Achei interessante esta discussão que começou no Reino Unido sobre a melhor forma de carregar a bateria do Leaf:
http://www.leaftalk.co.uk/Thread-Which- ... -or-normal
E já agora a versão dos EUA (Best practices for prolonging Leaf battery life?):
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=2232
Comentários?

discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do Leaf
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do Leaf
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do
Na versão dos EUA achei especial atenção às seguintes recomendações:
"Accelerate as gently as possible.
Don't recharge until remaining charge is below 40% - but don't let it go down below 20%.
Keep the car from baking in the sun - especially with a full or near full charge."
Leia-se:
"Não recarregar até que a carga disponível esteja abaixo dos 40% - no entanto não a deixe ir abaixo dos 20%.
Mantenha o carro longe da acção directa do Sol sempre que possível - especialmente com a carga cheia ou quase cheia."
Comentários?
"Accelerate as gently as possible.
Don't recharge until remaining charge is below 40% - but don't let it go down below 20%.
Keep the car from baking in the sun - especially with a full or near full charge."
Leia-se:
"Não recarregar até que a carga disponível esteja abaixo dos 40% - no entanto não a deixe ir abaixo dos 20%.
Mantenha o carro longe da acção directa do Sol sempre que possível - especialmente com a carga cheia ou quase cheia."
Comentários?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do
O que eu interpreto dessas recomendações é que a bateria tem o seu menor desgaste se mantida entre 40% e 80% do seu estado de carga. É uma informação útil para quem quiser maximizar ao máximo a vida das baterias.
Nos carros de CI também há esse tipo de informações do género de não acelerar acima de determinadas rotações até o motor estar quente, etc. No caso do meu Golf IV o manual até indica para não deixar a mão a segurar na caixa de velocidades quando não estiver a trocar a velocidade!
Eu não me preocupo com essas informações no sentido de achar que se não as seguir o carro ao de 5 anos vai ficar quase sem baterias. Penso que essas recomendações são para quem quiser (e puder) obter o máximo de longevidade possível do pack de baterias.
Nos carros de CI também há esse tipo de informações do género de não acelerar acima de determinadas rotações até o motor estar quente, etc. No caso do meu Golf IV o manual até indica para não deixar a mão a segurar na caixa de velocidades quando não estiver a trocar a velocidade!
Eu não me preocupo com essas informações no sentido de achar que se não as seguir o carro ao de 5 anos vai ficar quase sem baterias. Penso que essas recomendações são para quem quiser (e puder) obter o máximo de longevidade possível do pack de baterias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do
Concordo,
Mas pode ser útil aos que pretenderem maximizar a vida da bateria...mas não me parece muito prático para o dia a dia
Mas pode ser útil aos que pretenderem maximizar a vida da bateria...mas não me parece muito prático para o dia a dia
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do
Não deixar descarregar abaixo dos 20 % até percebo, agora o dos 40 % não.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: discussão sobre a melhor forma de carregar a bateria do
Também acho até porque já li algures que a bateria do Leaf pode ser carregada sem problemas desde que se possa respeitar os limites máximos de 80% e minimos de 20% por forma a preservar ao máximo a longevidade da bateria o que não quer dizer que de vez em quando, se necessário, não se caregue a 100% para viagens mais no limite da autonomia.Seal Escreveu:Não deixar descarregar abaixo dos 20 % até percebo, agora o dos 40 % não.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt