avariarem tão frequentemente?
Será que os estrangeiros que nos compram postos também têm que andar a chamar alguém da efacec para fazer reparações quase todos os meses?
Boa parte do negócio vive com as assistências técnicas...na área da saúde é igual...vendem equipamentos e depois é um balúrdio em assistências técnicas aos produtos que só eles sabem / podem arranjar...

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 21 mar 2014, 00:32

dgalv Escreveu: Boa parte do negócio vive com as assistências técnicas...na área da saúde é igual...vendem equipamentos e depois é um balúrdio em assistências técnicas aos produtos que só eles sabem / podem arranjar...
Pois, vai-me desculpar, que eu sei que é da área da saúde mas nessa área é à descarada. Valem-se da fragilidade das pessoas e é como vender agua no deserto.
A indústria eletrónica que trabalha em saúde também carrega descaradamente no preço: sei de componentes electrónicos saídos da mesma linha de montagem, que passam pelo mesmo controlo de qualidade, que quando vendidos para aplicações médicas, junto com um certificado, custam 10 vezes mais.
Isto foi-me contado por um professor na universidade.

Com os EVSE's passa-se o mesmo: um EVSE custa mais que um computador novo... :roll:

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 21 mar 2014, 01:08

RJSC Escreveu:
dgalv Escreveu: Boa parte do negócio vive com as assistências técnicas...na área da saúde é igual...vendem equipamentos e depois é um balúrdio em assistências técnicas aos produtos que só eles sabem / podem arranjar...
Pois, vai-me desculpar, que eu sei que é da área da saúde mas nessa área é à descarada. Valem-se da fragilidade das pessoas e é como vender agua no deserto.
A indústria eletrónica que trabalha em saúde também carrega descaradamente no preço: sei de componentes electrónicos saídos da mesma linha de montagem, que passam pelo mesmo controlo de qualidade, que quando vendidos para aplicações médicas, junto com um certificado, custam 10 vezes mais.
Isto foi-me contado por um professor na universidade.

Com os EVSE's passa-se o mesmo: um EVSE custa mais que um computador novo... :roll:
É mesmo assim e nós contribuintes a pagar...a desculpa é sempre a inovação! Enfim.

mrr
Proprietário Leaf
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Mensagem por mrr » 21 mar 2014, 13:51

Bem agora compreendo porque o meu cartão nunca mais chega.
Fiz o pedido dia 19-Fev, liguei para lá dia 03-Mar e disseram-me que devia demorar no mínimo um mês (devem ter muito que fazer!), fiquei foi admirado nesse mesmo dia ter recebido um email a dizer que o pedido de cartão foi aceite e que em breve receberia o cartão, mas até agora não chegou :cry:
Acabei de receber o cartão da MOBI.E, demorou mas chegou.
Só não percebo uma coisa, na carta diz que a partir de Março de 2014 a rede vai entrar "na fase pré-comercial, pelo que deverá subscrever um novo cartão MOBI.E associado a um dos Comercializares de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME)" isto está mesmo para avançar ou será que esta tudo parado? Não vi nenhum comentário sobre isto.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 21 mar 2014, 14:46

Deve ser o paleio standard de há já muito tempo. Ainda não se sabe de nada concreto, embora tenham havido rumores que seria no primeiro semestre que a coisa ia começar a mexer. Aguardemos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 21 mar 2014, 14:47

Que avance, mas abaixo dos 20 cêntimos kWh, ou então acho que ainda vão ter menos uso que hoje.

Responder

Voltar para “Carregamento”