diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 17 dez 2013, 19:29

Na minha opinião, não é por esse SOH que se avalia a degradação. Mas pelo que vejo sim, a degradação anda por volta dos 9%. Os primeiros seis meses são os piores. É nesta altura que a degradação avança mais rápido. Os 10.000 km também ajudam essa degradação, está a andar bastante mais que a maioria dos Leaf aqui presentes. E a P3227 está, talvez, a sobreavaliar a degradação um pouco, sendo que no verão talvez corrija.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 17 dez 2013, 20:35

O meu também não passa dos 93% +/-.

Parece-me normal.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 21 dez 2013, 18:51

Este período festivo será passado no norte, mais propriamente em Melgaço. Pena não ser muito prático fazer a viagem no Leaf... são mais de 400Km de viagem... Quem sabe um dia faça essa aventura:)

Deixei o carro na rua, para ver o resultado quando voltar. Pelo menos deve ficar com as baterias fresquinhas por uns dias :)

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um santo natal, com muita saúde! :D
Cumprimentos elétricos
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 21 dez 2013, 21:30

Hoje o meu fez 190kms.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 08 jan 2014, 00:17

Hoje aconteceu algo inesperado...
Como já foi dito e reforçado várias vezes, o maior fator de degradação das baterias é a temperatura.
Nos últimos tempos (2/3 meses) tenho tido alguns cuidados para tentar que as baterias apresentem a temperatura mais baixa possível. Ainda assim, a degradação é inevitável. Tenho constatado isso mesmo graças à aplicação que nos permite ver esses dados.
Contudo, essa tendência inverteu-se hoje... :shock:
De manhã saí de casa com carga a 80%; 205 GIDS/59.62Ahr; Temp 17.2-18.5ºC. Fui a T. Vedras e carreguei no posto mobie da Física, até 80%. De seguida fui para Lisboa, e foi a vez que andei mais ligeiro: CC a 100Km/h durante cerca de 20 Kms. Voltei a carregar a partir da hora do almoço. E às 17H registei estes valores: 80%; 207 GIDS/60.12Ahr; Temp 18.3-20.3ºC.

É certo que a variação é mínima, mas não esperava ver hoje o valor dos GIDS mais alto do que ontem (203 GIDS - o valor mais baixo até agora).

Veremos o que acontece nos próximos dias :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por VETL » 08 jan 2014, 00:21

É normal.
No meu a capacidade ultimamente varia em função da temp.ª do pack.
Quando tiver tempo actualizo a evolução da degradação do pack lá no meu DB onde isso é visível.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 13 mar 2014, 13:25

Há algum tempo que não faço uma atualização... :roll:

Fiz duas descargas mais acentuadas nos últimos tempos e registei estes valores:
Em 10/2/2014 https://www.dropbox.com/sc/hqke2e5dy8gak9y/9BoJtefyW7


Um carregamento a 100% no dia 11/3/2014:
https://www.dropbox.com/sc/s3lqoybsglfffou/0Ekzp7uvKj

https://www.dropbox.com/sc/08t7j0iobas4p0b/PjhJVYUaFV
Como tirei este screenshot à pressa, só depois reparei que está um pouco diferente do que tinha feito em FEV, a 14% SOC. A diferença de voltagem é maior neste último... Parece-vos preocupante? Nomeadamente o módulo 36?

Em relação às temperaturas tenho feito bastante cuidado para evitar que cheguem aos 25ºC... Ate agora tenho conseguido, mas reparei que com as temperaturas que se têm sentido, é muito fácil ultrapassar essa temperatura.

Isto faz-me pensar que talvez no verão passado, por falta do Leafspy, por falta do cabo mennekes, por falta de experiência e por falta dos conhecimentos que aqui se partilham, talvez eu tenha levado o carro a atingir temperaturas comprometedoras... mas com aquelas condicionantes todas, só se deixasse o carro em casa... Emfim...
Quem puder, que adquira a aplicação e evite carregamentos rápidos! :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Orlando » 13 mar 2014, 13:39

Falta de mennekes porquê?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 13 mar 2014, 13:47

O carro foi-me entregue apenas como o EVSE de 10A.
Tive que pressionar bastante para que me dessem o cabo mennekes!
Por isso é que tive que recorrer ao CR do estádio da Luz 3 ou 4 vezes para poder seguir viagem...

Só o consegui quase dois meses depois da compra do carro
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 6&start=70
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 13 mar 2014, 14:36

Parece estar tudo bem. A diferença de tensão para os 14% de SOC não é significativa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”