diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 14 set 2013, 18:46

Maravilha!
Esta semana foi bastante intensa. Desde segunda até quarta fui para Alverca todos os dias, saindo com 80% e chegando a casa com cerca de 20%/30%. Mas o dia de ontem (sexta) foi "impressionável"! Saí pela manhã em direção a Lisboa com 80% de carga. Por volta das 11h tive que voltar para almoçar e carregar o meu material para tocar à noite. Mas estava com o tempo apertado para que tivesse tempo de carregar as baterias com carga suficiente para ir desde casa até à Moita...
Resolvi passar no PCR da Luz para carregar até 75%, para dessa forma não demorar tanto tempo em casa. Cheguei a casa por volta das 12.30h. Demoraria 4.30h a carregar até 80% novamente... O tempo era à justa... Saí às 16.45h com 72% porque às 13.30h apercebi-me que a carga tinha parado! :evil:
Mas lá fui com o carro carregado de material e 3 pessoas.
Cheguei à Moita com 23% de bateria, mas tive que ir nas calmas (75 Km/h em média). Liguei o carro e fui montar o material e fazer o concerto à noite.
Quando voltei para casa (por volta das 2h da manhã, vim a cerca de 90 Km/h e cheguei com 30% de carga.
Conclusão: 240 Km feitos num dia de trabalho, com horários para cumprir, carro carregado, sem cabo para carregamentos nos postos Mobi.e... enfim. Estou muito satisfeito com o carro, até à data. E creio que continuará a ser plenamente útil no meu raio de atividade.
O carro tem hoje 3175 Km, durante esta semana fiz 650 Km! Se andasse na carrinha, teria gasto um depósito, ou seja 60/70 €....
Para já a aposta está ganha! :D
Última edição por prgc em 15 set 2013, 10:33, editado 1 vez no total.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 14 set 2013, 20:59

Nunca carreguei o meu carro a 80% sempre a 100%. Carrega todos os dias!
A longevidade das baterias é relativa. Cargas rápidas em dias de calor é bem pior que carregar em casa 100% durante a madrugada.

Com as distâncias que fazes parece-me arriscado sair de casa com 80% da carga. :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 14 set 2013, 21:19

Até porque esses 100% não correspondem, na realidade, a um carregamento até à máxima capacidade da bateria. Mas mantê-lo a 100% várias horas, e se ao longo desse tempo as temperaturas começarem a subir, já vai fazer estragos. Se não faz diferença sair com 80 ou com 100, é preferível carregá-lo só a 80. Cargas rápidas em dias de calor num Leaf é para quem quer acelerar a sua degradação. Já quem tem um i-MiEV, talvez uma carga rápida seja melhor que uma lenta, especialmente nos dias de calor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 15 set 2013, 10:40

Pois... se tivesse saído com 100%, talvez tivesse evitado passar no PCR...
Mas naquele momento estava sem alternativa... aqui, o mennekes/EVSE 16A seria importante...
Nestes dias em que tenho que andar maiores distâncias terei que optar por sair de casa com 100%.
Ajustes que se vão fazendo... :roll:
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por lmlr » 15 set 2013, 19:14

E experiência conta e muito, com o tempo vamos "aprendendo" o que é possível fazer e depois baixa a ansiedade bastante e torna-se tudo "normal".

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 25 set 2013, 15:46

Ontem fui levantar o cabo às Caldas. É um mennekes, não teve qualquer custo para mim.
Imagem
Na viagem de volta a casa optei por vir pela nacional, porque não tinha muita folga para fazer a viagem pela autoestrada. Encontrei o posto de carga de Óbidos. Pensei então em carregar um pouco para ficar mais à vontade. O posto não lia o cartão.... :?
Continuei até Torres Vedras, onde (em princípio) conseguiria ter acesso a carregamento público, se fosse necessário. Percorri 3 postos de carregamento: o 1º (junto à biblioteca municipal) leu o cartão, mas não se via rigorosamente nada no visor... segui para o posto da expotorres. Este estava fora de serviço... :cry: Pensei no posto do parque da Vársea, mas lembrei-me que alguém publicou aqui que a tomada mennekes não está a funcionar... Maravilha!....
Decidi ir para casa, pois ainda tinha 10% de bateria, seria suficiente. Foi desta vez que levei a bateria ao limite. Já tinha relatado que aos 6/8% de bateria, deixa de aparecer a autonomia (Km's a percorrer). Desta vez ícone de bateria também não apresentou qualquer valor, quando chegou aos 5%.
Imagem
Também aproveitei a oportunidade para ver quanto gastaria a carregar até 100%. O tempo que o visor informava era de doze horas e meia (12.30h).
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 25 set 2013, 15:57

Hoje de manhã, por volta das 7h fui ver o estado da carga. Estava a 97%, até à hora de saída chegaria aos 100%.
Hoje estava um pouco curioso em relação ao comportamento do carro, porque voltamos à rotina de trabalho e levei 5 pessoas no carro. Mas fiquei muito satisfeito porque até Lisboa consumiu 30%. Foram cerca de 15Km pela nacional, e quase todo o percurso é a subir, a 50/60 Km/h. Entrei na A8 e fiz mais 20Km a 90 Km/h, sendo que a partir da área de serviço de Loures, é descida até à portagem de Loures. No percurso inverso, consumiu ainda menos, cerca de 26%. Portanto, prova superada :)
Imagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 261
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 25 set 2013, 16:00

A propósito do consumo em Kw, de 5% (último valor mostrado antes de aparecerem só os tracinhos) a 100%, o contador mostrou 22.7Kw.
Imagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 25 set 2013, 16:24

prgc Escreveu:A propósito do consumo em Kw, de 5% (último valor mostrado antes de aparecerem só os tracinhos) a 100%, o contador mostrou 22.7Kw.
Imagem
Muito bom sinal este consumo.
1º Porque o levaste quase ao fim o que não é recomendado de forma frequente (1 vez não deve ter problema)
2º Porque se carregou quase 23kw é porque a bateria está em forma para os receber.

Parabéns! ;) :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 25 set 2013, 16:26

Os posto de Óbidos interessa-me... será que alguém de perto pode confirmar se é possível carregar (deixar estar o cartão junto ao leitor pelo menos 20 segundos).

Em Caldas no início do Verão (Maio) estavam todos a funcionar.

Manda email rapidamente para o mobie a relatar todo o teu percurso e o transtorno causado (melhor falta de manutenção).
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”